segunda-feira, 11 de maio de 2009

Brotando água das mãos

Oi gente, como vai essa preguiça de segunda-feira?
Não, eu não estou salvando o povo da seca, fazendo surgir água que nem Jesus Cristo (uma pena né?). O título de hoje tem a ver com a Disidrose. Neste último sábado, no caderno Vida de Zero Hora saiu uma matéria sobre esse negócio. Aí, descobri o nome para as bolhas que tenho nas mãos de vez em quando.
Faz algum tempo que aparecem, esporadicamente pequenas bolhas de água nas mãos (principalmente nos dedos), que coçam, descamam e somem. Mas nunca me incomodou muuuito.
Lendo a matéria, descobri que esse negócio se trata com imunomoduladores (o mesmo tipo de remédio utilizado para EM. Clique aqui para saber mais sobre esses remédios). Assim como a EM, ninguém sabe o que causa ao certo, mas sabe-se que piora com o estresse. Fiquei pensando, será que esse tipo de dermatite (inflamação na pele) não pode ser auto-imune, assim como a EM?
Não se sabe ainda. Mas não é causada por excesso de suor. Alguns médicos ligam a disidrose ao uso excessivo de álcool. Tudo bem, eu bebo minha cervejinha, mas não é pra tanto né.
Pelo que li, a disidrose vem e vai, que nem surto de EM. Para evitar que ela venha, os médicos indicam não usar sabonetes antissépticos (são muito fortes), detergentes, produtos de limpeza e cimento. Já decidi: não tomar banho, não lavar a louça, não limpar a casa nem trabalhar na construção civil...hahahaha
Brincadeirinha né! Se bem que lavar a louça não é lá a melhor coisa do mundo...hehehe.
Vou continuar com a minha mania de passar hidratante nas mãos (viu só, não é frescura), que ajuda no tratamento.
Ah, disidrose pode dar nos pés também. Mas essa pereba no pé eu não tenho.
Bom, se você acha que tem disidrose, não faça como eu que espera ler no jornal pra descobrir o que é. Vá num dermatologista que além de ser mais garantido, você terá o tratamento adequado.
Juro pra vocês que na próxima vez que elas aparecerem eu vou no dermato confirmar que é isso.

Até amanhã!
Bjs

Em tempo: hoje é o aniversário duma amiga muito amada por mim, minha "maninha" Sara. Parabéns pra vc! Mil bjs!

55 comentários:

  1. Evite a cerveja ou qualquer alimento que possua levedo, as demais bebidas não tem problema, passe um tempo sem tomar cerveja, tipo um mês depois tome uma ou duas latinhas para ver se aparece as bolhinhas.

    acadamuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando encho a cara com cerveja em churrasco de fim de semana, ou ligo uns 3 ou 4 dias bebendo nas férias, a minha recompensa são essas bolhinhas nas mãos que não me incomodam tanto. A primeira vez que tive foi bem forte, ardia e coçava, mas depois melhorou muito, mesmo bebendo mais. No meu caso eu ligo a disidrose à encher a cara. Como não costumo beber outras coisas para ficar de porre, associo à cerveja. Tenho 27 anos e não queria parar de beber agora, kkkkkk. Esses porres pesados acontecem esporadicamente, por isso não me preocupo tanto.

      Excluir
    2. Bom no mau caso aparece quando eu bebo qualquer tipo de bebida alcoólica, principalmente as destiladas, vodka,wisk,e caipirinha, cerveja dificilmente aparece,a não ser que eu tome um fardo,mas as destiladas por menor quantidade que seja elas aparecem.

