Eu e a EM, ou Meu diagnóstico

Meu diagnóstico


EM 2000 eu comecei a sentir um formigamento na mão direita. Pensávamos que podia ser alguma tendinite e meus pais me levaram a um ortopedista. Ele examinou, examinou e vendo que não era ortopédico, me encaminhou pra um neurologista. Eu já tinha um neuro porque tratava a enxaqueca desde os 8 anos e foi nele que eu fui pra saber do tal formigamento. Ele me examinou no consultório, com todos seus testes neurológicos e me mandou fazer uma ressonância magnética (RM). Hoje em dia eu até durmo fazendo o exame, mas naquela época não. Lembro que eu era a primeira paciente a usar o aparelho em Passo Fundo, cidade em que eu morava. E lá fui eu, ficar 5 horas dentro da máquina porque eles não sabiam operar corretamente ainda. E porque fazer RM já foi mais demorado que os 40 minutos de hoje em dia.
Esqueci aquele episódio. Ou melhor, guardei na gaveta das “lembranças que não quero que se repitam”. Mas um ano depois eu estava toda formigando de novo. E dessa vez não era só um braço. Eram braços, costas, barriga, pernas e couro cabeludo, além dum choque que dava quando eu abaixava a cabeça (hoje eu sei que é o Sinal de Lhermite). Mais RM, mais pulsoterapia, mais muitos exames, mais repetidos exames de liquor, mais lesões e sintomas aparecendo. Isso foi pouco antes de eu fazer 15 anos, e eu preocupada em não poder fazer minha festa de aniversário.
Fiquei bastante preocupada. Fazia pouco tempo eu tinha visto um filme em que o personagem não dizia o nome câncer porque achava que chamava a doença e que doenças graves não se diz o nome em voz alta. Quando o médico não disse o nome e só escreveu no papel, entendi que a coisa era grave. Hoje eu entendo que nem pro médico é fácil dar um diagnóstico desses a uma menina de 14 anos. Acho que ele ficou com medo de engasgar na minha frente.
Cheguei em casa, esperei dar meia noite, conectei a internet e busquei num site pelo nome Esclerose Múltipla. Segundo os sites que eu encontrei, eu ia perder os movimentos, a fala, depender de alguém pra tudo e, provavelmente morreria em 10 anos.
Mas minha mãe não me deixou acreditar nisso, e fez um esforço tremendo para que eu acreditasse que eu ainda era a Bruna e que eu era uma menina brilhante, cheia de coisas boas pra viver.
A cada novo surto sinto como se fosse um novo diagnóstico. A cada novo sintoma é uma nova doença que tenho que me habituar. E cada dia que passa, cada conquista que tenho, é uma vitória imensa. A EM faz parte de tudo o que eu sou, mas ela não é, de forma alguma, a parte mais importante de mim.

47 comentários:

  1. Que linda! Não leio nada na internet referente a EM, desde que fui diagnosticada só sei das informações que os médicos me passam e estou bem assim.
    Daí hoje resolvi dar um google e encontrei seu blog, fiquei feliz! Você é linda e está doença passará por nós sem notarmos, se Deus quiser.
    Continue assim, vou sempre te acompanhar daqui e torcer por você ♥
    Beijos com carinho, Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Aline! Seja bem vinda! E sempre que quiser conversar sobre EM, tenha aqui um espaço aberto pra vc!
      Bjs

