terça-feira, 11 de agosto de 2009

O mau humor nosso de cada dia

Oi amigos, blz?
Hoje, enquanto eu almoçava, passava no Jornal do Almoço uma matéria sobre o mau humor ser doença.
Existe uma doença chamada distimia, que é uma depressão, mas ao contrário da depressão mais comum, a pessoa com distimia não deixa de realizar suas atividades, as faz reclamando sempre. Um típico mau humorado.
Ok, existe sim a doença do mau humor e tem tratamento e talz. Mas fiquei pensando se hoje em dia a gente não anda "inventando" doenças para dar desculpas ao nosso comportamento. Vivemos em um tempo que todos somos obrigados a sorrir diariamente, amar a vida e ser feliz 24h por dia. Se você está triste, é depressão. Se está nervoso, é estresse. Se acordou com o pé esquerdo, é distimia. Se for mulher, tudo é TPM. Se está gordo, é distúrbio da tireóide. Se está muito magro, é anorexia. Se está muito feliz, deve estar se drogando.
Claro, existe depressão, estresse, distimia, distúrbio de tireóide, TPM, anorexia e drogados.
Mas eu sou mega feliz e dou risada dos meus problemas, nem por isso sou drogada ou não vivo a realidade do mundo (eu sei que vivemos em guerra, que o senado tá explodindo e que crianças morrem de fome).
De vez em quando fico triste pra caramba e choro em algumas horas, mas nem por isso estou depressiva. Tristeza passa rápido.
Às vezes fico nervosa, e não é porque não consigo viver com o barulho da torneira pingando ou não suporto gente que faz barulho para comer que eu tenho estresse. Também não é porque chuto o vento alguns dias, que tenho distimia. E quando tenho TPM, sai de perto. Ah, sim, e engordei porque como mesmo. Como pra caramba. Coisa bem boa que é comer.
Hoje em dia doenças são coisas comuns. Distúrbios psicológicos e psiquiátricos então, todo mundo conhece e sabe diagnosticar. Anormal é aquele que, assim como eu, não faz terapia.
Acho que por isso que maquiamos nossos desvios de conduta e comportamentos como sendo doenças. Porque sabe né, todo mundo tem peninha de doente. Aí, você pode xingar, chorar, chutar o cachorro na rua, porque afinal, pobrezinho de você, que está depressivo, estressado e distímico.
Gente, o ser humano é feito disso: emoções e ações que nem sempre fazem sentido.
Eu consigo ser triste, feliz, um doce de menina, um limão azedo, ter um bom humor maravilhoso a ponto de admirar os pássaros na rua e ter um mau humor péssimo, a ponto de querer um estilingue pra fazer os pássaros pararem de cantar, tudo num dia só.
Loucura né? Se eu falar isso prum psiquiatra, pode ser que me internem numa clínica psiquiátrica. Mas não se preocupem, não é doença não. Eu sou essa metamorfose ambulante mesmo. Ah, e não espere bom humor, vindo de mim, às 7h da manhã.
Infelizmente, ou felizmente, minha única doença é a Esclerose Múltipla. E adivinhem: ela serve como desculpa para todos os meus comportamentos...hehehe

Até amanhã!
Bjs

P.S.: todas as doenças citadas nesse post existem de verdade e devem ser tratadas.

5 comentários:

  1. Hah a minha desculpa é prq sou nerd, qualquer coisa que eu faço as pessoas podem dizer "ah mas da um desconto, ele é nerd" ;D

    Bjaaum ti amo

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna que Blog bunitinho, parabéns linda, se permitir acompanharei sim e comentarei. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Só pra dizer que concordo em gênero, número e grau. Por pouco não achei que fui eu quem escreveu o post hihihi
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nerd...tu vai ver só nerd... hehehe
    E claro, acompanhe, comente e participe sempre.
    Lak, acho que temos transmissão de pensamentos às vezes...hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Brunaaa!!!
    Taí uma boa utilidade pra EM rsrs..
    Qualquer coisa culpamos a danada,
    Beijooos bem humorados, afinal estou indo papar..

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.