sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Enxaqueca

Oi amigos, blz?
Hoje meu dia começou "bem". Abri os olhos e não conseguia mexer a cabeça por conta duma enxaqueca infernal. A enxaqueca está comigo há mais tempo que a EM, e me incomoda tanto quanto. Depois de um Naramig (remédinho dos céus) e algumas horas a mais de sono, a dor forte passou e agora estou só meio bêbada, meio zonza e fugindo da luz.
Pra quem nunca teve enxaqueca, além de uma dor infernal na cabeça, ficamos sensíveis a luz, dá náuseas e provoca vômito às vezes.
Por isso, escrever hoje tá difícil, a luz do monitor parece fraca, mas pra mim tá de matar. Mesmo assim, vim dar um oi e resolvi falar um pouquinho dessa tal enxaqueca.
Sei que tenho enxaqueca desde a infância e faço tratamento desde os 12 anos, com o mesmo neurologista que me trata pra EM. Sim, criança pode ter enxaqueca. Lembro que, na segunda série do primeiro grau (ensino fundamental?) eu tinha crises todas as semanas. E lá ia a Bruna pra secretária da escola tomar chazinho de erva-doce da "tia Deise" pra ver se passava. Como nunca passava, lá ia a mãe da Bruna buscar ela no colégio no meio da tarde. Até hoje chá de erva-doce pra mim é chá de colégio.
Numa família de uma pessoa com enxaqueca, normalmente tem mais gente que sofre disso por causa da predisposição genética. Na minha família tem minha avó, minha tia e meu primo além de euzinha.
Ela não é uma dor de cabeça apenas, mas uma síndrome neurológica que tem como sintomas: presença de dores de cabeça recorrentes, unilaterais ou bilaterais, geralmente de caráter pulsátil, com intensidade de moderada a intensa, precedidas ou não por sinais neurológicos focais, as auras (umas luzinhas que rondam a nossa cabeça). Quase sempre é acompanhada de náuseas, vômitos, fonofobia ("horror" à som) e fotofobia ("pavor" à luz).
Uma crise de enxaqueca pode durar de 3 horas à 3 dias. Eu comecei a sentir essa crise na quarta-feira. Hoje foi o pior dia e espero que o último.
A enxaqueca não tem cura, mas existem medicamentos que aumentam o período sem crises e medicamentos para aliviar a dor na hora da crise. Eu uso uma dose baixa de Propranolol diariamente e Naramig quando tenho crise. Tem funcionado bem essa combinação.
Existem várias coisas que pode se fazer para ter menos crises, como se alimentar bem, dormir bem, não se estressar, e para as mulheres, evitar os anticoncepcionais (a dosagem de hormônios pode aumentar as crises).
Eu tenho o hábito de fazer um "histórico" do que eu fiz e comi antes da crise, pra ver se tem alguma coisa que se repete antes de todas as crises. Normalmente as crises vem depois de uma noite mal dormida, coisa que, infelizmente, não é rara para mim.
Não existe uma dieta pra quem tem enxaqueca. A pessoa é que tem que observar o que desencadea a crise nela. Ainda bem que nenhuma comida ou bebida piora a dor. Já imaginou se batata frita desencadea-se crise de enxaqueca? Eu tava perdida.
E o anticoncepcional eu não posso parar de tomar. Já que a enxaqueca eu vou ter de qualquer jeito, prefiro ter só essa dor de cabeça, porque filho deve dar muito mais...hehehe
Vou deitar mais um pouco na minha sala escura (fica parecendo casa de vampiro, sem sol, sem luz) e descansar, porque hoje de noite tenho que encarar uma aula de metodologia da pesquisa. Será que isso não desencadea dor não? Hehehehe. Brincadeira, eu gosto dessa disciplina.
Até amanhã!
Bjs

7 comentários:

  1. Além de não ter cura existem umas 10 teorias pra sua causa. Você tá bem em ter doenças que ninguém sabe a causa nem a cura heim hehe

    ResponderExcluir
  2. correção ... são mais de 400 possíveis motivos para enxaqueca. Observei que algumas minhas vem se eu durmo mais que 6 horas e se eu como açucar antes de dormir.

    ResponderExcluir
  3. 400? piorou então...hehehe
    Que bom que vc identificou algumas coisas que podem ser evitadas para evitar a dor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Por que vc parou de postar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei de postar? O blog está ativo desde 2009 e nunca parou ;)

      Excluir
  5. Olá. Pra mim, amendoim desencadeia enxaqueca.

    ResponderExcluir
  6. Eu descobri, há pouco tempo, que queijo pra mim é um veneno. Como de vez em quando, mas aquela coisa de tábua de queijos é certo que provoca enxaqueca :P
    Uma pena, porque adoro queijos.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.