      Excluir
  2. Bruna parabéns, por dua força,coragem e determinação você me inspira,continue sempre assim eu desde que descobri que sou portadora de EM e depois que me acalmei e começei a me tratar sempre tive vontade de escrever,mas não tinha coregem enfim a coragem chegou queria me apresentar à você,leio o que você e o pessoal da AME escrevem e vocês são um exemplo pra mim mais uma vez Parabéns,então agora lá vai vou me apresentar
    Oii meu nome é Mariana, tenho 24anos e sou portadora de" EM" no início tinha até medo de falar o nome" Esclerose Múltipla" ,quando recebi o diagnóstico achei que minha vida iria acabar, que me tornaria um peso morto,chorei muito até porque o surto que tive havia afetado minha perna esquerda e tinha muita dificuldade de me locomover até mesmo para levantar do vaso quando ía ao banheiro. Quando saí do consultório estava desesperada e um amigo me disse: "Você não está sozinha e é mais forte do que imagina"no início nem liguei porque tinha muito medo, mas depois parei para rezar conversar com Deus , e refletir entendi que se eu só chorasse nada iria mudar nem minha vida nem meu diagnóstico. Levantei a cabeça, aceitei a "EM" faço o tratamento e as terapias e procuro cuidar bem dela para que ela fique quietinha.
    Hoje em dia até brinco que sou cota dupla" Negra e com uma deficiência" ,será que posso usar as duas em.provas de concurso? Rsrs, mas falo isso só para brincar, gosto de manter o humor, falar besteira afinal, só chorar e reclamar faz mal à qualquer ser humano.
    A cada dia que passa eu agradeço à Deus por estar viva, e porque a cada dia que passa me recupero um pouco, o dia em que eu consegui sair sozinha na rua e pegar um ônibus fiquei tão feliz por essa conquista.Quer dizer: sozinha não, em primeiro lugar Deus andando na frente que me da forças para não desistir, e também com à" Cuca" apelido que dei a minha bengala, um apoio provisório que uso por enquanto.Á alguns dias atrás saí de casa sem a bengala para ir até um carro de um senhor que vende ovos, comprei andei um pedaço da rua com a bandeja de ovos na mão e subi as escadas de casa, pode parecer besteira para quem escuta mas para mim foi uma felicidade imensa, chorei de novo só que agora de felicidade e agradeçi muito por isso.
    E meus planos, bom não desisti deles adiei temporariamente em quanto isso vou aprendendo coisas novas estudando online, vivendo dando risada e como diz minha fisioterapeuta: Alinho as escapúlas umbigo nas costas é sigo em frente até porque isso favorece minha postura Rsrs e hoje em dia tem uma música que escuto muito porque ela me da forças afinal nem todos os dias da para ficar forte ela diz: Fé pra recomeçar,Calma pra ver seu sol brilhar, Força pra Lutar, Garra pra Vencer.
    E assim eu vou seguir peço pra Deus seguir na frente e vamos lá. O tempo urge e a sapucaí é grande kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari querida, me emocionei com o teu relato! Como é bom saber que faço parte da tua vida de uma forma positiva!
      É isso aí amiga, fé pra recomeçar que sempre vale a pena!
      E conta comigo!
      Bjsss

      Excluir
  3. Oi Bruna,
    Moro em Petropolis e minha esposa acabou de ser diagnosticada com EM. Muitas duvidas! Quero muito ajudar e achei seu blog. Espero que possa tirar varias duvidas aqui com vc! Queria saber se tem conhecimento de algum grupo de portadores de EM aqui manminha cidade.

    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio, tudo bem? Estou à disposição pra qualquer dúvida. Se preferir, pode me enviar por email: esclerosemultiplaeeu@gmail.com
      O Jota, meu esposo, é aí de Petrópolis. Nos últimos dois anos visitamos a tua cidade. Não conheço nenhum grupo aí, só no Rio de Janeiro mesmo. Em 2014 participei do programa apresentado pelos tios do Jota: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2014/10/oia-nois-no-radio-na-tv.html
      Das vezes que fui, fiquei pensando que deve ser difícil ter EM em uma cidade com tantas ladeiras como Petrópolis. Tá precisando de muitas ações de acessibilidade por aí né?
      Qualquer coisa, chama!
      Bjs

      Excluir
    2. Eu tiver um diagnóstico de esclerose múltipla. Estou muito assustada.

      Excluir
  4. Me chamo Larissa a algum tempo vinha sentindo dores no corpo todo e dormências nas pernas, espasmos , estou aguardando o eletroneuromiografia, , mas agora estou com formigamento no braços e dormência também , estou com medo , acho que vou procurar um neuro .

