terça-feira, 30 de março de 2010

Biografia

Oi gentes, blz?
Ontem fui a um seminário sobre Narrativas e Ciências Sociais. Resumindo (bem resumidamente) era sobre o uso de pesquisa biográfica para entender o contexto social, ou a sociedade.
Mas a técnica ou a pesquisa não vem ao caso aqui. O que vem ao caso é a minha curiosidade sobre a vida dos outros. Não em termos de fofoca. Mas no sentido de entender como as pessoas passam por tudo que elas passam, como elas vivem e/ou sobrevivem. O que eu posso "usar" da experiência dela que ajude na minha vida.
Aqui no blog tem um pedaço da minha vida. Um bocado de lembranças desses últimos 10 anos. E claro, algumas recordações de como era viver sem EM.
Não sei o quanto contar a minha experiência ajuda os outros a entender a si próprios, mas posso dizer que as histórias que vocês contam pra mim através do blog, me ajudam muito.
Me vejo em muitas das histórias que recebo por email. Tanto que, em alguns emails penso: será que não fui eu que escrevi isso?
Na semana passada recebi 3 emails de pessoas na mesma faixa etária que eu, que tiverem diagnóstico há pouco tempo. Lendo seus emails, percebi as preocupações que eu tinha lá nos meus 15 anos, quando eu tive o diagnótico. Vejo a apreensão de como será a vida com EM, como contar aos outros o que se tem, etc.
Não sei se ajuda em alguma coisa dizer, mas gente, isso passa. Acho que é normal ficarmos apreensivos com algo diferente que acontece conosco. Ainda mais quando esse "algo" é uma doença neurológica, degenerativa, progressiva.
Mas, com o tempo (e vontade, e apoio da família), a gente vê que o degenerativo não quer dizer que vamos sair "derretendo" pela rua até sumir. E que ela é progressiva sim, mas a gente também progride e cria novas formas de passar pelas dificuldades que a EM nos traz.
Não sei o quão interessante é ler sobre o meu dia, sobre como é provar roupas ou subir uma escada pra um esclerosado. Mas, ao contar a minha biografia (ou um pedacinho dela) eu compreendo melhor as minhas ações. E ler a vida de vocês, me ajuda a continuar tendo fé nas pessoas e esperança num mundo melhor.
Por isso, vou abrir aqui um espaço pra todos vocês contarem suas experiências com a EM. Eu demorei 9 anos pra ter "coragem" de fazer o blog. E sei que muita gente tem vontade de contar a sua história, mas não querem ter um diário na internet.
Então, sintam-se a vontade pra mandar suas histórias (portador de EM, cuidador, familiar, namorado, amigos, etc), que aos poucos eu publicarei aqui. Mandem para o email: esclerosemultiplaeeu@gmail.com
De preferência com o assunto: minha biografia
Que daí eu sei que é pra publicar.
Quem não quiser mandar pra publicar, continue enviando suas histórias só pra mim. Me interesso e me importo com a vida e experiência de todos vocês.
Até mais!
Bjs

4 comentários:

  1. Sabe o que eu amo no seu blog, Bru? É que você segue a mesma filosofia que eu: realismo sem derrotismo, nem coitadismo.
    A sua realidade não é fácil, mas você tem ciencia de que ela faz parte de você e o que lhe cabe é seguir em frente, em vez de sentar e se lamuriar.
    Não faço questão de ler histórias de mega-superação, de quem conseguiu escalar o Everest com menos dedos nos pés. Mas adoro ler histórias de quem consegue viver bem o dia a dia, de forma singular, sem ficar reclamando que as coisas não "deveriam" ser assim com você.
    A gente se adapta à vida, não ela que se molda a nós.
    Eu não tenho EM, mas as suas experiências de vida são aquela dose diária de estímulo que me faz lembrar que pra quem acredita em si mesmo, viver bem é possível.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Lak, eu poderia copiar teu texto e colar no teu blog...hehehe
    Pra mim você é um exemplo a se seguir.
    Bjaaaum!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.