sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feliz Páscoa!



Oi amigos, tudo bem com vocês?
Amanhã comemoramos a páscoa. Felizmente minha esclerose resolveu me visitar semanas antes de páscoa para que eu pudesse aproveitar e passear no feriado.
Mas o que comemoramos na páscoa mesmo?
Fiquei pensando nisso ao receber essa mensagem:
"DESABAFO! O que fizeram com a páscoa?Primeiro um alienígena estranho desceu do pólo norte voando em um trenó e puxado por renas (observe que esse bicho não tem asas...) e mesmo assim cruza os céus!!! Pelas barbas do profeta!!! Foi isso que me contaram... e o menino Jesus foi desbancado do Natal! Agora PASMEM os senhores e senhoras! Um coelho põe OVOS e como se não bastasse é de CHOCOLATE! Novamente o senhor Jesus Cristo sai de CENA seqüestrado por estas estapafúrdias e inverossímeis histórias!"
Bom, historicamente a páscoa surgiu muito antes de Jesus Cristo. Sim, a páscoa era uma festa dos egípcios e povos orientais que comemoravam o início da primavera, a passagem para uma estação de produção (por isso o coelho e os ovos = reprodução). Nessa mesma época em que se comemorava a páscoa, o povo judeu resolveu fugir do Egito. Aí, passou-se a comemorar a passagem do povo judeu da escravidão para a liberdade.
Os romanos resolveram que na época da páscoa iriam absolver um de seus presos e outros 3 seriam crucificados, sendo estes julgados pela população. Bom, aí vocês já sabem, os cristãos começaram a comemorar a páscoa como sendo a ressurreição de Jesus.
No fim das contas, em qualquer uma dessas páscoas se comemora uma coisa só: vida nova. Vida nova da primavera, vida nova em liberdade, vida nova para aqueles que crêem que a vida não é uma só.
Sou cristã espírita desde criança, por isso, comemoro na páscoa a prova da reencarnação, do amor e do perdão. Ah, e também lamento. Lamento muito porque continuamos apontando o dedo no nariz dos outros e crucificando aqueles que julgamos errados. 2000 anos e nada mudou. Ah, também lamento por ter feito strip tease na santa ceia e pichado a cruz. Sim, porque alguma coisa dessas eu devo ter feito né ?!
É isso aí amigos. Vamos tentar ver cada dia como uma vida nova. Uma nova oportunidade de crescer, aprender, melhorar. Uma ova oportunidade para ser feliz independente de quantas cruzes temos de carregar. Afinal, deus nunca dá uma cruz mais pesada do que podemos carregar.

Beijos e Feliz Páscoa a todos!

PS: amanhã vou viajar e provavelmente não conseguirei escrever, mas segunda-feira estou de volta.

Um comentário:

  1. Esse negócio de ser cristã-espirita desde pequena é bom pro meu sentido das coisas também, hehehe similitudes!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.