    ResponderExcluir
  5. Bruna boa noite....t sigo já fazem algum tempo mas nunca tive coragem de escrever...sou portadora de EM desde 2005, mas entrei com medicação Avonex em julho de 2014, antes fazia só o controle da doença e nos surtos pulsoterapia... Vc faz uso de qual medicação?
    Eu queria engravidar de novo...já tenho um menino de 6 anos...mas estava com um pouco de receio...mas sigo sempre vc é estou amando estes seus vídeos sobre a gravidez...
    Vc faz uso de alguma medicação?
    Bruna q Deus abençoe vcs e MTA saúde...bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Analice, tudo bem? Que bom que você me escreveu. Só assim pra eu conhecer quem frequenta aqui o espaço...ehhehe
      Então, eu uso o avonex. Parei três meses antes de começar as tentativas para engravidar.
      Fico aqui na torcida pela vinda do teu baby!
      Bjs

      Excluir
  6. Olá Bruna...achei seu Blog sem querer rsrsrsrs,estava pesquisando sobre EM e achei vc. Achei mto legal parabéns. Fiz uma ressonância de crânio e deu umas manchinhas brancas,na quinta-feira fiz a punção e agora tenho que fc 4 dias deitada pois tive mta dor nas costas e cabeça 😢. Agora estou na espera do resultado,mas com mta Fé que td dara certo 😍...Parabéns é mta saúde pra tds nós 😘😘😘 quando eu tiver o resultado volto aki p contar...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, tudo bem? Já foi no neuro com os exames! To aqui na torcida por ti. Conta comigo! Bjs

      Excluir
  7. Bom dia querida, amei seu blog, muito legal essa troca de experiência. Para mim que estou na saga do diagnóstico foi muito bom ler seus relatos. amanhã tenho consulta com meu neuro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, que bom saber que te ajudei de alguma maneira. Conta comigo e com os amigos aqui do blog!
      Bjs

      Excluir
  8. Bruna como foi o início do seu sintoma? O início foi súbito e intenso ou gradual? O formigamentor era contante ou ia e voltava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, tudo bem? Meu primeiro sintoma foi o formigamento. No momento em que ele se instalou, só passou com a pulsoterapia. Depois desse primeiro, teve outras vezes em que os formigamentos iam e voltavam. Hoje em dia eu tenho um formigamento no braço que não passa (ficou como sequela) e me acostumei a ele.
      Quando um sintoma novo dura mais que 24h (sendo ele intermitente ou constante), é bom ir no neuro porque pode ser um surto.
      Bjs

      Excluir
  9. Olá bruna gosto muito do seu blogspot não sou muito de ler nada na Internet , mas você me fez ver que se nós ficar informado e bem melhor vencer essa d Em

    ResponderExcluir
  10. Que blog é esse?!
    Fui diagnosticada com EM há 1 ano, faltando 5 meses para o meu casamento...imagina a reviravolta na minha vida...mais estou aqui enfrentando a danada, firme, forte e casada s2
    Desde que descobri a EM nunca tive vontade procurar nada a respeito e hoje resolvi fazer uma busca e encontrei seu blog, como diz o ditado, antes tarde do que nunca ;)
    Parabéns Bruna pelo blog, pelas informações, "tiradas" de dúvidas...ah, parabéns pela gravidez também!