      Excluir
  2. Boa idéia, vou cuidar. Sabe que eu fiquei o inverno sem tomar cerveja, só no vinho mesmo, e tive as bolinhas. Mas vou começar a cuidar se uma coisa está levando a outra. Obrigado! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se assuste, provavelmente é herpes, e o liquido que sai das bolhas é altamente contagioso. O alcool é sim um vilão, aumentando o numero de crises e a gravidade das mensmas, assim como o chocolate, o açucar e a farinha ( dito bolos, biscoitos e pães)Tome cuidado ao coçar, muitas vezes as pessoas levam os dedos quando coçam á boca, coçam com os dentes, pois coça muito, e um dia terão herpes tambem na boca, no céu da bocA, gngivas, garganta, e isto é muito sofrimento. Ao tocar simplesmente neste liquido q sai da bolha e depois de algum tempo tocar nos olhos tambem pode gerar futuramente herpes nos olhos! sim! Que pode inclusive levar a cegueira. as vezes são minusculas bolhinhas dentro do olho, as vezes ao redor, mas os médicos nunca levam tão a sério. Lave bem as mãos quando tiver com essas bolhinhas nos dedos. se conseguir convencer um médico a ouvir atentamente o que VOCE acha que tem, quem sabe ele possa lhe examinar adequadamnte e fazer exames.

      Excluir
    2. Não é herpes não. Como deves saber, para herpes existem exames bem específicos, por se tratar de um vírus. Mas já vi lesões causadas por herpes, que são bem diferentes dessas que eu tinha.
      Talvez não tenhas lido o resto do blog, mas se leres, vais ver que vou nos meus médicos com regularidade ;)
      De qualquer forma, era disidrose mesmo, causada pelos medicamentos que tomo, e já fazem 2 anos que não me deu mais.
      ;)

      Excluir
  3. puxa eu tenho isso nos meus pés,,,, vai e vem, já passei algumas pomadas e nada adiantou,,, acho que o problema está na cervejinha mesmo, já que não dispenso umazinha se quer no fim de semana rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei aliviada ao entrar na internet e descobrir que existem muitas pessoas que tem esse sintoma, já estava com pânico. Em mim há muitos anos, sempre apareceram essas bolinhas, são pequenas, parece que tem água e coçam, mas só dava entre os dedos e sumia sem eu fazer nada, só que agora elas vieram com força e espalhou nas duas mãos e um pouquinho no pé direito, parei para analisar, tenho exagerado na cerveja nos últimos dias. Parei de beber a partir de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karalhooooo eu estava com o cu na mão tmbm!!! Graças a Deus eu não sou a única, tava em pânico achando que iria morrer tomada por bolhas hahaha!!! Vlw bha salvase minha noite!!!! Vou até fuma um pra relaxar!!! Hhehhehe

      Excluir
  5. Pelo visto tá todo mundo ligando os fatos né?
    Mta cerveja = disidrose.
    De qq forma, qd incomoda muito, o melhor a fazer é procurar um médico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive isso e nunca soube o que era....
    agora eu sei
    rsrsrs
    eu tb percebi q sempre aparece nos meus pés qdo eu bebo muito...
    um paleativo para os pés quando eu bebo é abusar um tanto de um spray tipo tennis pé
    as bolhas aparecem, mas com menor intencidade e nao causam a irritaçao.

    ResponderExcluir
  7. nossa.....
    só pode ser da cerveja mesmo, tive depois do carnaval, mas em mim saiu nas duas mãos, e agora ta querendo sair novamente, também né.... uma cervejada atras da outra...
    hahahahah

    ResponderExcluir
  8. Olá! comecei a ter essas bolhinhas. começam coçando muito, ai enchem de agua e estouram, e fica ferido.
    mas eu nao bebo nada alcoolico.

    ResponderExcluir
  9. Gente, eu não bebo e estou com isso! São quase imperceptíveis na mão e já tem um tempão que elas começaram a aparecer nos pés, agora está muito feio e se espalhando, associado a um ressecamento horrível! Preciso ir ao dermato. Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Pois é...dá em quem não bebe também. Sabe que com o frio as minhas aumentam?
    Seria bom ir a um dermatologista pra não sofrer com isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu bebo, e se eu tivesse isso toda vez q eu bebo cerveja, teria q ter me acostumado ja. Fui a uma dermatologista q tbm não disse nada, só me deu remedio. É alergia, só não sei do q.
    Cristina

    ResponderExcluir
  12. Há um bom tempo eu vinha tendo.. Só que uma ou outra (nas mãos). Só que de um tempo pra cá, elas se focalizaram em apenas 1 dedo, o indicador. E saiu com monte de bolhinhas juntas na parte do meio do dedo indicador. Vão e voltam exporadicamente. E eu não bebo. O que deve ser?

