segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra...

Oi amigos, tudo bem com vocês?
Mas bah tchê! Acabando a Semana Farroupilha e o feriadão. Já tomei meu chimarrão, já fui em show gaudério e já cantei umas quantas vezes o hino do Rio Grande.
Quem é de fora do nosso Estado não entende muito bem os festejos do gaúcho. Mas tudo bem, eu também não entendo muito bem boi-bumbá nem a emoção que os outros sentem, enaltecendo sua cultura regional. Por isso, não espero que entendam a emoção que eu sinto com a minha cultura.
Semana passada fui no Rock de Galpão, um show que mistura rock com as belas músicas gaúchas. Se passar pela tua terra, vale a pena conferir. Vou dizer uma coisa pra vocês, foi emocionante ver uma gurizada, dentro duma casa noturna, cantando o hino de Rio Grande do Sul com a mão no peito.
Não acho que nosso Estado seja melhor que outro, nem que sejamos melhores que os outros. Somos diferentes, como todo o Brasil é. E são essas diferenças, de cada região, que fazem o nosso país tão especial.
Então, sem a pretensão de agradar a todos que leem o blog, já que muitos não são daqui, outros tantos (mesmo nascidos aqui) detestam o Rio Grande, coloco hoje a letra e um clip de uma das mais belas músicas tradicionalistas do Rio Grande:
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor


Eu quero andar nas coxilhas
Sentindo as flexilhas das ervas do chão,
Ter os pés roseteados de campo,
Ficar mais trigueiro com o sol de verão.
Fazer versos cantando as belezas
Desta natureza sem par.
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.
É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.
Eu quero me banhar nas fontes
E olhar horizontes com Deus,
E sentir que as cantigas nativas
Continuam vivas para os filhos meus.
Ver os campos florindo e
Crianças sorrindo felizes a cantar!
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar



É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.
É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.

2 comentários:

  1. Eu não sei muito sobre o Rio Grande do sul, mas acho lindo aquelas pessoas caracterizadas dançando, cantando, bebendo e comendo!!! Vocês são de uma alegria encantadora.
    Eu tbm adoro minha terrinha querida, meu Ceará, minha Barbalha(que passou ontem no Jornal Nacional), apesar de não ter passado todas as belezas, mas valeu a pena ver a Barbalha ao vivo para todo o Brasil!!!
    Beijos para todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bruna, bom sou suspeita para falar do Rio Grande... heheeh amo minha terrinha...
    Mas tenho uma coisa a dizer q somos bem patriotas isso somos mesmo!!! não há como negar q somos um dos mais se não o estado mais patriota desse Brasil, hehehe
    sabe q quando meu irmão casou lá em MAceio, a gente cantou o hino do Rio GRande, e o povo de lá os Alagoanos, nem sabiam como era o hino deles... não é uma critica a eles, e sim um elogio a nós q cultivamos nosso hino e nossa cultura... hehehe

    "Como aurora precursora, Do farol da divindade, Foi o vinte de setembro, O precursor da liberdade
    Mostremos valor e constância, Nesta ímpia e injusta guerra, Sirvam nossas façanhas, De modelo a toda terra, De modelo a toda terra
    Mas não basta pra ser livre, Ser forte, guerrido e bravo, Povo que não tem virtude, Acaba por ser escravo..."

    O RS é o único lugar em que mais de 90% das pessoas sabem cantar o hino do Estado. Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.

    Orgulhar-se do lugar que vive não é ser superior a ninguém e sim saber dar o devido valor que tem a sua terra.


    Beijos Tati e Felipe

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.