terça-feira, 9 de março de 2010

Um passo de cada vez

Oi amigos, blz?
Ontem, pouco antes de entrar no ônibus para vir à Porto Alegre, senti um frio na barriga. A viagem seria pelo mesmo caminho que faço sempre, o destino final também era conhecido, mas o meus nervosismo não passava.
Deve ser porque essa era a viagem "definitiva". Era a viagem que marcaria a minha vinda para Porto Alegre. Apesar de não vir ainda com a mudança, vim para escolher meu novo lar, para começar uma nova fase da minha vida.
Uma fase esperada sim, e cheia de expectativas. Mas ainda assim, fico nervosa. Deve ser porque quase tudo vai mudar.
Se é que existe alguma certa nessa vida, é a mudança. Tudo muda todos os dias. Todos mudamos todos os dias. Sempre.
Mas se tudo muda sempre, porque será que temos tanto medo? Temos medo do novo, do diferente, do desconhecido. Temos medo de fracassar, de se magoar, de se machucar. Temos medo da rejeição.
Esse medo, muitas vezes nos impede de fazer coisas maravilhosas para nossas vidas. Adiamos tentativas pelo medo de não dar certo. E que surpresa boa temos quando vemos o outro lado da mudança. As alegrias que o diferente pode nos trazer.
Não é a primeira vez (e provavelmente não será a última) que falo sobre mudanças. Já falei aqui sobre as mudanças que um diagnóstico pode trazer para nossa vida. E pensando bem, se até uma doença pode ter seu lado bom, como é que uma mudança tão sonhada, tão esperada, tão planejada não vai dar certo?
Às vezes ficamos sentados, vendo a vida passar pelo medo da dor que podemos sentir. Mas com o tempo, a dor de não ter tomado uma atitude pode ficar pior do que o medo de agir. O negócio é dar o primeiro passo. E ir se acostumando com as mudanças, um passo de cada vez.
Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. BRUNA!! Boa novíssima fase! Tenha certeza de que as bênçãos de Deus estarão sobre você, sobre sua nova rotina! Bjsss!

    ResponderExcluir
  2. Pode parecer um contrasenso, mas há males que venham para bem. A esclerose e as mudanças, no final, são assim. Não seria a mesma coisa se não tivessem (a esclerose e a mudança) acontecido. A esclerose mudou a minha vida e, afora o medo inicial, tem-na mudado para melhor. Que loucura por agora me achar abençoado por ter esclerose. Tenho acompanhado o teu blog desde o meu diagnóstico e gosto muito do que tenho lido e das tuas experiências. Viver esclerosado exige que se aprenda mais sobre si e sobre o nosso próprio corpo. Mas o que é a vida se não um eterno aprendizado, com as adaptações necessárias pelo caminho. Boa sorte na tua nova empreitada.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado queridos!
    Parece um contrasenso, mas me sinto da mesma forma. Tem muita coisa boa na minha vida que veio junto com a EM. A gente tem que estar de olhos bem abertos pra ver essas coisas no nosso dia a dia.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.