quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Querer começar

Oi amigos, blz?
Depois do post de ontem recebi uns e-mails perguntando como começar, por onde começar. E uma das pessoas disse que tinha até vergonha ao ler o blog e ver a minha força de vontade e talz.
Achei por bem explicar aqui pra vocês que eu não sou um poço de alegria 24h por dia. Aliás, sou um docinho de limão (é doce, mas tem um fundo azedo no final).
Tem dias que fico triste por conta das minhas limitações e dias que dou risada delas. Tem horas que eu brigo com deus e todo mundo por qualquer coisa. E tem dia que eu aceito tudo numa boa. Sou um ser humano normal, só que com Esclerose Múltipla, humor (bom e mau), sarcasmo e uns pingos de deboche. Então, colega esclerosado que disse que tem vergonha em sentir medo, raiva e tristeza por ter EM, você é completamente normal. Todos sentimos medo, raiva e tristeza por ter EM. Aliás, quem não tem EM também sente isso. A diferença é que eu tento transformar esses medos e incertezas em aprendizado e crescimento. Aposto que você também.
Bom, e por onde começar a viver?
Nossa, essa pergunta é bem difícil de responder. Afinal, o que é felicidade para mim, pode não ser pra você. O que me dá prazer, pode ser entediante pra você.
Eu não tive tempo nem oportunidade de me sentir vítima da vida e do mundo, como já disse aqui , ter o diagnóstico tão nova pode ter sido uma benção, afinal, construí minha vida sabendo que teria a doença comigo.
Acho que fiz tudo o que fiz e continuo fazendo não só por vontade, mas por teimosia. Se eu coloco na cabeça que vou fazer alguma coisa, eu teimo até conseguir fazer. Isso ajuda a "começar a viver". Ter planos, sonhos, desejos, vontades. E vamos combinar, todos nós temos algum desejo. Claro, as coisas não caem no nosso colo, prontas. Mas com um tanto de vontade (e teimosia), elas se realizam. Talvez não hoje, nem amanhã. Mas um dia a gente consegue.
Como o meu andar é lento, não me importo que as coisas demorem um pouquinho a chegar. Se eu demoro pra chegar na esquina, porque os meus sonhos não podem demorar alguns anos pra se concretizar?
Tem outra coisa que ajuda também: ser otimista, porém, realista.
Ser realista é diferente de ser pessimista.
O pessimista acha que nada vai dar certo, então é melhor nem começar. O realista analisa o caso e estuda por qual meio devem ser feitas as coisas para que elas se realizem. O realista otimista é aquele que acredita que analisando bem e fazendo bem feito, tudo vai se resolver.
Eu sou uma realista otimista.
Comece por um sonho pequeno, mais próximo da realidade. Aí, quando você ver que é capaz, pode virar megalomaníaco como eu...hehehe.
Facilita também se você souber quais são as suas potencialidades. Mas isso você só vai saber se testar. Ninguém aprende a nadar sem se molhar, nem a caminhar sem por o pé no chão. É preciso se arriscar de vez em quando. Você só alcança o topo se começar a subir.
Não sei se esse meu falatório todo ajudou aos que me pediram dicas de como começar. Não sou nenhuma especialista em nada, e acredito que cada um sabe onde está o seu "começo" e como ele deve ser feito. Querer começar é o primeiro passo, e talvez, o mais importante.

Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Adorei muito teu texto Bruna, suas palavras são sempre boas, independente de ter ou não esclerose, parabénss!
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Não sei se coloquei bem minhas palavras, parei pra ler agora, mas reafirmando o q tentei dizer, é que suas palavras são ótimas pra pessoas com ou sem esclerose, pra mim, pelo menos, é mara.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Paula! Ser chamada de mara é mara!
    heehheeh
    Bjaum!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.