quarta-feira, 15 de abril de 2009

Iguais na diferença

Oi meu povo, td bem?
Há alguns dias vejo na tv uma propaganda muito legal, pertencente à campanha Iguais na Diferença. Uma bola dentro da equipe de comunicação do governo federal. Eu sei que eles atrasam remédios, não dão condições perfeitas de atendimento às pessoas, mas lançar uma campanha em televisão pela inclusão das pessoas "diferentes" já é um grande passo para o progresso.
Achei ótima a escolha da música Condição do Lulu Santos, não só por dizer "eu não sou diferente de ninguém", mas por explicar que "essa é a minha condição".
Condição, não escolha.
Ninguém em sã consciência escolhe não enxergar, não ouvir, não caminhar, ser dependente. É uma condição que nos é dada. E assim aprendemos a viver e ser feliz.
Acredito que para a maioria das pessoas, assim como para mim, acha que pior que a dificuldade da deficiência é o preconceito das pessoas.
Exemplo: na entrada da exposição em Porto Alegre uma moça cadeirante entrou na fila para comprar ingresso. Eu falei pra ela que tinha um guichê para deficientes e ela falou: "- é que é um incômodo". Eu também não fui nesse guichê por causa dos "olhares" dos outros. Mas pensa bem, ela sentada numa cadeira de rodas e ter que discutir com pessoas que olham torto pra ela, como se ela estivesse passando a perna nos outros é demais né.
Vendo essa propaganda meu namorado disse: "-eu só não entendi o que a primeira mulher que aparece tem de deficiência". Na hora eu pensei Esclerose Múltipla, porque não aparece, é uma necessidade especial invisível.
Imagina só, se a moça cadeirante se incomoda ao sair na rua, mesmo sendo uma deficiência aparente, o que gente com deficiências invisíveis se incomodam. Já passei por bêbada (por causa do desequilíbrio), preguiçosa e metida, querendo chamar atenção. Lamento, mas não conheço ninguém que ande de bengala porque ache bonito.
Eu apóio a campanha Iguais na Diferença, afinal, somos todos diferentes, especiais e essenciais!

Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Quero agradecer, do fundo do meu coração a oportunidade q deram-me, ao ler esse texto. Em 2009, tive a idéia de uma apresentação, digamos diferente. Hj 07/01/10, após a leitura veio a imagem em minha mente de um grande festival. Muito obrigado, e parabéns! Vitorcmv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Vitor, fiquei curiosa sobre sua apresentação e com esse festival. Me conte por email: bruna.rochasilveira@gmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.