terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pulgas e piolhos

Oi amigos, blz?
Hoje pela manhã voltei a endocrinologista com o resultado dos exames de sangue e a ultrasonografia embaixo do braço.
Como suspeitávamos, a minha tireóide tá doida também. Sim, tenho mais um problema auto-imune. Como comentei por aqui, quem tem um problema auto-imune, tem maior probabilidade de ter outros. Porque o sistema imunológico já é "torto", e vai escolhendo as coisas erradas pra atacar.
Os exames de sangue apresentaram quantidade de coisas importantes (que eu não entendo) alteradas. E a ultrasonografia mostrou que minha tireóide não é homogênea, e, segundo a médica, deveria ser.
A minha médica disse que é provável que as minhas alterações na tireóide tenham sido causada pela tireoidite de Hashimoto, uma doença na qual os anticorpos atacam a tireóide. Ela também disse que muitos pacientes com outras doenças auto-imunes (como Lupus, Vitiligo, etc) tem essa doença também, e que é a principal causa de hipotireoidismo.
O hipotireoidismo, por sua vez, é a meleca que tá causando todas as alterações no meu corpo (e na minha mente): fraqueza e cansaço, intolerância ao frio, intestino preso, ganho de peso, depressão, dor muscular e nas articulações, unhas finas e quebradiças, enfraquecimento do cabelo.
Tudo isso porque a tireóide é o que controla nossos hormônios. E, de certa forma, podemos dizer que os hormônios controlam nossas vidas. Ou você nunca viu uma mulher com TPM? Vira outra pessoa.
Eu tava me sentindo outra pessoa, e já estava pensando que era tudo psicológico, estresse, sei lá. Tanto que tirei umas férias. As férias serviram pra descansar, mas o resto continua.
Ninguém quer ter uma doença, muito menos duas. Mas confesso que estou aliviada em saber o que eu tenho e em saber que o tratamento é simples, indolor e funciona.
Amanhã mesmo começo a tomar o remédio. Terei de tomar um comprimido por dia em jejum e pronto. Tudo vai se resolver (assim espero).
Agora, só tenho de repetir os exames periodicamente para saber se normalizou o funcionamento da tireóide e controlar a dosagem da medicação.
Mais uma novela acabada. Mais uma doença pra coleção.
Doenças demais pra uma pessoa? Ué, mas um cachorro não pode ter pulgas e piolhos ao mesmo tempo? Não é porque você tem uma pereba que não vai ter outra.

Até amanhã!
Bjs

5 comentários:

  1. É isso aí, Bruna!!
    Já que os problemas aparecem, cabe-nos procurar as soluções!!
    Bjs e sucesso no tratamento!

    ResponderExcluir
  2. Bruna! amanhã é o meu dia de consultar com o endocrino, comentei no teu outro texto que tb to com alteração, provavel hipo tb, amanha te conto tudo..bjao

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo que vc conseguiu solucionar este problema. Uma sugestão que tal comentar sobre o americano que invadiu a prisão domiciliar da que ganhou o premio nobel da paz, aqui no Brasil foi pouco comentado.

    ResponderExcluir
  4. E aí Paula, como foi? Bjs

    Não estou por dentro desse caso de invasão, mas vou procurar. Valeu pela sugestão. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie Bruna!
    Bom, fui ao médico, segundo ele, tb vou ter que tomar um remedinho diário, mas como vc msm disse, da um certo alivio saber que algumas coisas n sao so da nossa cabeça e sim um problema facil de resolver tomando um comprimidinho ..hehhe...daki 2 meses preciso voltar fazer novos exames, pra ver se esta tudo indo bem com a dosagem inicial. Por fim, começo amanha meu tratamento, te conto as melhoras no decorrer dos dias ok, e vc tb..bjos

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.