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal!

    Eu tambem tenho esse sintoma há anos, as bolhas de agua aparecem depois semem do nada!, detalhe, eu nunca bebi..., e ai?

    ResponderExcluir
  14. tenho a mesma coisa, comeca nos pes e coçam demais... e nas maos raramente coça
    bebo muita cerveja, acho entao pod eser isso, farei o teste hehehe
    Brigadao pela informação!!!

    MAS O CERTO É IR NO DERMATO!!!!

    Boas festas pessoal

    ResponderExcluir
  15. aew eu n bebo e isso fika me enchendo o saco como eu faco pra paraR?

    ResponderExcluir
  16. Pois eu ñ bebo cerveja pois ñ a suporto, e de vez em qd lá aparecem as malditas bolhas.
    Desta vez vieram com + força e ando a por há bastante tempo pomadas, inclusive ja mudei pa ver se melhorava e nada.
    Só vão embora qd lhes apetecer, até lá, fico com a cabeça em água tb!!! grrrrr

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca bebi cervejinha e tenho essa porra há anos! Não creio que essa relação com o álcool seja assim mesmo, porque eu praticamente não bebo, só em dias muito especiais. Aí minha pele rebenta nos mesmos dedos de cada mão, do polegar ao anelar apenas. Aí volta a vir uma pele nova, mais enrrugadita... e não tem uma semana começa a surgir as bolhinhas de água... esse negócio tem anos em mim, pelo menos uns 10. Pior é que às vezes dá uma sensação aborrecida de coceira, já para não falar do inestético da coisa.
    Eu sofro horrores com esse negócio, quero acabar com isso logo, mas não há creme que resulte. Na verdade, eu penso que isso vem mesmo de uma desidratação dos tecidos... eu praticamente não bebo líquidos, água então, nem vê-la. Aí, para me castigar, nosso senhor me deu esse dom de brotar bolhinhas nas mãos. Castigo, hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que rir do anônimo do dia 28/06/11, apesar do pânico que me das bolhas tb!

      Excluir
  18. Gente, a bebida alcoolica é apenas um fator que pode piorar quem já tem esse problema. O problema em si não é causada pela cerveja...
    Ah, ingerir bastante líquido (água) é bom para diminuir as bolhinhas.
    Mas, o ideal, é ir num médico dermatologista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. olha, eu fui no dermato e ele me mandou parar com a cerveja, como? ele disse ser alergia, mas alergia? logo comigo, logo pela cervejinha...kkk

    ResponderExcluir
  20. eu nao bebo nada alcolico mas de fato chorei esses dias.. ;S o engraçado q tirei com a unha a pele e sai agua direto oO rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia galera eu também possuo este problema, mas tem pequeno detalhe, SÓ APARECEM ESSAS BOLHLINHAS QUANDO EU MISTURO CERVEJA, principalmente a ANTARCTICA,É EU INGERI-LA E SAIR BOLHINHAS NAS EXTREMIDADES DOS DEDOS...... e é só reduzir que desaparecem , pensei que tinha algo haver com os rins ..tava com medo de uma cirrose

      Excluir
  21. gente em mim da direto tbem ... elas são varias bolinha piquenas cheias de agua .... e as vezes aparece umas até na sola do meu pé.... ai eu furo vaza e seca e ja some , depois volta dinovo...
    mais isso acontece sempre quando eu chapo o globo bebendo... ou quando estou muito nervoso... eu ja tava ficando assustando com essas bolinhas ! mais enfim eu não vou morrer então ? rs

    ResponderExcluir
  22. oi gente bebo bastante e as minhas estao enflamando.sera q é por causa da ceva.

    ResponderExcluir
  23. Olha ...vou te contar ...Eu tb tenho essa "merda",quando bebo fico empolada,com pintinhas vermelhas no corpo,e principalmente com minhas mãos muito vermelhas e coçando muito acompanhada de bolhinhas de agua,e por ultimo,depois de uns dois dias, que já não ta mais coçando e nem vermelho,minhas mãos começam a descascar!E isso é só quando eu tomo umas heim...kkkkk,É horrivél,oque será heim?

