sábado, 9 de maio de 2009

Mamães esclerosadas


Oi amigos, blz?
Hoje tô cansadinha. Além do resfriado, tive aula da pós até agora há pouco. Mas nada que me impeça de vir falar com vocês.
Como todos sabem, amanhã é o dia das mamães, essas mulheres maravilhosas que nos colocam no mundo e nos amam antes mesmo de "nos saberem". Sim, porque a mulher-mãe ama seus filhos mesmo antes de saber que vai engravidar.
Digo isso porque eu já amo os filhos que vou ter um dia.
Por isso, hoje vamos falar sobre EM e gravidez.
Quando fui diagnosticada fiquei com medo de não poder ter filhos um dia, há 8 anos atrás não se sabia muita coisa ao certo, nem o Google tinha essa resposta para mim. E se o Google não sabe, é porque não existe...hehehe.
Daí conheci algumas mulheres que tiveram filhos, mas antes do diagnóstico, e antes de tomar esse calhamaço de remédios que tomamos.
Bom, hoje eu sei que é possível às portadores de EM engravidarem e serem ótimas mamães (disso eu não tinha dúvidas).
A mulher com EM que quer engravidar deve ter mais ou menos os mesmos cuidados que qualquer outra mulher. Primeiro deve consultar o médico ginecologista e o neurologista, para ver se está tudo OK. Se estiver tomando alguma medicação, o mais indicado é parar com o tratamento antes de engravidar. Depois de "treinar" bastante e conseguir o objetivo (engravidar), deve-se realizar o pré-natal como qualquer outra grávida.
Segundo diversos estudos, a gravidez não altera a incidência de surtos na paciente. Entretanto, as mulheres que já tem algum desequilíbrio (físico, não mental), deve tomar cuidado dobrado pra não cair. E como toma grávida, evitar stress, ter alguém sempre por perto, etc.
Já me perguntei também: e se minha filha ou filho tiver EM?
Não existe nada comprovando a hereditariedade da Esclerose. Mas se acontecesse, acho que eu teria forças e amor o suficiente para ajudar meu pimpolho (a). E, além do mais, uma vida com EM é melhor que vida nenhuma (mesmo tendo uns "bocó" aí que discordem). E sobre carregar o baby no colo, a gente dá um jeito (pra tudo na vida dá-se um jeito).
Ainda não estou pronta para um momento grandioso e de tamanha responsabilidade como esse. Mas sei que um dia estarei e realizarei um dos sonhos da minha mãe: ser vovó...hehehe
Por hoje, peço a todos que dêem um forte abraço nas suas mamães, e todas as mamães, sintam-se abraçadas por mim!
Amanhã passarei o dia com minhas duas mamães (a mami e a vovó). De noite mostro elas aqui pra vocês.

Até amanhã!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.