    Maria Eugênia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com teu comentário Maria Eugênia. Sabe que, logo que eu tive o diagnóstico também não procurava com medo do que ia encontrar. E criei o blog com o objetivo de fazer as pessoas encontrarem coisas boas ao procurarem sobre EM. Muito bom saber que funcionou!
      Obrigada pelas palavras!
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Bruna. Parabéns pelo Blog e por essa força toda, mulher!
    Ainda estou na fase de investigação.
    Semana que vem tenho mais dois neuros.
    No início pensei que fosse problemas endócrinos, mas de cara fui encaminhada ao neuro.
    Sinto muita fadiga, queimações que vão e voltam, confusão mental, memória ruim...
    Alguns sintomas se intensificaram de uns meses pra cá. Passo 4 meses bem e os sintomas voltam com tudo.
    A fadiga é constante, mas nesses períodos não sinto vontade de fazer nada.
    Sou advogada e os sintomas fatalmente afetam meu desempenho no trabalho.
    Ultimamente tenho chorado muito, porque as pessoas pensam que você é preguiçosa ou lerda mesmo. É difícil explicar pra uma pessoal saudável como sua cabeça está confusa ou como você se sente cansada mesmo tendo feito pouca coisa. Falam que é estresse, que vai passar. Mas não estou estressada e os sintomas voltam. Gostaria que acreditassem em mim
    As vezes eu tenho vontade de sumir, desaparecer...
    Me sinto perdida e sozinha, sabe?!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu blog. Lição de vida e motivação a qualquer pessoa, independente de portar a EM ou nao. Que Deus te cubra de bênçãos e conceda sua melhora a cada dia!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, td bem? Li que vc parou de tomar o Rebif em 2009, e tomava só àgua naquela época, e fazia as pulsoterapias quando tinha um surto. Agora vc toma o Avonex, certo? O que fez vc voltar a tomar os medicamentos? Bjos, Norma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Norma, tudo bem?
      Então, foi isso mesmo. Primeiro eu tomei o copaxone e tive reação alérgica, depois o rebif e depois fiquei alguns anos sem nada antes de começar o avonex. Eu expliquei bem o porquê nesse post: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2012/04/minha-escolha.html
      Mas, resumindo, é porque eu tomei mais conhecimento sobre a necessidade de continuar se tratando, afinal, mesmo quando não há sintoma, a doença continua atuando no corpo.
      Bjs

      Excluir
  14. Olá Bruna. Sua iniciativa é bela é admirável. Minha namorada, o meu grande amor, foi diagnosticada com EM no mês passado. Um dos médicos que ela visitou, constatou pequenas lesões, e, discordando dá primeira médica (que passou logo o avonex) sugeriu um tratamento inicial apenas com uso de vitamina D. Minha pergunta: você já fez esse tipo de tratamento c uso de vitamina D? Obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Bruna...afinal já mais de 01:00 hs,rs. Descobri que sou portadora de EM, faz uns 10 dias. Meu nome é Karina, sou de Campinas-SP e estou cheia de dúvidas sobre a EM. Muitos questionamentos, sobre qual tratamento seguir, o convencional ou o alternativo( com um ortomolecular). Confesso que estou mais para seguir optar pelo convencional. Mas gostaria de saber, quais possíveis efeitos colaterais, se eles são constantes, se tenho que restringir alguns alimentos, enfim...Se de alguma forma, consigo levar uma vida o mais normal possível. Tendo em vista que pelo tratamento alternativo, teria muitas restrições alimentares. Pq na vdd, gostaria de tentar ao máximo conviver bem esta parceira que irá me acompanhar, por toda minha vida msm eu não tendo a convidado. Se vc puder me esclarecer sobre sua convivência com a Em, agradeço muito... Adorei saber que neste momento posso encontrar um canal como este q além de esclarecedor, possibilita que possamos nos corresponder e aprender com pessoas que passaram pelo msm SUSTO que passamos. Desde de agradeço sua atenção...E que Deus abençoe muito sua vida e da sua família... Bj

    ResponderExcluir
  16. http://en.kfwiki.org/index.php/Diseases_Database#MS.2C_ILS.2C_CVS.2C_FMS

