sábado, 19 de dezembro de 2009

De onde veio minha EM?

Oi amigos, blz?
Sempre que falo pra alguém que tenho EM, me perguntam se eu sei o que causou. Deve ser assim também com você.
Bom, nem os maiores estudiosos da doença sabem o que a causam, não vai ser eu que vou saber.
A segunda pergunta que me fazem é se alguém da família também tem. Bom, acredito que vivo não tem ninguém.
Sabemos que quem tem alguém com doença neurológica na família (qualquer uma), maior probabilidade de ter uma doença neurológica também.
Aí perguntam se não tem a ver com a deficiência mental da minha irmã. Bom, graças a Deus a saúde física dela é perfeita. E depois de virar ela do avesso com exames, sabemos que ela não tem nadica de nada de doença física, neurológica ou genética.
Mas, entretanto, todavia, contudo, tem uma história que me faz crer que sim, teve gente na família com EM.
Meu avô conta que a mãe dele era muito cheia de "caprichos" e que o pai dele fazia todas as vontades dela, porque ela era meio "preguiçosa". Aí, com o tempo, ela foi ficando fraquinha, daí não levantava mais, não comia sozinha, ficou dependente do meu bisavô até a sua morte.
Sentiu né, que a preguiça e a dependência dela é muito parecida com a evolução da esclerose múltipla em alguém que não faz nenhum tratamento.
Claro, lá no Imaruí, interior de Aratingaúba (SC) em mil novecentos e guaraná de rolha, não tinha ninguém com conhecimento pra diagnosticar e tratar alguém com EM.
Mas, sinceramente, pouco me importa se tinha ou não alguém na família com EM. Claro, eu sei que é bom saber pro histórico médico. Mas pra minha vida não faz diferença.
Vou continuar tendo EM sabendo dessa história ou não. Vou continuar vivendo e sendo feliz.
Mas, se satisfaz aos outros saber disso, aí está a história.
Um detalhe importante, é que se (porque não temos certeza) minha bisa tinha EM mesmo, ela teve um filho que é o primeiro homem da minha vida que eu amo demaaaais, meu vovô Manoel. E mais, o cuidado que meu bisavô teve com a minha bisavó foi um exemplo de amor e dedicação que meu avô seguiu e nos ensinou.
Então, não me importo se a EM veio na genética, o importante é que eu vim pra essa família, cresci e vou vivendo muito feliz.
Bom findi!
Até segunda-feira!
Bjs

3 comentários:

  1. Bruninha, que texto rico... que texto gostoso de ler, que texto profundo... Que bom haver um blog como o seu... beijos

    ResponderExcluir
  2. Irrita-me um pouco essa necessidade humana de ficar tentando achar a "origem do gene ruim", como se precisasse haver um 'culpado' pra coisas que simplesmente acontecem.
    Pior que isso, só quando, depois de descobrirem que a causa não é genética, te dão "permissão" pra ter filhos. Tipo "ah, já que não é genetico e o filho não vai nascer ruim assim que nem você, você deveria ter filhos".
    Uma oportunidades boas de ficarem calados, sabe?
    Enfim, que bom que sua bisavó teve seu amado avô, que teve sua mãe (seu pai?) que teve você. Seja qual for a "causa da sua avaria", seus genes garantem uma capacidade linda de dar e receber amor e carinho. Percebe-se de longe!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Jairo e Lak, vocês são exemplos para mim!
    Ah, e o vovô é pai da minha santa mãezinha.
    Acho que vou continuar a espalhar esses genes por aí...hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.