quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Escolhendo o presente do esclerosado

Oi amigos, blz?
Estamos muito próximos ao Natal, todos comprando presentes e pensando: o que vou dar praquele meu amigo, parente, etc. que é meio malacabadinho?
Claro, tem gente que tem o dom de dar presente ruim. Mas tem outros que dão algo com a maior das boas intenções, mas pra um portador de EM é um desastre.
Então, hoje vou dar algumas dicas do que NÃO dar de presente pra um portador de EM, tirando por base as minhas dificuldades e de algumas pessoas que conheço.
1. Bonequinhos que fazem barulho
Sabe aqueles bichinhos super fofos que fazem barulho, cantam, dançam e fazem estripulias quando alguém passa na frente? Pois é, eles podem ser fofos. Mas não se esqueçam que esclerosados quase sempre tem problema de cognição e muito barulho atrapalha até o senso de localização da gente. Eu já falei que fico zonza em lugar com muita gente falando e talz né? Esses bichinhos tem o dom de me deixar zonza (fora o tanto que conseguem ser irritantes).
2. Sapatos de salto alto
Sim, o sapato pode ser belíssimo, mas a maioria das meninas esclerosadas mal consegue ficar de pé, quanto mais usar um salto e se equilibrar em cima dele.
3. Coisas sobre doença
Livros, vídeos, etc. que falem sobre doenças e EM em especial. Nós já passamos o ano inteiro tendo a dita cuja da doença e lendo tudo sobre ela. Na noite de Natal temos direito de abrir pacotes de presente e comer peru sem se preocupar com a EM, não acham? Então, material sobre doença, só se o esclerosado pedir.
4. Livros de ajuda
Esse item é um pouco polêmico, afinal, tem gente que gosta desses livros de ajuda. Mas eu tenho a impressão de que, quem dá esses livros pra quem tem alguma doença, espera que a pessoa se cure lendo o livro. E pior, mostra que quando foi comprar o presente não lembrou da pessoa, lembrou da doença dela.
5. Objetos que curam
Sim, você que é esclerosado já deve ter ganhado algum objeto que ajuda na cura, tipo uma pedra mágica, um duende fantástico, uma bruxinha protetora da saúde... Esses objetos tem o mesmo problema dos livros de ajuda, mostram que a pessoa lembrou da doença antes de lembrar da pessoa.
6. Vídeos de ginástica
E qualquer coisa ligada a exercícios físicos. A gente não faz exercício porque não consegue, não porque não quer ou não gosta de sair de casa. Já basta a nossa consciência nos cobrando coisas que deveríamos fazer se pudéssemos. Eu sei que seria um presente "incentivador", mas não se preocupem, quando pudermos, vamos fazer uma caminhada leve. Se me dão um negócio desses eu atiro na cabeça de quem deu.
7. Objetos que lembrem sua incapacidade
A menos que você seja muito íntimo da pessoa e ela tenha lhe pedido uma bengala, por exemplo, é melhor não ficar lembrando até no presente de natal as suas incapacidades.
8. Bebidas
Esse é um presente que eu adoro, mas muitas pessoas com EM não podem beber nada alcoolico por causa de reações com remédios. (Mas pra mim pode dar até cachaça!)

Bom, esses são alguns que eu lembrei. Existem exceções, ou seja, pessoas com EM que podem gostar de alguma coisa dessas. Mas vamos combinar né, dá pra dar uma caprichada no presente esse ano. Eu sei que esses presentes são dados com boas intenções, mas dá pra combinar boa intenção com bom presente.
E você, qual sua dica de o que não dar pra um malacabado?
Eu dou mais duas dicas mais gerais, tiradas de experiências pessoais:
1. Não dê livros pra crianças com deficiência mental que não conseguem ler. Ao invés de fazer um favor, você estará fazendo ela se lembrar de uma incapacidade dela. E sim, eles ficam tristes com isso.
2. Dê brinquedo pra criança. Chega a doer olhar pro rostinho dos pequenos quando abrem o pacote e tem uma camiseta ao invés da boneca.

Boas compras!
Até amanhã!
Bjs

4 comentários:

  1. Ótimo esse post, Bruna!!! Vou mandar o link pra família toda ler. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Eu, particularmente, odeio livros de auto-ajuda. Recebi váááários nos meses que sucederam meu acidente. Sabe quantos eu li? Quem respondeu nenhum, ganhou uma barra de chocolate light.
    Haja falta de sensibilidade!

    ResponderExcluir
  3. Ah Ronald, eu quero chocolate que engorda... light não dá nem de presente! Ehehehehhehe
    Tb não gosto desses livros.

    Lembrei de brinquedos que não se deve dar pra crianças com EM:
    - Pogobol, Patins, Skate, Patinete e Pula-corda.
    Nem preciso explicar porque né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei esse post Bruninha!!!!
    Foi genial essa sua idéia amiga!
    Eu ,particularmente, não sofri com presentes indesejados ou que eu não pudesse usar, pelo menos até hoje.
    Mais essas dicas foram excelentes...
    Bjos e bom fim de semana.

    Ah, estava assistindo o Jornal Hoje e me lembrei de vc, qdo passou uma matéria sobre o Natal Luz. Sempre que vejo algo do sul me lembro de vc na mesma hora.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.