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, eu ainda não sei o que tenho, mas vou atras de saber uma vez, que preciso descobrir logo, pq o que não da e pra ficar com dormencia no lado esquerdo inteiro e moscas volantes na visão, ou ainda uma tonteira a alguns dias, mas entrei e contato com um grupo de apoio e elas me disseram que meus sintomas não parecem de EM eu me confundo muito, pq uma medica aqui da minha pequenina cidade de Mcapa no Amapa me confirmou o diagnostico a um ano, e ate agora nada progrediu muito, não sei nem o que pensar, fico louca com depressão e nem sei direito o que fazer, pq não tem especialista na area aqui, conto com a vontade de Deus e corro atras pra ver se consigo um bom neuro que compreenda melhor meu caso]
    Obrigada e fica com Deus

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Bruna!
    Boa tarde Pessoal!
    Descobri a Esclerose Múltipla em junho/2017 com meu terceiro surto.
    O PRMEIRO SURTO aconteceu em 2014, onde senti fortes dores no lado direito encima dos rins e abaixo do fígado e acabou passando despercebido, nessa época cheguei a tomar vários medicamentos como antiinflamatório e antibiótico e depois de um tempo passou.
    O SEGUNDO SURTO aconteceu em março/2017 onde senti fortes dores de cabeça na noite do sábado e pela manhã do domingo seguinte, acordei com o lado direito da minha face dormente! De inicio Achei que podia ser uma inflamação na boca, mas não era. Preocupada, procurei um medico na segunda feira e ele me pediu vários exames e uma tomografia. Nos exames solicitados, nada constou. Então meu medico me encaminhou para o neurologista. O neurologista pediu uma ressonância encefalica e vários outros exames. Como todos sabem, demorou aproximadamente uns 15 dias. O resultado não foi conclusivo, mas apresentou duas manchas brancas no cérebro uma atual e outra antiga, de imediato o neurologista me encaminhou para internação, fiquei internada por 10 dias, fiz a pulsoterapia e em seguida fui liberada de altas ainda com o sintoma fraco da dormência.
    O TERCEIRO SURTO surgiu em junho/2017, o meu lado direito da face adormeceu novamente. As dores na cabeça eram insuportáveis e parecia que ia me sufocar... Era uma dor muito intensa e com formigamentos pelas extremidades do corpo. Fui de imediato para o pronto atendimento e fiquei de observação parte da noite. Deram-me três medicamentos na veia para aliviar a dor e me liberaram. Na manha seguinte o medico neurologista solicitou internação de imediato... Dessa vez fiquei internada por mais oito dias, realizei vários exames e repeti a ressonância encefálica e realizei outras ressonâncias: cervical e lombar. Não teve jeito, fui diagnosticada com a doença Esclerose Múltipla! Dessa vez passei por mais 3 pulsoterapia, inchei muito...
    Iniciei o tratamento com o interferona beta 1A e também a terapia com a vitamina D(10.000 UI diários).
    Retornei ao meu medico apos 30 dias, pois estou sentido muita fadiga, dor pelo corpo, formigamentos pelas extremidades do meu corpo, fraqueza no meu braço direito e movimentos involuntários. A meu medico disse que estava previsto estes sintomas.
    Ja faz dois meses com a medicação e sentindo muito mal, o que eu faço? Me ajudem por favor!

    Muito obrigada
    Um abração a todos!

    Me desculpe os erros!!!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia!

    Se possível, converse com seu médico pra verificar a necessidade de aumentar as doses da vitamina D (doses bem mais elevadas) e pesquisa mais sobre este tipo de tratamento à base de vitamina D, pois tem revolucionado os estudos. Com certeza irás se sentir melhor! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela recomendação, mas essa não é minha escolha de tratamento. Conheço mas não a quero para mim. Escrevi sobre isso há mais de 5 anos e continuo com a mesma posição: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2012/04/minha-escolha.html
      Abraços

      Excluir
  20. Oi Bruna, gostaria de tirar uma dúvida com você. Tenho 18 anos, meu primeiro sintoma nos meus 15 anos, foi a fraqueza muscular, depois veio a diplopia, depois zumbido no ouvido, memória ruim e espasmos musculares
    Esses sintomas não sao de surto como vcs falam, eles são constantes, duram desde os meus 15 anos, 3 anos já se passaram e ainda não sei o que eu tenho, na época fiz tomografia do crânio e não deu nada, fui no neuro de novo e ele pediu ressonância mais não tenho condições de fazer agora. Eu tô com medo. O que vc acha que pode ser?

