quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Guia Bruna de Hospitais

Oi amigos, blz?
Estou em casa novamente. Fiquei apenas um dia no hospital, mas parece que foi uma semana. Hospital é um lugar cansativo, não acham?
O exame é muito tranquilo. A cada três horas o médico vinha no meu quarto, pingava um colírio e media minha pressão ocular. Começou as 9h da manhã de ontem e terminou as 6h da manhã de hoje. A única coisa que incomoda é que estou parecendo um zumbi, primeiro pelo sono, e segundo porque o colírio que eles pingam deixa uma coloração amarela em volta dos olhos. Lindíssima! Hehehe
Como já internei em alguns hospitais, e sou crítica, vou fazer o Guia Bruna de Hospitais... hehehehehe
Então, vou contar pra vocês como é o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. Minha estadia foi tranquila. O hospital tem uma boa higiene, atendentes atenciosos e muito bem educados. Entretanto, a comida é ruim. Já sei, vocês vão dizer que comida de hospital é ruim. Mas eu tenho que discordar. Depois que você come a comida do Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo, você passa a ser mais exigente nos outros lugares. Não passei fome, mas a comida era ruim.
Outra coisa que me incomodou foi aquela entrevistinha que a enfermeira faz pra saber se você tem alguma doença, toma algum remédio e blablabla. Como a moça foi preenchendo a ficha na minha frente, pude ver que ela pulou uma séria de patologias, marcando um X na opção não. Uma das doenças que ela pulou foi AIDS. Não sei, mas me parece importante saber se uma pessoa tem ou não AIDS no momento em que ela interna no hospital.
Mas o que mais me incomodou mesmo foi ela não saber o que é Esclerose Múltipla. Acho que a maioria da população não tem obrigação de saber o que é EM, mas uma enfermeira que trabalha num hospital de olhos, e sendo a EM uma doença que afeta a visão, essa sim, tem obrigação de saber do que se trata.
Foi mais ou menos assim:
Enfermeira: Então você não tem nenhuma doença?
Eu: Tenho sim, esclerose múltipla.
Enfermeira: é uma doença dos olhos?
Eu (em pensamento) - o que? você não sabe o que é EM? Sério mesmo? Anta!
Eu (verbalmente): não, é neurológica. Mas eu tenho sim uma lesão que afeta diretamente a visão.
Enfermeira: aaaahhh. Mas como que é isso?
Eu: como assim?
Enfermeira: como é a doença? faz tempo que tu tem?
Eu (em pensamento): puta que o pariu! (desculpe o palavreado, mas foi exatamente o que pensei) a enfermeira não sabe o que é EM. Sem cabimento uma coisa dessas...
Eu (verbalmente): a EM é uma doença neurológica e blablabla (falei o que era, como descobri que tinha e tal).

Absurdo né?!
Tudo que eu contei aqui pra vocês, coloquei naquela fichinha de avaliação do atendimento (aquela que quase ninguém preenche). Acho importante dizer o que não nos agradou pra que não aconteça novamente. E realmente acho que os profissionais de saúde tem que saber o que é Esclerose Múltipla, já que tanta gente tem e afeta diversos órgãos do nosso corpo.
Fora isso, o hospital é muito bom. Se precisar fazer outro exame desses ou qualquer outro que envolva a visão, volto lá. Espero não precisar.
Bom, vou dar uma descansada. E lavar os olhos mais vezes pra sair essa tinta amarela que me deixa parecendo doente.
Até mais!
Bjs

8 comentários:

  1. Vamo combinar que se já é uma chatice ter que explicar o que é EM, ter que explicar para algum profissional da saúde é ainda pior. Mas conforme-se. Eu tive que explicar isso para um perito do INSS quando fui me encostar...

    ResponderExcluir
  2. Conforma-se, explicar, informar e educar é a nossa missão. Apenas a senhorita precisa ter mais paciência as enfermeiras as vezes só tem curso técnico, não são obrigadas a se interessar por qualquer patologia que envolva o olho. Afinal o nosso problema é no SNC mesmo que a lesão afete a visão não é um problema oftalmológico.
    Não é porque temos EM que devemos nos cansar, devemos sim, explicar direitinho para quem quiser saber, enfermeiras, médicos, faxineira, manicure sem nenhum tipo de pré- conceito.
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Nada como a sopinha do HSVP,não?
    Já sabes como está a visão?
    É um absurdo,querida,a ignorância de pessoas do
    meio médico,imagine pois,as fora dele!!
    Também estou dando uma de escritora,pesquisando e postando informações úteis para nós,familiares na
    Comunidade "Amigos da EM".
    Te cuida,bjos!

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, explicar pro perito do INSS é bem pior. Ah, e a moça era enfermeira, não técnica, portanto, tem curso superior. E eu acho que sim, os profissionais de saúde tem que saber no mínimo sobre as doenças ligadas à sua área de atuação. Nem por isso, deixo de explicar tintin por tintin quando é necessário.
    Ah, e concordo, nada como a comida do HSVP.... ahahaha
    Deby, me passa o link da comunidade que eu divulgo aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruba!!!
    Penso que os profissionais da saúde têm obrigação de saber o que é a EM. Pelo menos têm que saber que existe pô!!!
    Há algum tempo fui a um hematologista. Quando disse a ele o que tinha, pegou aquele livrão, o dicionário das doênças e embasbacado me disse: "Mas tu és muito jovem para ter esta doênça."
    Adivinha?!?! Ele leu sobre arteriosclerose. Começei com as explicações, tudo bem, mas para um médico é demais né?!!!
    As enfermeiras que fazem a entrevista no Hospital, pelo que sei, têm faculdade.
    Que jeito? Agente expliiiiiica... Hi,hi,hi...
    Rezo para que teu exame tenha um ótimo resultado.
    Beijos com carinho.

    Ps.: A comidinha da Santa Casa é bem gostosa.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Hospital é mesmo um saco, ainda mais qdo a gente tem que explicar para os profissionais da área o que a gente tem. Dá aquela sensação, putz, o que tô fazendo aqui se as pessoas responsáveis por cuidar de mim nem sabem o que tenho. Já passou da hora disso mudar.
    Ontem tive uma experiência diferente. Lembra que te falei que estava resfriada? Então, como só a febre tinha melhorado mas os outros sintomas não, liguei pro meu neuro e ele me mandou procurar um infectologista pra saber o que estava acontecendo. Para minha surpresa ele sabia o que é EM, os medicamentos que a gente usa e até que no dia seguinte que se toma dá uma fadiga danada. Fiquei super feliz em encontrar um profissional assim, pq isso é difícil.
    Bem, no final da contas estou com uma crise danada de sinusite e tenho que tomar antibiótico por duas semanas...
    Tomara que não tenha dado nada em seu exame e que analisem a fichinha que preencheu e tomem providências.
    Bjão Bruninha!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!
    As vezes nem é enfermeira, é técnica de enfermagem, mas no caso do Milton, também é comum as pessoas não terem muita no~ção do que uma lesão medular causa.
    Vivem perguntando: Dói? Ele calmamente fala, 1,2,3 que por causa da lesão não tem sensibilidade, a partir daí ele já perde a paciência e diz que dói, incomoda.
    E muits vezes é o próprio médico que não sabe que uma das sequelas de uma lesão medular é perda de sensibilidade.
    Beijos
    Tania
    www.zerohora.com/sembarreiras

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.