sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Remédinho na boca?

Oi gentes, blz?
Estou bem melhor hoje. Bom, como falei ontem, vi algumas novidades sobre EM.
Uma delas, que achei bastante promissora é a notícia sobre o avanço nas pesquisas de medicações via oral para Esclerose Múltipla.
Sim, seria o fim das picadas de agulha.
Tenho acompanhado algumas pesquisas em tratamentos e medicações para EM, por interesse próprio (óbvio) e pra poder contar pra vocês aqui também. Claro, não consigo acompanhar tudo que tem sido pesquisado por falta de tempo e vontade de ficar colada na internet. Mas agradeço a todos que me mandam matérias sobre EM. Estou indo atrás desses conteúdos.
Mas vamos voltar a medicação oral.
Mais uma vez, a competição de mercado vem ajudar o consumidor, e dessa vez, os consumidores somos nós, esclerosados desse mundão. Os laboratórios Merck e Novartis estão numa corrida super veloz para ser o primeiro a lançar uma medicação via oral para Esclerose Múltipla. O Cladribine, desenvolvido pela Merck, não foi aprovado pela FDA (agência nacional de saúde dos EUA), então, provavelmente, vai demorar mais a ter aprovação e ir ao mercado.
Mas, a Novartis conseguiu maior avanço nas pesquisas de seu novo imunomodulador, o Fingolimod FTY720.
As duas medicações apresentaram um bom resultado em pesquisas com pessoas com esclerose múltipla do tipo surto-remissão. Segundo seus estudos, as pessoas que tomaram essas medicações tiveram redução nos sintomas diários como a fadiga e tiveram uma diminuição considerável no número de surtos durante o tratamento.
Como nenhum dos dois agem como os interferons, serão, além de um tratamento via oral, que é muito mais prático e menos traumático, uma alternativa para aqueles que, como eu, apresentaram piora e sintomas alérgicos com os interferons.
Qual será o primeiro medicamento pra EM via oral? Não sei.
Quando estará no mercado? Também não sei.
Só sei que as pesquisas são promissoras e não estão estagnadas. Todos os dias vemos novas descobertas que podem melhorar a qualidade de vida de todos que tem EM.
Bom né gente?
Quem quiser ler mais sobre as pesquisas e aspectos técnicos dos medicamentos, acessem o site do Multiple Sclerosis Resource Centre: http://www.msrc.co.uk/
Até amanhã!
Bjs

4 comentários:

  1. Olá Bruninha, bom ver que você está melhor! Como diz a Roseli, somos mesmo florzinhas de estufa!!
    Bom sobre o medicamento oral, estão em pesquisas há 2 anos e prontinho pra ser lançado, como disse o meu médico. Ele só não vai acabar com todas as picadinhas, pois no meu caso ele já disse que não vai mexer em time que está ganhando! Ou seja, vou continuar com as minhas picadinhas diárias. Mas enquanto "o time" estiver ganhando, melhor né?
    Agora pra você acho que vai ser ótimo, lembra quando te falei desse medicamento?
    Vou dar a bronca de amiga heim!!! Hehehehe
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Realmente, melhor não mecher em time que está ganhando. Mas vai ser bom pra quem não conseguiu se dar bem com as picadinhas.
    Vou esperar a medicação ser aprovada no Brasil e conversar com meu médico. Sabe né, enquanto eu confio no médico, eu sigo ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna. Também sou portadora de EM e estou torcendo (como todas e alguns todos) por essa boa noticia chegar o quanto antes. E que todos estejam prontos! Vai ser um alivio ficarmos livres das injeções.Beijo da Val.

    ResponderExcluir
  4. Nem me fala... não aguento mais tomar essa injeção... sem contar que os efeitos colaterais em mim pelo menos são péssimos!! Alguém tem alguma novidade sobre o medicamento oral? Um beijo a todos!!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.