quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como alguém ousa?!

Oi gentes, blz?
Ontem, lendo o jornal, tive duas boas surpresas que divido agora com vocês.
A primeira, foi a notícia de um festival de cinema sobre deficiências: Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. A mostra de filmes vai até domingo aqui em Porto Alegre e segue viagem para Belo Horizonte e Campinas no mês que vem. Dei uma olhada nas sinopses dos filmes e me parecem bem interessantes. Segundo os organizadores do evento, os filmes são centrados nos indivíduos: em suas subjetividades, sentimentos, ideias, conflitos familiares e dramas pessoais; refletindo uma tendência do documentário e da produção artística em todo o mundo. 
É pouca a visibilidade desses filmes, mas acredito que já é melhor do que nada.
A segunda boa surpresa, foi a notícia de um francês, chamado Phillipe Croizon, que atravessou o Canal da Mancha em 13h. Detalhe: ele não tem nem as pernas e nem os braços. 
E tem gente reclamando, dizendo que não pode isso ou aquilo porque tem EM. Acreditam que tem gente que diz que não estuda porque tem EM? Se me falasse que era por falta de cérebro, eu até acreditava. Mas se um homem pode atravessar o Canal da Mancha, a nado, sem os braços e pernas... bueno, é melhor a gente ir pensando o que pode ou não fazer. 
Voltando aos filmes, a sinopse de um deles me chamou a atenção, a do filme Como você ousa?! :

Como você ousa?! (Dir. Lizka Assa e Uri Shin / Israel / 52′)Nada poderia impedir Hanni de realizar seus sonhos, nem mesmo uma doença neurológica fatal com o diagnóstico de apenas mais dois anos de vida. Ela luta contra o sistema, supera as dificuldades financeiras e constrói uma nova carreira. O filme “Como você ousa?!” acompanha uma mulher forte e inspiradora em sua atribulada jornada, e mostra seu encontro com o físico Stephen Hawking, que foi atingido pela mesma doença. Ao longo dessa “segunda metade” de sua vida, duas magníficas surpresas deixam todos à sua volta perplexos e eufóricos. (fonte: www.assimvivemos.com.br)

Pode até ser que a vida com EM fique mais difícil, mas assim como Phillipe e Hanni, ninguém vai me dizer o que eu posso ou não fazer. Como alguém ousa dizer o que eu tenho ou não capacidade de fazer? Espero que vocês também pensem assim.
Até mais!
Bjs

5 comentários:

  1. Muito boa essa reflexão Bruna. A gente mesmo é que se limita, acha tudo mais difícil. Ótimo post para nos fazer repensar nossas atitudes diante daquilo que nos incapacita mais, a EM ou nós mesmos?

    Bom dia pra você!

    Não deixe de ler no eu blog os posts que tenho feito pra minha caçulinha, que já vai fazer um ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gentem, E.M. é muita coisa hein, vamos tomar cuidado pra não generalizar...

    ALter-infinitudes...

    ResponderExcluir
  3. tbem gostei da reflexão bruninha, as vezes encaramos a vida de forma tragica e não olhamos em volta,temos que lutar e não desistir dos nossos sonhos, mas a Nátalia disse a verdade, tem casos e casos.......bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Concordo que cada um é um. Mas acredito que todos podem (e deve) ser felizes, independente do caso.
    Na capacidade de ser feliz, eu generalizo. Acho que todos podemos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá filhota? Saudade! Andei meio depre e muito prá baixo nesses dias ou meses? rsrsr... Daí não entrar no blog. Mas quanto a sua EM estou sabendo que tem um país que está investindo muito prá resolver este seu problema, espero que descubram logo as causas e curas. Creio nisso piamente. Forte abraço. tia Lourdes Dias. hehehe...

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.