quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A tal da tireóide

Oi amigos, blz?
Há alguns dias fiz uma consulta com minha endocrinologista porque desde o início do ano tenho tido uns sintomas estranhos. Primeiro tive calor de menopausa, depois intolerância ao frio. Engordei 6kg em um mês sem mudar a rotina ou alimentação e depois emagreci 5kg em 2 meses. Pensei: isso deve ser hormonal.
Aí fui na ginecologista, suspendi anticoncepcional, fiz exames e estava tudo normal. Nesse meio tempo tive um surto, fiz pulso e acabei deixando esse outro problema de lado. Afinal, tudo o que passei a sentir depois da pulso, podia ser do medicamento, do surto, etc.
Pois bem, agora resolvi dar atenção ao problema novamente. Afinal, já estava começando a pensar que os sintomas eram invenções da minha cabecinha. Mas não, realmente há um problema real.
A médica me pediu mais exames para confirmar e me dar um tratamento, mas pelos exames eu tenho um tal de TSH baixo e, segundo a médica, tendência a hipotireoidismo.
Cheguei em casa e fui consultar o Dr. Google, pra saber mais sobre TSH, tireóide e etc. Qual não foi minha surpresa ao ver que tenho quase todos os sintomas de hipotireoidismo? Vejam só:
fraqueza e cansaço, intolerância ao frio, intestino preso, ganho de peso, depressão, dor muscular e nas articulações, unhas finas e quebradiças, enfraquecimento do cabelo, palidez, fala arrastada (como eu falo mais que o burro do Shrek, só não tenho a fala arrastada...hehehe).
Demorei mais para perceber essa outra patologia porque a maioria dos sintomas são da EM também, e como para mim dor muscular, fraqueza, cansaço e intestino preso são coisas normais, nem me liguei que podiam ser sintomas de outra coisa.
Achei ruim porque vou ter mais um remédio pra tomar. Mais uma pereba para controlar. Mas achei bom por ter encontrado o problema, e que tem tratamento.
Na próxima semana terei a confirmação (ou não...vai saber né), do que realmente eu tenho, e conto aqui para vocês o que é, como é o tratamento e outras fofocas mais.

Até amanhã!
Bjs

P.S.: A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.

26 comentários:

  1. Olá, é por isto que gosto dos teus comentários, pois chamou a minha atenção,eu faço uso do interferon sc, fora os sintomas comuns da EM, também senti o calor típico de menopausa, como tenho 45 anos pensei que pudesse estar entrando na menopausa, vou hoje mesmo falar com meu medico,ou pode ser também efeito colateral do interferon ainda não manifestado em outras pessoas.Até mais Bruna. Raquel

    ResponderExcluir
  2. Bruna, não sou médico, mas tome cuidado em relaçao aos sintomas, principalmente ao calor tipo menopausa este não está muito relacionado com hipotireoidismo, fale com seu neurologista, mesmo que a endócrino esteja cuidando de vc, informe ao laboratório o qual vc faz uso da medicação para E.M.sobre este sintoma,vc não é a primeira a sentir isto, sucesso a vc nos tratamentos.

    ResponderExcluir
  3. Bruna, eu venho sintindo calores muito fortes tambem, obviamente nao tenho menopausa, mas pode ser por causa do betaferon. Admiro sua disposicao de visitar medicos, eu nao tenho paciencia mas sei que é necessario. Voce tá certa. Espero que seus sintomas desaparecam e melhore rapido. Sempre leio suas entradas para saber como v anda. Um enorme beijo. LE

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela preocupação amigos.
    Como eu não tomo nenhuma medicação específica pra EM, não é efeito colateral de remédio. Mas nosso corpo tem tantos segredos que vai saber o que é né?
    E claro, relatei tudo isso ao neuro também.
    Visitar médicos é mega chato, mas necessário...hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna.
      Me Chamo Artênia e visito a página pela primeira vez. Vc é portadora ou paciente de EM? Me chamou a atenção vc falar que não toma nenhum remédio específico para a EM (caso seja paciente), pois eu sou paciente da EM e não tomo nenhum remédio específico, quer dizer, já fiz uso do Avanex, mas ao mudar de médico o mesmo me falou que a minha EM é dita benigna e que ainda não seria necessário fazer uso dos interferons, então faço uso de remédios para inchaquecas fortíssimas e antidepressivos e remédios para fibromialgia.

      Excluir
    2. Desculpa, ví agora. Li seu blog.

