terça-feira, 25 de agosto de 2009

Perder dói

Oi amigos, blz?
Hoje fizemos uma operação de guerra para dar uma má notícia para minha avó: um de seus irmãos faleceu nesse final de semana. Vovó tem problemas cardíacos, e não podemos arriscar contar uma coisa dessas sem preparo antes.
Mas pensando bem, quem é que está preparado para uma notícia dessas?
Quem está preparado para "perder" um irmão, um filho, um pai, uma mãe, um companheiro de uma vida toda? Eu acredito que ninguém.
Como disse meu avô, dizem que o outro lado é bom, é lindo, é melhor, mas ninguém quer ir pra lá, não é mesmo?
Ela reagiu bem à notícia, chorou um tanto, ligou pra suas irmãs (eles eram em 9, hoje estão em 5) e pra cunhada, que perdeu seu companheiro. E como ela disse, agora vai indo, um por um.
A ordem natural seria os mais velhos irem antes, mas como a vida segue uma ordem própria dela e não a natural das coisas, ela, uma das irmãs mais velhas está se despedindo dos mais novos.
É engraçado essa coisa de ordem natural das coisas. A gente aprende que todo mundo nasce, cresce, talvez se reproduza, envelhece e morre.
Mas na verdade, não é bem assim que acontece. Nem todos tem a oportunidade de envelhecer. Parece-me injusto.
E nessa ordem natural das coisas, entre o nascer e o morrer, existem muito, mas muito mais coisas que crescer. Nesse meio tempo (seja ele curto ou longo), somos felizes, sofremos, aprendemos, erramos e acertamos.
É em momentos como esse, de despedida, que percebemos que aproveitar um dia de cada vez não é apenas frase de livro de auto ajuda. Vemos que é a realidade.
Podemos planejar o que fazer amanhã, o que queremos pro futuro, mas ninguém sabe o que acontecerá nas próximas horas, nos próximos capítulos do livro da vida.
Já perdi as contas de quantas vezes fiz planos "pra semana que vem", e quando a "semana que vem" chegou, eu estava lá no hospital, meditando sobre a vida e a doença. Confesso que tenho ainda um certo receio em planejamentos. Mesmo sendo super organizada, escrevo meus planejamentos pensando que tudo aquilo que está escrito no calendário pode não acontecer. Às vezes os planos precisam ser refeitos.
Pode parecer mórbido ou pessismista. Mas é pensar assim que faz com que eu aproveite ao máximo cada dia. Claro, tem dias que tenho preguiça de aproveitar. Mas aproveito até os momentos de descanso pensando que privilégio eu tenho em poder descansar quando quero.
E você, sabe o que vai acontecer com você amanhã?
Sabe quantas vezes mais você vai poder abraçar quem ama?
Eu não sei. Por isso, faço tudo que posso hoje e não perco a oportunidade de demonstrar meu amor. Porque se amanhã eu não puder fazê-lo, pelo motivo que for, não vou ter arrependimento nenhum dentro de mim. Não vou lamentar o abraço que não dei, o "eu te amo" que não falei. Mesmo sabendo que quando alguém muito querido se vai, sempre parece que faltou alguma coisa. Mas essa falta e a saudade ficarão para sempre.
Perder dói! Dói perder alguém, dói perder uma função do corpo, dói perder uma habilidade que tínhamos. Toda perda é dolorida. Acho que essa dor não passa. Ela se esconde em algum lugar dentro da gente e se transforma, com o tempo, em aprendizado.
Quero registrar aqui também os meus sentimentos aos meus tios que perderam um irmão, à tia que perdeu seu companheiro, aos primos que perderam um pai. Um dia vamos todos nos encontrar.
Até amanhã!
Bjs

2 comentários:

  1. Oi amiga querida!Assunto delicado, perda, não? È, como vc falou,perdas são emoções separadas de nossas vidas. Geralmente lamentamos pensando que perdemos o que mais amamos, quando na verdade esta é e seria uma perda necessária.Perdemos algo ou alguém muitas vezes, e aprendemos a valorisar um pouco mais quem esta necessitando do nosso amor.Perdemos alguém, pq talvez este alguém não tem que fazer mais parte de nossas vidas.Perdemos alguém, porque na verdade antes de perdê-lo nunca soubemos se foi nosso.Perder, perder, perder!!!Quantas lágrimas,quanta tristeza, decepção! è pq nem sempre perder significa, morrer. Bjos amada, fica com Deus. Gisela

    ResponderExcluir
  2. Que chato hein Bruninha?! Meus sentimentos pra vc e seus familiares.
    Esse é um momento mto difícil mesmo... é a única certeza que temos, mas que nunca queremos aceitar.
    Vc tem toda razão, temos que aproveitar o hoje, com a maior intensidade. O amanhã a Deus pertence!!!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.