sábado, 29 de agosto de 2009

Conscientização já!

Oi amigos, blz?
Amanhã é o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. Como amanhã é meu dia da família e não escrevo aqui, vou falar sobre isso hoje.
Como falei aqui há alguns dias, no dia 30 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, segundo a Lei 11.303/2006, sancionada em 11 de maio de 2006. Já falei da importância do portador se conscientizar da doença (veja aqui ). Acho que todas as pessoas deveriam ser conscientes que todos somos diferentes, todos temos limitações. Alguns mais, outros menos. Assim, gostaria que todos fossem consciente de suas próprias doenças.
Mas além do próprio doente, existe uma outra categoria de pessoas que tem que estar super consciente sobre o que é EM: a família.
Quando descobrimos a doença, parece que um buraco se abre no chão. Você vai atrás de tratamentos, informações e no meio de tudo isso vai percebendo que seu corpo não é mais o mesmo, que suas dificuldades aumentam a cada dia e, se você não tem ninguém do teu lado, segurando a tua mão pra você não cair nesse buraco, fica muito mais difícil.
Quem ama a gente, sente as nossas dores, sente por não poder fazer nada e se entristecem pela sua impotência. Então, os familiares, amigos mais próximos devem entender tanto quanto você sobre suas dificuldades.
Quem vive com você tem que entender que quando você está atirado no sofá e pede um copo d'água não é por preguiça (na maioria das vezes, pelo menos...hehehe) e sim porque é difícil se levantar. Que quando você vai subir ou descer um degrau, você precisa de um apoio. Que você não pode fazer uma maratona com ela. Que a sua vida vai mudar, e a dela também.
Acredito que não deve ser fácil passar por isso também. Eu sei a dor que eu sinto, e tenho consciência das minhas limitações. Mas pra alguém que não sente o que eu sinto deve ser difícil de entender essas mudanças e viver com elas.
A consciência é uma coisa que vem com o tempo, com informação e com as nossas experiências. Mas os outros só vão entender e ser conscientes das nossas necessidades se nós compartilharmos nossas limitações. Também não precisa ser aqueles doentes chatos que vivem gemendo e reclamando. Mas quando você sente a dor, tente explicar. Quando não consegue se movimentar, explique o porquê. Tente explicar o que você sente. Só assim as pessoas vão se conscientizar das nossas diferenças. Unidos venceremos!
Um ótimo domingo pra vocês!
Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. É isso aí, a união faz a força! bjsss

    ResponderExcluir
  2. olá, meu nome é stella, meu esposo é porador de EM, mas tento estar sempre perto e insentivando a cada dia para que ele se sinta cada vez melhor em todos os aspectos, mas tenho muitas dúvidas a respeito do que ocasionou tal doença. um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Stella, ninguém sabe ainda qual a causa da doença, mas grandes pesquisadores estão atrás dessa resposta. Continue do lado do seu esposo, que com certeza esse apoio é fundamental para a aceitação e convivência com a doença.
    Isso aí, a união faz a força!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.