segunda-feira, 20 de abril de 2009

Eu acredito no que não vejo

Oi gente, blz?
Hoje eu estava pensando em o quanto deve ser difícil para os outros (não esclerosados) entender que diabos é essa Esclerose Múltipla.
Porque eu penso assim, quando a pessoa é cadeirante fica evidente sua deficiência. Cego também. A diabetes, o câncer todo mundo "sabe" o que é. Mas esclerose assusta já no nome.
Quando alguém me pergunta o que eu tenho se assustam achando que eu sou meio esquecida, demente, sei lá o que mais. Daí eu fico uns 5 minutos tentando explicar o que é a doença, explico a historinha do fio desencapado (se você não leu, clica aqui), mas mesmo assim fica aquele olhar desconfiado.
Deve ser difícil para as pessoas entenderem que não é mentira e nem preguiça quando eu digo que eu não consigo subir a escada, que eu não carrego a sacolinha do mercado, enfim, esse monte de coisas que meu corpo não permite. Aí vem aqueles comentários: "carregar a sacola não pode mas ir pra balada beber pode né?!" Tem dias que dá, tem dias que não. Nem a gente, esclerosados há tanto tempo, sabemos como será o dia de hoje.
É de se desconfiar né: uma moça bonita (podem discordar se quiserem), limpinha, inteligente (me achei agora), bem arrumadinha e "cherosa" querendo convencer que é doente?!
As pessoas esperam que todo portador de doença e/ou deficiência seja torto, feio, mal vestido, mal arrumado, mau humorado e, principalmente, burro. Ainda bem que existe Stephen Hawking como exemplo de inteligência desse povo malacabado como eu.
Eu sei que é pecado, mas já cheguei a pensar que seria melhor se EM me deixasse careca ou qualquer coisa do gênero, porque se aparece as pessoas acreditam. Já pensei também em engessar o braço ou a perna pra acreditarem que eu não podia carregar materiais ou que estava com dor. Esse super poder de invisibilidade da doença é a melhor e a pior coisa da EM. Mas agora já aceitei ser chamada de preguiçosa, porque assim como EM, parece-me que ignorância não tem cura.
Enfim, eu acredito em quase tudo que não se vê, como Deus e a minha doença. Ainda não acredito em duendes. Mas se a Xuxa viu, deve existir.

Até amanhã!
Bjs

Em tempo: estamos ficando chiquetérrimos amigos! Ontem, no caderno Donna de ZH nosso querido amigo-escritor maravilhoso Moacyr Scliar citou nosso bloguinho em sua coluna. Se você não leu, clica aqui
Mais uma vez, obrigado Moacyr!

4 comentários:

  1. Mai vem cá, fofura, pode ir pra balada???? Bora lá, nega ahahahhahaha... e olha, eu sou meio torto, mas eu sou "munito" tb, viu?! Vc tem muito talento com a escrita.... cacara... abriu um novo flanco de batalha... adorei... tem todo o meu apoio!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Amei o comentário de hoje, e é assim que infelizmente as pessoas julgam as outras. Graças a vc muitas pessoas ficaram bem informadas. bjos te adoro. vc é 10000000000000000000000000 gisela

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna... Tempos ja que acompanho seu Blog. Parabéns... adoro seus textos. Eu trabalhava com o Tiago na Compasso até um tempo atras... Nos vimos em uma janta um dia. Parabéns e obrigado pelos seus textos, não perco 1 dia :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigos!
    As palavras de vocês é que me impulsionam a continuar escrevendo.
    Lembro de vc Dimas. Se virando por aí? Sei que estás longe de PF. Eu é que agradeço por vc ter a paciencia de ler todos os dias.
    Obrigadão a todos!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.