    ResponderExcluir
  24. Sabe que deve fazer já um ano e pouco que não tenho mais isso... e não deixei de beber, nem fiz nenhum tratamento especial... vai saber né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Ola galera estou aliviada em saber que ñ sou a única a ter esse problema,e que posso compartilhar soluções com vcs.em mim essas bolhinhas que coçam ja me seguem ah um ano e meio, tem hora que entro em desespero com tanta coceira e me da vontade de cortar os dedos e jogar fora.se coçar fere, então eu esquento os dedos no fogo quando coçam para matar a coceira e evitar de ferir coçando. mais daqui pra frente vou parar de beber para observar se melhora. xauzinho!

    ResponderExcluir
  26. não bebo nada e tenho essas bolhas nas mãos e nos pés...e ai????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí que é bom tu ires num dermatologista pra saber o que é... ;)

      Excluir
    2. Gente eu fico assim toda vez que bebo cerveja. Mas nao to a fim de parar nao kkk eu tava achando ate q fosse problema no figado.

      Excluir
  27. Eu tenho bolhas de água nas duas mãos, só são duas, mas uma arrebentou e dói que se farta. Eu tenho 14 ANOS eu não bebo álcool nem que me obriguem.E isso aí está mal, porque eu li noutro sitio que isto aparece quando nós esfregamos, raspamos as num sitiu com altos e baixos, ou quando estamos por exemplo a tirar os graos de milho!

    ResponderExcluir
  28. eu sempre tenho essa porcaria de bolhinas... depois minhas maos secam e ficam descascando. é horrivel!

    eu observei que quando como muita carne vermelha elas pioram bastante... observem em vcs.

    ResponderExcluir
  29. Tbm tenho estas perebas.... percebi a diferença na gravidez... acho que a alimentação saudavel ajuda muito...

    ResponderExcluir
  30. E ai galera ? Deve ser algo relacionado á alimentação . Cada um tem uma sensibilidade diferente mesmo . Mas que o álcool é um dos fatores não tenho dúvida . Toda vez que exagero na cerveja me aparece estas bolhas . Mas só quando bebo 20 latinhas . Então vamos beber somente 19 por dia tá ? rsrsrs Brincadeira , mas tem á ver sim .

    ResponderExcluir
  31. Em mim isso acontece quando tomo muita cerveja e churrasco, brotam muitas bolhas nos pes que coçam, eu geralmente furo as bolhas que alivia as coceiras. Mas nao sei ao certo o que é isso, pois nunca fui ao medico.

    ResponderExcluir
  32. Eu não bebo nenhuma gota de cerveja e nasce nas minhas mãos e pés (principalmente o lado direito, quase exclusivamente). Mas andei sim tendo muitos episódios de stress. Então no meu caso não é bebida. Não fui no médico ainda, mas já cheguei a estourar as bolhas e passar própolis puro. Ajudou bem !

    ResponderExcluir
  33. comigo ė interessante, quando fico sem beber álcool aparece. Se bebo mais de três dias por semana essas bolinhas somem e fica normal. Acho que meu organismo ja está trabalhando ao contrário. Decidi agora ficar um tempo bom sem beber pra ver se volta ao normal.

    ResponderExcluir
  34. comigo ė interessante, quando fico sem beber álcool aparece. Se bebo mais de três dias por semana essas bolinhas somem e fica normal. Acho que meu organismo ja está trabalhando ao contrário. Decidi agora ficar um tempo bom sem beber pra ver se volta ao normal.

    ResponderExcluir
  35. Comigo tbm acontece isso e percebi quando bebo a cerveja antactica começou no carnaval de 2015 só tinha a antactica e minhas mãos ficaram cheias dessas bolinhas essa semana voltou novamente depois de beber novamente a antactica muita coincidência pois sempre bebo outras cerveja e não tenho como desde o carnaval não tomava antactica e não aparecia as bolinhas e essa semana quando bebi antactica voltou não vou mais beber antactica.

