segunda-feira, 4 de maio de 2009

Doar tempo, doar vida: um ato de amor

Oi gente, blz?
Ontem falei sobre amor, e acho que doar-se é uma forma de amor. Doar tempo, doar carinho, doar um órgão, doar sangue, enfim, doar.
Tenho acompanhado a série "Transplante, o Dom da Vida" aos domingos no Fantástico e me emociono com o sofrimento das pessoas que estão na fila de espera.
Mas hoje não vamos falar sobre ser doador de órgãos não, afinal, só podemos doar nossos órgãos depois de "mortinhos da silva" (com algumas exceções).
Hoje quero convidar vocês a pensar um pouco mais sobre a "doação de saúde" que podemos fazer em vida: sangue e medula óssea.
Eu, infelizmente, não posso doar nem um nem outro, mas faço campanha para que as pessoas saudáveis doem um pouco do seu tempo para ajudar os outros.
Ninguém nessa vida está totalmente seguro de que não vai precisar de sangue ou de um transplante de medula. Nunca se sabe o dia de amanhã, não é mesmo? Acidentes acontecem e a vida é uma caixinha de surpresas.
O Brasil precisa diariamente de 5.500 bolsas de sangue e o transplante de medula óssea é a única esperança de vida para os portadores de leucemia (e outras doenças). Já imaginou quão fantástica deve ser a sensação de salvar uma vida?
Doar sangue ou medula é simples, rápido e não dói.
Para ser um doador de medula óssea você precisa ir a um hemocentro e dizer: "Eu quero ser doador de medula!" Aí você terá que preencher um questionário e tirar 5ml de sangue (da veia do braço, que nem exame de sangue). E pronto, você está cadastrado.
Para doar sangue não é muito diferente. Vá a um hemocentro e diga: "Quero ser doador de sangue". Você preencherá um questionário e se estiver tudo OK (veja aqui se você pode), você deita numa cadeirinha e doa uma bolsa de sangue (450ml). Esse sangue não vai te fazer falta e não dói. (Os marmanjos com medo de agulha que tomem vergonha na cara né). Depois de doar você ainda ganhará um lanchinho. O intervalo entre uma doação e outra deve ser de no mínimo 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Tá, aí você vai me dizer: mas gasta um tempão, eu já não tenho muito tempo para descansar, o hemocentro é longe de onde eu moro e mais um monte de coisas.
Pode até tomar um tempo, mas não é uma coisa que se faz todos os dias, nem todo mês. Cadastro para doador de medula óssea é uma vez só na vida. Na hora que a preguiça de ir doar bater, pensem nas milhares de pessoas que precisam de sangue por dia. Pensem nos pais que perdem seus filhos para a leucemia. Pense que você não está livre de precisar desta ajuda amanhã ou depois. Pense nas pessoas que você ama e que podem precisar desta ajuda. Pense mais no outro.
Se você ainda não viu o vídeo "considerações sobre o tempo", assista aqui. O texto da propaganda é o seguinte:
“Cinco segundos caminhando na praia é pouco. Cinco segundo caminhando sobre brasas é muito. Cinco minutos para quem precisa dormir é pouco. Cinco minutos para quem precisa acordar é muito. Um fim de semana de sol é pouco. Um fim de semana de chuva é muito. Um mês de férias é pouco. Um mês sem descanso é muito. Uma vida pra quem doa é muito. Mas uma vida pra quem espera é tudo. Tempo é vida.”

Pense nisso. Doe vida!


Até amanhã!
Bjs

6 comentários:

  1. Bruna, que bacana o seu post! Por coincidência hoje fiz um post similar no meu blog... Já sou doadora de sangue e com certeza é uma atitude social que a maioria das pessoas pode fazer em vida. É um gesto pequeno que faz toda a diferença! bjsss

    ResponderExcluir
  2. Bruna,
    O cadastro para doar medula óssea é simples realmente. Mas daí você entra em um cadastro de nome REDOME e se tiver alguém na lista compatível com você é preciso fazer tipo uma cirurgia...com anestesia geral e tudo...é muito legal, meu esposo é doador e eu tenho o maior orgulho dele, mas não tive coragem ainda...quem sabe uma hora dessas supero este meu medo...Abração...Denise

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna - fui procurar informações sobre doação de medula, mas como também tenho esclerose múltipla, não posso. Então encontrei teu blog.
    Incrível como a gente fica mais forte, mais simples e sensível aos outros quando tem um "dodoí" qualquer. Não dá prá doar medula, mas a gente nem imagina quanto tem prá doar ... Ajudar é muito bom, faz muito bem!

    ResponderExcluir
  4. Por sermos pacientes de EM tambem nao podemos doar sangue?

    ResponderExcluir
  5. Vejo tantas pessoas falarem que paciente EM não pode doar sangue, mas ninguém fala o por quê. Se alguém souber, seria legal dividir a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo/amiga, não podemos doar sangue nem órgãos porque não sabemos ainda todos os mecanismos da doença, podendo fazer até mal a quem receber. Os anticorpos que temos são passados no sangue. Entende?

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.