      Excluir
  5. Oi Bruna, quando vi a imagem do post, pensei putz tireóide também, que nem eu? Mas olha também sinto esses calores e como sou viciada em termômetro vejo que é quando sobe minha temperatura para 37 ou 37,2,3 não passa disso. Mas não tem a ver c/ a tireóide pq no meu caso tenho um nódulo que nâo influencia no hormônio por isso não tomo medicamento, mas tenho sempre que controlar. Nessa última consulta precisei fazer biópsia exatamente onde está na sua imagem, hehehe, já tinha feito há 10 anos, mas dessa vez foi chato e o resultado só sai a semana que vem! Bom estou enchendo a caixa, só pra dizer para vc prestar muita atenção nisso, é sempre bom ouvir mais de uma opinião. No primeiro médico eu tava tomando "puran" hormônio, sem necessidade!!
    Se cuida, viu!!!
    Bjinhos
    Fabí

    ResponderExcluir
  6. Unha quebradiça? Não capaz hehe e eu que brigava com a Bruna prq achava que ela cavocava as unhas até sair sangue com o extrator de cutícula :P

    Bjaaum

    ResponderExcluir
  7. Oie Bruna!
    Estamos parecidas em algumas coisas, tua mãe bem sabe dos meus cansaços, retençoes de liquido, desanimo, unhas fracas cabelos q caem dmaisss...pois bem, fiz meus exames, e olha soh, meus resultados deram alterados tb, vou ao endocrino quarta, vamos ver o q ele vai achar..te conto dpois..bjos
    Paula Kaiser

    ResponderExcluir
  8. Que loucura Paula. Quando tiver os resultados, nos conte o que você tem. Boa sorte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi querida Bruna, há dois anos venho sentindo sintomas estranhos e diversos, dormências, formigamentos, falta de ar, muitas dores no pescoço, tonturas frequentes, e o que mais me preocupam é que me tremo demais. Já fui à vários nerologistas e eles dizem que estou com stress e depressão, mas eu não estou. Sinto muito cansaço, fraqueza, etc... Um belo dia fui numa ´médica muito legal e ela comentou sobre as suspeitas dela, como EM e miastenia, mas ela disse que só o neuro poderia me ajudar. Mas na realidade eles me enrolam e dizem que é somenete stress. Tô em tempo de enlouquecer. Desculpas pelo desabafo, mas adorei seu blog, você é linda demais e é bem feliz e ainda tem um namorado que te dar muita força. O meu namorado também me dá, mas ele acha que estou sedentária, mas sinto que não é só isso. Beijos Bruna, tudo de ótimo pra você e todos que lhe rodeiam.

    ResponderExcluir
  10. Oi Suyanne, de onde você é? Quem sabe a gente aqui do blog pode te indicar um neuro especialista em EM aí na sua cidade. Você já fez alguma ressonância magnética?
    Tudo de bom pra vc! Bjs

    ResponderExcluir
  11. oi Bruna amei seu comentário e me interessei e muito, sinto quase todos esses sintomas tb, tenho 28 anos e muuuitos surtos no curriculum, hehe, eu uso o copaxone há 4 anos nesse ano estou no meu 3° surto, ñ aguento mais. Hoje percebi q sempre q começo a usar pílula, entro em surto, vc sabe me dizer q médico procuro?
    eu reclamei desse frio repentino pro meu neuro e ele teve a audácia de me falar q se eu queria ñ ter tanto frio tinha q nascer homem, acredita...o calor k vem tb é horrível é realmente parecido com a menopausa, tô parecendo minha avó...
    desculpe vou parar por aki pq esse surto tá me matando mal consigo digitar.
    td de bom pra vc besos
    Viviane

    ResponderExcluir
  12. Viviane, que desaforado esse médico hein? Heheheeh
    Eu fui numa endocrinologista pra ter o diagnóstico.
    Como já disse em um post anterior, experimentei inteferon e não deu certo. Mas nunca tive esse tipo de calorão ou frio por causa do remédio. Isso começou esse ano, e com os exames de sangue que a endocrino me pediu que foi diagnosticado o problema.
    Boa sorte aí, mta saúde pra vc e força pra aguentar o tranco!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Descobri a EM há 5 anos, trato com Rebif e reajo muito bem. Faço musculação e tenho alimentação controlada, mas esse ano eu engodei 10 quilos, sem mudar nada na alimentação. Só recentemente eu venho notando um incômodo na garganta, como se tivesse algo entalado nela, que de vez em quando dificulta minha deglutição. Não tenho nenhum dos outros sintomas que você descreveu, mas 10 quilos é muta coisa.Marquei endócrino, mas só para o dia 30 de setembro! Acham que eu devo procurar meu neurologista?
    Grata
    Ca

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila, se você já vai no endocrino, ele vai pedir os exames pra tireóide. Mas seria bom ir no seu neuro de confiança, porque podem ser muitas coisas. Bjs

    ResponderExcluir
  15. eu Vou fazer isso, mas você sabe como é, né? A getne fica sem saber o que fazer...
    Muito obrigada e boa sorte
    Camila

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, foi um prazer encontrar seu blog!
    Pra mim o mais dificl é não saber o que eu tenho! Há muito tempo tenho vários pequenos problemas de saude que os médicos dizem não ser nada. Fui diagnosticada com neurite optica ha alguns anos mas não sabia que podia estar relacionada com EM. Descobri graças ao tio Google, pq medico nenhum nunca me contou! Tenho tontura que "poderia ser" labirintite mas não é, tenho dores, muitas dores pelo corpo que não sei pq sinto, me sinto sempre cansada, exausta mesmo... e agora comecei a me sentir como se meu cerebro estivesse com o freio de mão puxado... raciocinio lento. horrivel! Bjo e obrigada pela chance de desabafar

    ResponderExcluir
  17. Eni disse me ajudem de uns meses para ca venho sentindo um calor horrivel nas costas na altura do pulmão e um mal estar logo vou ao banheiro so assim fico bem meu intestino é preguiçoso.