    ResponderExcluir
  36. Comigo tbm acontece isso e percebi quando bebo a cerveja antactica começou no carnaval de 2015 só tinha a antactica e minhas mãos ficaram cheias dessas bolinhas essa semana voltou novamente depois de beber novamente a antactica muita coincidência pois sempre bebo outras cerveja e não tenho como desde o carnaval não tomava antactica e não aparecia as bolinhas e essa semana quando bebi antactica voltou não vou mais beber antactica.

    ResponderExcluir
  37. Sou mais uma que passa por isso.
    Bem, sempre que bebo aparece nas mãos, nos pés e no rosto, tem ardência, coça. No meu rosto não incômoda, fica vermelho como se eu tivesse me bronzeado. No meu caso não importa a quantidade de álcool, pode ser uma dose de whisky, 4 latinas,qualquer bebida me deixa com essas bolhas, fora a ressaca que tenho no outro dia

    ResponderExcluir
  38. Que bom que não sou a única! Em mim só aparece quando eu bebo cerveja, vinho, caipirinha; não importa a quantidade quanto maior a dose mais intensa as bolhas não mãos e pés. Incomodam muito, coçam e depois secam e descama. Alguém já procurou um dermatologista para saber se existe tratamento para isso? Ou o tratamento é realmente suspender a ingestão de bebidas alcoólicas?

    ResponderExcluir
  39. CREME DE CALÊNDULA PARA COCEIRAS E IRRITAÇÕES
    R$ 17,90

    Elaborado com extrato Vegetal de Calêndula, este creme é indicado para aliviar coceiras e irritações da pele sensível. Apresenta ação cicatriznte e antiinflamatório.Não contém perfume.

    Código: 0002219

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/cosmeticos/creme-de-calendula-para-coceiras-e-irritacoes.html

    ResponderExcluir
  40. olá, também sofro com essas bolhas que sai com bastante frequência nos pés,já fazem uns 20 anos, mas descobri que além do consumo excessivo de cerveja quando como carne bovina em excesso também desencadeia o surgimento das bolhas. quando fico em dieta de carne e cerveja elas desaparecem por completo

    ResponderExcluir
  41. oi, eu tambem sofro desta virose, ela manifesta se bastante depois de beber uma cervejinha, as bolhas aparecem depois secam e a pele se escama ate a palma da mao , tenetei para por 1 mes de beber e senti me melhor mais mal que voltei tomar a cerveja apareceram novamente. Uhfff ir ao dermat. vai me manadr parar de tomar o liquido precioso.

    ResponderExcluir
  42. O problema acho que é a cerveja sim, as bolinhas somem de segunda a sexta, sábado eu encho a cara na cerveja e as bolinhas na mão voltA de repente,vou ter que parar de beber tô com um milhão de bolhas na mão.....

    ResponderExcluir
  43. Eu tenho 21 anos e também sofro com isso! Primeiro achei que meu problema era com aquela bebida Ice, então parei com ela e bebi Hard Selzter - também deu bolinha. Outro dia bebi só caipirinha, também deu bolinha. Depois bebi só a cerveja e também deu a maldita inflamação. Acho que o problema é bebida alcoólica EM GERAL mesmo, de qualquer tipo. As bolinhas geralmente começam a aparecer umas 6 horas depois do consumo de álcool: bastante vermelhidão, coceira e a sensação da mão 'inchada', sem conseguir dobrá-la direito. Incomoda muito, porque trabalho em escritório e tenho que digitar bastante. No dia seguinte, a vermelhidão vai embora e fica só as bolinhas, bem visíveis e cheias de líquido. Ás vezes criam-se umas bolhas ENORMES na ponta de algum dedo, que doem de verdade e ficam bem feias (mas isso só quando eu bebo muito).
    Nunca experienciei a inflamação com outras coisas, tipo carne bovina... é só quando bebo. E não importa a quantidade. Mesmo se for só um copinho, as bolinhas aparecem. E se eu tomar um porre e beber exageradamente elas ficam maiores e mais dolorosas.
    Hoje passei uma loção de betametasona, que uso para tratar minha dermatite seborréica, e a pomada "Topcoid", que diz ser boa para inflamações. Espero que dê resultado. Vou em um alergista e dermatologista em breve pra ver isso...

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.