quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Anemia disfarçada de EM

Oi amigos, blz?
Continuando o papo sobre vitaminas, vou falar hoje sobre uma outra doença auto-imune, que tem sintomas muito parecidos com a EM, causada pela deficiência de vitamina B12.
Uns 2 anos depois do meu diagnóstico, alguém falou que uma pessoa conhecida tinha sido diagnosticada de EM, mas na verdade tinha anemia perniciosa, uma doença causada pela má absorção da vitamina B12. Essa doença, que também é auto-imune, dá alguns sintomas idênticos à EM: fraqueza, fadiga, adormecimento/formigamento dos pés e mãos. Além desses, pode dar diarréia, língua lisa e icterícia (até onde eu sei).
Bom, aí foi a Bruna num médico em Porto Alegre pra ver se não era isso (já contei essa história aqui ). Caso o meu problema fosse deficiência de vitamina B12, na idade e estágio em que estava, eu apenas teria que tomar algumas injeções da vitamina e poderia ter cura. Essa doença também é muito grave, pode evoluir, causar danos neurológicos e, se não for tratada, pode levar a óbito (é assim que os médicos dizem, de forma bonita, que o vivente pode morrer disso).
Não sei porque, mas fui descrente de que era isso. E realmente, não era.
Hoje eu conheço duas pessoas com essa deficiência: uma ex-colega e minha profe de francês, e vejo, pelos seus relatos, que realmente é uma merda ter isso também.
Sei de gente que faz tratamento pra EM com vitamina B12.
Aí me pergunto: Será que o problema delas não seria deficiência de B12?
Porque sabe né, tem médico que sabe menos que a Wikipedia.
Claro, é importante estarmos com as vitaminas equilibradas, mantendo uma boa alimentação, e como eu disse ontem, tomando sol. Mas deficiências de algumas vitaminas específicas podem caracterizar doenças específicas também, que não a EM.
Mas antes que todos os esclerosados que leem o blog corram para os médicos pedindo um exame de sangue pra medir a absorção de vitamina B12, essa doença não causa lesão na mielina.
Então, se na sua ressonância aparecem lesões: perdeu playboy! eheheh
Até amanhã!
Bjs

Em tempo: é comum vegetarianos terem anemia perniciosa. Mais um motivo para eu não abandonar o churrasco sagrado de cada domingo...ehehehe

10 comentários:

  1. Adorei o perdeu playboy, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Por essas e outras que também não abandono meus churrasquinhos Bruna, não com essa assiduidade dos seus, mais não abandono mesmo, kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste seu post, sobretudo da forma como termina, realmente com muito humor...continue a escrever assim.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram... a gente ganha poco mas se diverte...hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Totalmente excelente o "perdeu, playboy"!
    Obrigada por escrever. E, mais ainda, por escrever de forma tão legal!

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna,

    Anemia perniciosa, causa sim lesões desmielinizantes.

    Parabéns por sua força de vontade, e se Deus quizer a cura da EM aparecerá em Breve.

    ResponderExcluir
  6. POIs eh.. eu ia comentar tbm, q anemia perniciosa causa lesao nas bainhas de mielinha. Pq a vitamina B12 protege justamente elas, por isso os sintomas são parecidos.. acabei de receber um pre diagnostico disso.. de deficit de vit. B12... até então, o prognostico era de EM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento. E boa sorte no teu diagnóstico... porque pior que ter um diagnóstico ruim, é não saber o que se tem né?
      Bjs

      Excluir
  7. Hm... estou com esperanças então, pq sou vegetariana, e fui diagnosticada a muito pouco tempo.. vou conversar com meu neuro sobre isso =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não custa fazer a dosagem né Cintia? Mesmo que tenhas EM, com a vitamina B12 baixa, a coisa piora.
      Bjs

      Excluir
  8. A carência da vitamina B12 em muitas situações manifesta-se também por alterações neuropsiquiátricas, sendo a mais comum a degeneração combinada subaguda da medula espinhal. No sistema nervoso central a repercussão maior é na mielina, sendo a degeneração esponjosa e a desmielinização difusa das colunas lateral e posterior da medula as mais típicas alterações patológicas. O mesmo ocorre nos hemisférios
    cerebrais, sendo que anormalidades nas imagens por ressonância magnética são esperadas. No entanto muito pouco tem sido relatado e a carência da cobalamina não figura habitualmente na lista de diagnósticos diferenciais de lesões desmielinizantes.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.