    ResponderExcluir
  21. Quando descobri eu tinha apenas 5 anos, meus primeiros sintomas aconteceram na aula de Ballet. Eu sempre me senti mais desajeitada do que as outras meninas, então um dia senti uma enorme formigação na perna e devido a forte dor, cheguei a desmaiar. Acordei no hospital, onde meus pais estavam desesperados e querendo saber meu diagnóstico. Depois de algum tempo de espera, descobrimos. Eu era pequena e não entendia nada disso, porém minha mãe chorava muito. Hoje tenho quase 20 anos e não sinto tanto os sintomas, só no último ano escolar que me afetou muito, pois estava estudando muito e esquecendo da doença. Quando estou perto de receber outra dose, os sintomas aparecem um pouco mais forte também. Porém, nos dias atuais me sinto como se não tivesse nada, faço rpg, fisioterapia e natação. O que acabou melhorando minha qualidade de vida. Descobri o blog por acaso, amei aqui e saber que tem pessoas passando pelo que eu passo. É ótimo saber que não estou sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, tudo bem? Que bom saber que estás bem!!! Cuidar direitinho dela, fazer exercícios e dar atenção ao teu corpo fazem toda diferença pra essa qualidade de vida! Dá um abraço na tua mãe e no teu pai, não deve ser fácil ver seu bebê com uma doença pouco conhecida. Parabéns pela forma como tem levado tudo. E fica a vontade aqui no nosso espaço. Com toda certeza você não está sozinha nessa!
      Ah, e o ballet? Não quis mais?
      Bjs

      Excluir
  22. Oi Bruna! Seu blog me trouxe um conforto tão grande.. Que nem colo de mãe sabe?
    Desde 26 de março venho com muito formigamento, em todo o corpo... realmente insuportável. (O das mãos, nunca passou e nem melhorou). Fiz a RM e tive meu diagnóstico de EM. Essa semana faço minha primeira pulso. Serão 3 dias. Aqui na minha Cidade, o hospital faz a internação para a realização da pulso e isso está me deixando mais pilhada ainda :(
    Foi bom ter encontrado o blog e alguém para conversar.
    Bjs com carinho, Beatriz.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Descobri o blog agora, depois de pesquisar sobre a Em, minha filha de 16 anos acabou de descobrir que tem a doença, mas A Esclerose não a tem. Confesso que esta sendo bem dolorido a notícia, me sinto perdida e sem,ação devido não poder ajudá-la. Gostaria de saber se aqui na minha cidade Americana Sp, tem algum grupo de Apoio? Sei que todos vcs, assim como minha filha vai vencer essa doença. Um grande abraço, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  24. Olá Bruna! Tenho 57 anos e em dezembro de 2016 fui diagnosticada com "doença desmielinizante" compatível com esclerose múltipla. O diagnóstico para EM não foi confirmado em razão de não preencher critérios para dispersão no tempo. Pesquisas no líquor com resultado negativo e ressonâncias magnéticas sem lesões novas. Porém minha neurologista orientou o uso de Avonex para minimizar o risco de conversão para EM. Ainda não comecei a usar, mas já estou tomando as providências para isso. Cheia de medos e impressionada com tudo que sinto. Minha cabeça agora vive latejando... Há muito tempo também sinto dormência nas mãos e antebraços, porém só à noite, na hora que estou dormindo. Acordo sempre com dormência e formigamento, mas lendo os depoimentos me pareceu que essa dormência que falam é constante... Estou certa? Será que no meu caso também é resultado da EM?

