terça-feira, 26 de maio de 2009

Que a Morte conte minha história

Oi gente, td bem com vocês?
Hoje eu preciso contar pra vocês de um livro fantástico que acabei de ler ontem: A menina que roubava livros.
Não vou contar a história (lógico), mas posso dizer que a narradora é no mínimo interessante: A Morte.
A história se passa na Alemanha hitlerista, nos anos da segunda guerra mundial, e conta a vida de uma menina que roubava livros (dããã, óbvio né).
Se você já leu A Lista de Schindler, ou qualquer outra história de guerra, essa não é muito diferente em termos de enredo. Entretanto, o autor tem um talento sem igual para colocar beleza e realismo em todos os momentos. Juro gente, cheguei a sentir o cheiro da história (não é muito bom não). Me senti a própria protagonista da história. Em uma semana li estas 478 páginas fascinantes.
E a Morte, nossa, que personagem! Não posso falar muito dela (vou deixar vocês lerem o livro), mas para "alguém" que todos nós tememos, ela até que é simpática, e mais humana do que a gente imagina. Segundo "ela", os humanos são capazes de tantas coisas que nós a assombramos. Curioso não?
Anotei três frases que achei pertinentes para dizer à vocês:
1. "Uma definição não encontrada no dicionário - Não ir embora: ato de confiança e amor."
Quando a gente ama, não abandona, não é mesmo? Por isso não acredito em palavras de amor soltas ao vento, sem ações que as comprovem, como o simples fato de ficar junto, não ir embora.
2. " Uma oportunidade conduz diretamente a outra, assim como o risco leva a mais risco, a vida a mais vida, e a morte, a mais morte"
Nem precisa de muitos comentários. Que tal aproveitarmos mais as oportunidades e a vida hein?
3. "O ser humano é contraditório. Um punhado de bem, um punhado de mal. É só misturar com água."
Realmente, somos todos "farinhas do mesmo saco". Espero que a minha "mistura" tenha mais bem que mal. Na verdade, gostaria que fosse assim em todos nós.
Ficou um gostinho de quero mais né? Leiam o livro, vale a pena.
Na orelha do livro está escrito: "Um dia todos irão conhecê-la (a Morte). Mas ter sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena."
Por isso, espero que um dia (e espero que esse dia demore a chegar) a Morte conte a minha história. Quero que a minha vida valha a pena ser contada.
Boa leitura aos que escolherem ler!
Até amanhã!
Bjs!

Em tempo: eu li a versão impressa pela editora (obrigado Quel por me emprestar), mas se você está duro de grana (como eu), descobri um blog que tem o livro para baixar. Não é a mesma coisa que ler o livro (eu não acho), mas a história está lá: http://livros-gratuitos.blogspot.com/search?q=a+menina+que+roubava+livros

7 comentários:

  1. Resenhas sobre livros são sempre legais. Não me sinto muito a vontade de comprar um livro sobre o qual não li nem ouvi nenhum elogio. Com indicação, por outro lado, dá até ansia de vontade de ler hehehe
    Sobre a morte. É engraçado ver como a maioria das pessoas evita esse assunto a qualquer custo, como se ela não fosse presente pra todo mundo. Discordo. Pra morrer, basta estar vivo...
    Gostei da indicação, lerei...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de indicações Lak. A gente acaba lendo muita porcaria por não saber do que se trata os livros que caem em nossas mãos. Quem tiver dica de livro, pode deixar aqui pra gente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa...tô com água na boca aqui de vontade de ler esse livro. Ah, e os olhos cheios de lágrimas tb. Que frase hein Bruna... "Uma definição não encontrada no dicionário - Não ir embora: ato de confiança e amor."
    Me fez viajar ao passado. Sintetiza a história de muitos, incluindo a minha.
    Valeu pela indicação.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica p/ baixar o livro, eu consegui ele na biblioteca, mas não consegui acabar de ler, pois logo tive que devolver...assim ficará bem mais fácil...mesmo não sendo a mesma coisa, né...que estar com o livro na mão...Bjksss Fer

    ResponderExcluir
  5. O bom desse blog de livros é que tem váááários livros muito bons.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Li isso agora, e confesso que eu tinha que comentar. Porque o Livro é simplesmente MARAVILHOSO eu chorei do começo ao fim, é uma das histórias mais tocantes que eu já li e vale muito a pena.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  7. eu tb li o livro e tenho que dizer que foi um dos melhores livros que ja li, essas msms frases eu separei pra mim, e outras mais, o final vale mto a pena.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.