    ResponderExcluir
  18. Ola Bruna, tambem tenho EM que me foi diagnosticada em agosto de 2008...agora na 1a semana de 2011 tambem o Hipotireoidismo, enfim acontece...
    Voce sabe se ao tomar a medicação para o hipotireoidismo se volta a recuperar o peso normal? (perder os quilos a mais)

    Cumprimento e td d bom.

    ResponderExcluir
  19. Hoje é o primeiro dia que vejo este post, já tenho a confirmação que não estou a exagerar.
    Tenho esclerose múltipla diagnosticada há 14 anos e tenho tomado o interferon. Fiz 4 anos, depois o meu neurologista aconselhou-me de testar um medicamento, alternativa à injeção por ser em capsulas. Fiz durante 4 anos mas foi muito mau. Depois voltou-se para as injeções. Há uns 5 anos tenho me queixado de ter semre frio, e nada. Li que a tiróide se funciona pouco pode fazer isso sabendo que 90% dos sintomas tenho-os agora vou ao médico e pedir a análise o TSH e mais se necessário. Eu como e como mas não engordo, alguns dizem que daqui a pouco vou ficar transparente 50kg para 1,60m. Tenho pouca força, as unhas quebradiças, depressão, falta de memória bem acentuada, pele muito seca, sempre frio apesar do que visto ou faça.
    O blog orientou-me não estou sozinha.

    Obrigado por partilhar.

    Isabel
    Logo que saiba digo

    ResponderExcluir
  20. Vitamin D and Hypothyroidism

    Dr. Cannell: After reading as much as I could, my parents and I started taking 4000 IU of Vitamin D3 daily, starting in October. Since we live near a very cloudy, northern city (Cleveland), and since we were approaching the late fall and winter months, I felt this dosage was entirely appropriate. So far, my father and I have had absolutely no side effects. My mother, however, is a different story.

    For 20 years, my mother has been taking Synthroid. For 15 years she took 75 mcg/day and over the last 5 years had been on 100 mcg/day. By sheer coincidence, less than a week after starting on the Vitamin D, it was time for her annual TSH test. When the results of the test came back, the doctor’s office called and notified her that her TSH level was 13 and had “shot way up.”

    Accordingly, they upped her dose of Synthroid to 150 mcg/day as a result of this test. A few weeks later, she developed a rapid heartbeat (~140 bpm). Sensing that the increased dosage of Synthroid might be causing the rapid heartbeat, I checked Pub Med for any linkage between Vitamin D and TSH levels. I found the following two articles:
    Veja o estudo todo aqui http://www.vitamindcouncil.org/newsletter/newsletter-its-time-to-get-serious/

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruna!

    Tenho tido muitos sintomas, fadiga, irritação extrema, pele seca, muita queda de cabelos, cabelos grossos, calor horrível principalmente nos pés, coceiras nas pernas, um pouco de formigamento, depressão, ganho de peso em alguns meses (6 ou 7kg), um pouco de formigamento nas mãos. Sou de Poa tbm, e nesse fim de ano que passou, com o calor que fez, foi horrível. Fiquei prostrada, com todos os sintomas multiplicados por 10. Fui a gineco, por achar que poderia ser hipotiroidismo, ela pediu alguns exames de sangue. Mas acha que estou com depressão. Acho que pode ser depressão tbm, mas desconfio que possa ter tbm outro motivo. O mais curioso foi que ela pediu TSH, mas não pediu T3, T4 nos exames. Penso em consultar um endócrino e um neuro tbm, porque me sinto péssima. E como vc escreveu acima, parece que as duas doenças tem sintomas muito parecidos mesmo. Será que vc poderia indicar uma endócrino aqui em Poa? Agradeço desde já. Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, realmente é bom ires num endocrino e num neuro. Melhor ir e eles falarem que não é nada do que não ir e a coisa piorar.
      E se for mesmo a depressão, é uma doença séria e que precisa ser tratada. Procure um psiquiatra também.
      Endocrino eu posso te indicar a minha: Dra. Maria Cristina Matos. telefone: 3330-7212. Ela atende num consultório na Protásio Alves, bairro Petrópolis. Fácil fácil de achar e de ir de bus.
      Se fores lá, diz que eu indiquei. Adoro ela!
      Bjs

      Excluir
  22. Bruna,
    Sim, é o que eu acho tbm. Melhor descartar as possibilidades ou descobrir logo o que pode estar causando todos esses sintomas, mesmo que a causa seja depressão. Muito obrigada pela indicação da endócrino.
    Bjos, Karina

    ResponderExcluir
  23. CREME REJUVENESCEDOR PELES SECAS
    R$ 100,00

    Este creme possui ação hidratante e antirrugas, amenizando principalmente rugas da região da testa e área dos olhos (pés de galinha).Indicado para pele secas.

    Código: 5010253

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/creme-rejuvenescedor-peles-secas.html

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.