sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Juntando as peças

Oi amigos, blz?
Hoje precisei ir às pressas atender minha vovó em Carazinho (cidade há 40km daqui, bem pertinho). Como ela tem problema cardíaco (uma ponte de safena de 21 anos), nos preocupamos com todo e qualquer problema de saúde dela. Logo depois do almoço ela nos ligou, chorando de dor no joelho e nas pernas. Corremos pra lá, com medo que fosse trombose ou coisa parecida.
Graças a papai do céu, não era nada demais. Parece que foi apenas uma distensão e a baixinha vai precisar de gelo e repouso.
Mas claro que a saúde da minha vó não é o que interessa por aqui (se bem que, para mim é super importante). Contei isso porque acho incrível a divisão que os médicos fizeram entre si, por especialidades, e não entendem nada a mais do que aquilo que estudaram especificamente.
Há alguns meses minha mãe também teve um problema no joelho. Ela foi num pronto-socorro de ortopedia e o médico que atendia naquele momento era especialista em mão, então, não sabia olhar o joelho. Posso com isso? Só faltou dizer que ela tinha que ir no especialista em joelho direito, porque o de esquerdo não serviria. A mesma coisa hoje com a vó.
Onde estão os clínicos gerais? Os médicos que estudaram o corpo humano, suas interações, doenças, etc. e conseguem socorrer as pessoas em emergências? Creio que estão todos em seriados americanos: E.R., Grey's Anatomy e House.
Claro, sei que existem médicos ótimos, que estudaram e se dedicaram muito para poder diagnosticar um estropiado, mesmo não sendo sua especialidade. Mas é como achar agulha num palheiro.
Como já contei aqui, estou decepcionada com meu médico, e pesquisando outros profissionais para me acompanhar. E vou contar pra vocês, tá difícil de achar.
A cada vez que preciso de um médico, tenho que me "pré-diagnosticar" para saber que especialista devo procurar. Senão, vou pipocar de médico em médico.
Eu tenho plano de saúde para ir em mais de um médico quando se faz necessário. Mas e quem não tem faz o que? Não come porque o endocrino disse que ele tinha era que ir num neuro? Ou não dorme e passa dias numa fila para conseguir uma consulta pelo SUS (que vamos combinar, não é nem de longe a mesma coisa que uma consulta paga)?
Mas se acalmem, não vou sair por aí chutando a canela dos médicos nem quebrando consultórios. Sabe como é, eu tenho fé na humanidade, na bondade das pessoas. Eu acredito que no meio de uma turma de 50 estudantes de medicina alguns vão sair dali pensando nos pacientes. Que vai entender que o cara que procura ele é um cara que tá mal e precisa do conhecimento e respeito dele.
Como disse minha mãe, a medicina de hoje trata o ser humano como se fosse um quebra-cabeça todo desmontado. Especialistas são necessários sim. Mas não custa a eles entederem o paciente como um todo.Espero que os médicos juntem as peças e enxerguem nosso corpo como uma máquina completa, que funciona com todos os elementos sincronizados.


Até amanhã!
Bjs

P.S.: clique aqui para obter dados técnicos da imagem utilizada hoje.

5 comentários:

  1. Olá Bruna, seria muito bom eu poder dizer que gosto destes teus comentários sobre àrea médica, mas não posso fazer isto, seria bom se vc procurasse ver o lado bom de todas as coisas más. Vivemos num mundo de críticas, poucas construções que tal aproveitar este teu dinamismo e senso crítico para inovar algo melhor, aposto na tua capacidade, não deixe o pessimismo contaminar vc, seja autentica, porém com uma dose de amor em cada ação. Até....Raquel

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu concordo com você amor, quem esteve comigo nos últimos 4 anos sabe das terríveis dores nos braços e ombros que tinha e que na época que estavam piores chegaram a me fazer largar o emprego e pensar em trocar de faculdade. Consultei tantos médicos, de tantas especialidades...
    Mas não conseguir diagnosticar uma doença ainda tudo bem, afinal o corpo é extremamente complexo, mas eu ficava chateado com a falta de sensibilidade dos médicos, eu esperava as vezes 4 horas depois de deixar 200 reais no caixa e quando chegava no medico ele mal escutava meus sintomas e já receitava os malditos anti-inflamatorios, mesmo eu "tentando" falar que já tinha tentado isso com inúmeros médicos, basicamente tomei todos os antiinflamatórios que existem no mercado, isso porque os medicos queriam me tratar como se eu tivesse tendinite, mesmo eu dizendo que os sintomas eram diferentes. Isso acontceu com todos os vários ortopeditas que consultei, o que de certo modo valida o que a Bruna disse, de que os medicos parecem enchergar apenas o que pertence a sua especialidade.

    É claro que alguns médicos me atenderam muito bem também, mas são raridades.

    Depois dessa minha experiência fiquei muito menos crédulo na medicina.


    P.S.: Hoje em dia estou 80% melhor, graças acredito eu a RPG e a uma redução do stress, porém ainda não tenho um diagnostico preciso, segundo o ultimo médico que consultei, um cardiologista, isso é causado por eu ter prolapso de valvula mitral(sopro).

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel, gostei do seu comentário. Mas o que eu escrevo aqui são as minhas experiências de vida, e em 9 anos de idas constantes à médicos e hospitais, essas são minhas experiências. Mas como eu disse, eu acredito que existem ótimos profissionais e tenho esperança que o número de bons profissionais aumente. Infelizmente não é o que eu e meus amigos próximos vivenciamos. Se eu fosse pessimista, acreditaria no fim da medicina, e não na melhoria dela. E é na melhoria dela que eu realmente acredito.
    Quem depende de profissionais da saúde e até mesmo os próprios profissionais sabem que uma mudança nas ações é necessária. Estamos esperando, com muita esperança, ela acontecer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi bru! Que bom que a vó ja está muito melhor, pelo menos a gente foi ver ela e ela estava paradinha, o que é meio estranho porque a vó com toda aquela ''hiperatividade'' que ela sempre tem,ver ela paradinha é concerteza pelo menos incomum !Eu começei agora nessas férias intermináveis a ler alguns dos teus textos aqui, e olha tenho que adimitir que são muito bons e merecem cada elogio e eu sei que se tu quiser vai muito longe, te acho uma ótima escritora pois chegou até a atrair adolescentes preguiçosos como eu! Te adoro prima e aparece aqui em casa pra me contar a história dos 3 ursinhos ! ;** Luana

    ResponderExcluir
  5. Pior né Lu, a vó é mais ativa que nós todas juntas...hehehe
    Fico feliz que você esteja lendo o blog. E eu só conto a histórinha quando tu achar a fita. Bjaum

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.