segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Liberte-se!

Oi amigos, blz?
Aproveitaram bem o findi?
Estamos a menos de uma semana de um dia muito importante para os multiplamente esclerosados do Brasil. Dia 30 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, segundo a Lei 11.303/2006, sancionada em 11 de maio de 2006.
Esse dia é dedicado à movimentação, divulgação e eventos para que cada vez mais, mais brasileiros saibam o que é a EM, como se diagnostica, como se vive com ela e como ajudar seus amigos e familiares portadores de EM.
Em 2007, como já contei aqui , eu e mais alguns colegas publicitários fizemos uma campanha aqui na cidade, neste dia.
Então, seria interessante nos unirmos para trabalhar pela Conscientização neste dia. Enviem textos para jornais, visitem as rádios da cidade, conversem com seus amigos e vizinhos. Assim, a mobilização só vai aumentar.
Mas antes de divulgar e conscientizar os outros, os não portadores, está mais do que na hora dos portadores se conscientizarem da sua situação.
Conheço muitas (muitas mesmo) pessoas portadores de EM que não contam para seus familiares, seus amigos e escondem de si mesmo que tem a doença. Isso só leva a um atraso maior na recuperação. Afinal, para que você vai se tratar se você não admite que tem a doença?
Além disso, leva a depressão, porque na cabeça da pessoa que se engana, ela pode fazer tudo o que quiser da forma que sempre fez. E, como a EM traz diversas limitações, negar isso só traz frustrações.
No momento em que as pessoas próximas a você sabem das suas dificuldades e necessidades especiais, você ganha apoio, ajuda e tudo fica mais fácil.
Bom, se você acha que seus amigos não vão entender a sua condição, talvez esteja na hora de trocar de amigos, porque a doença, infelizmente, não some só porque você não fala nela.
Vamos nos conscientizar então das nossas limitações? Não acho que isso seja fácil. Mas adiar e se enganar não resolve nada.
Às vezes, a gente anda com um sapato apertado, machucando os dedos, doendo tudo, por achar que o chão é muito duro e vai machucar os pés. Mas quem arrisca a tirar os sapatos, descobre que o chão é mais macio e gostoso do que imaginávamos.
Viver com EM é difícil? É! Viver sem EM também é!
Talvez você ache que a EM está atrapalhando a sua vida. Mas será que "esconder" ela de si próprio e dos outros não machuca mais do que pedir ajuda? Pra que sofrer dobrado?
Se liberte! "Tire seus sapatos"! Aproveite a vida que lhe foi dada, com todas as suas dificuldades e felicidades.
Até amanhã!
Bjs

Em tempo: Hoje, no Jornal do Almoço, da RBS Tv, passou uma matéria sobre EM, com nosso amigo André Ponce (quem tem orkut já o conhece). Passe lá no site deles e confira:

4 comentários:

  1. Olá Bruninha!!!
    Começou bem a semana, hein?! Sacundindo as pessoas que tem medo de encarar de frente, com a cabeça erguida, não só a EM, mas todos os obstáculos que a vida põe em nossos caminhos.
    Tem toda a razão qdo disse que não é só a vida de quem tem EM que é difícil não. É só a gente parar um pouco e olhar para os lados que veremos que existem coisas tão ruins qto ou até piores que ter EM. E o melhor é ver pessoas que enfrentam tudo com um lindo sorriso no rosto, que acreditam que a vida vale a pena ser vivida da melhor maneira possível, com os olhos cheios de esperança e fé!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna amei o seu post! Gostaria de saber se posso colocar no meu blog esse post assinado por você. Essa semana conversei com algumas pessoas que não assumem a EM e até tem preconceito. Quando li o seu texto me lembrei delas!
    Se você permitir gostaria de usa-lo para informar e também homenagear o nosso dia!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. É mesmo né Regina, quando a gente olha em volta vê que nosso problema é muito pequeno mesmo.
    E Fabi, claro que pode colocar lá com o meu nomezinho, é uma honra estar no teu blog!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Valeu Bruna, muito obrigada!!! Confere o seu texto no meu Blog!!! Amei!!!
    SMACK PRA TI

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.