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    eu tive uma dor de cabeça semana retrasada, e nesse dia minha vista direita começou a embaçar. Na sexta meu olho direito embaçou de vez. Fui num oftalmo ele examinou o meu olho e o olho estava perfeito mas com a visão muito prejudicada, então ele pediu um exame de fundo de olho para fazer e levar na segunda pra ele ver. Fiz o exame e o médico de exame indicou neurite óptica e pediu para um neuro ver. Não aguentei esperar até segunda e no sábado com um pouco de dor ainda e a vista muito embaçada eu foi num hospital. Me internaram fizeram um ressonância do crânio, e exames de sangue, a médica disse que poderia ser uma doença desmielinizante, aí procurando sobre li sobre a EM lembrei que tinha tido um surto ano passado que senti dormência na perna por uma semana fui num neuro que não me pediu nenhum exame. A médica já mandou pra pulsoterapia, primeiro dia no quarto, o outro médico no outro dia já mandou pra UTI, disse que tinha que fazer lá, é sempre assim mesmo, a pulsoterapia tem que ser feita na UTI? Fizeram outra RM de crânio e coluna. E no ultimo dia quando recebi alta na ultima quinta coletaram o licor da coluna. O médico disse que as lesões indicam EM e que o exame da coluna iria confirmar. Vou pegar os exames essa quinta pra levar no neuro. Estou cheio de dúvidas, medos, pensando no futuro, carreira, família, tratamento.

    ResponderExcluir
  26. Me identifico com todos os sintomas, e eles migram! Um dia uns outros dias outros! Não tive o diagnóstico ainda e me preocupa se não estou no médico certo! Recebi um SIM para EM e um NÃO! Agarrei o não e segui, mas hoje novos sintomas aparecem e sinto medo de buscar outro médico! :-(

    ResponderExcluir
  27. Olá, me chamo Gabriel, tenho 33 anos e diagnosticado com EM há 11 anos. Comecei com alterações de paladar e sensibilidade no braço esquerdo. Hoje tenho dificuldade de memória e lesão na Ponte ponte que me dá zumbidos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Bruna tive diagnóstico em 2001....Só agora ela resolveu me cutucar tive um surto dia 30 de abril fiz pulsoterapia por 5 dias mas não adiantou nada após fazer a ressonância ainda tem focos de lesões inflamatória da minha medula no tórax e na lombar tirando a mobilidade das pernas....Enfim estou na cama e na cadeira de rodas....Mas Deus sabe de todas as coisas e estou me adaptando com essa nova etapa da minha vida vivendo um dia de cada vez...

    ResponderExcluir
  29. Ola Bruna, parabens pelo blog! E pela sua luta.
    Tenho uma pergunta para te fazer. Como foi a sua adolescencia? Teve alguma limitação, medos? O que gostava de fazer? Beijos

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!
    Nossa lendo tudo aqui me identifico com todos os sintomas... Já tem uns 5 anos que venho numa busca incessante em médicos, muitos exames e nada de concluírem o que eu tenho. Falam em stress, fibromialgia... tenho isso de ter “crises” em que fico pior e depois melhora, as minhas queixas são apenas do lado esquerdo... Dessa vez iniciou em agosto e nunca melhorou, desde então tenho ido em vários medicos(fisiatra, neuro, oftalmo, otorrino, psiquiatra...) e sempre batem nessa tecla da fibromialgia... sinto formigamento, dormência, ardência, queimor, dor, sensação de inchaço, dor na garganta, dor na cabeça, as vezes fraqueza nas pernas, um cansaço e uma fadiga terríveis, tudo só do lado esquerdo do corpo. Estou meio depressiva pq não melhoro e não descubro o que tenho, por último agora fui a um neuropsiquiatra que me falou na possibilidade de ter EM, estou apavorada. Estou tomando remédio antidepressivo, melhorou um pouco a intensidade mas os sintomas continuam. Vou fazer 2 ressonâncias da coluna e uma do crânio. Estou com muito medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu também tenho sintomas somente do lado esquerdo, eu fui em um neuro e fiz os exames, vou levar pa avaliar...faça o exame pois precisamos investigar...boa sorte...bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.