sexta-feira, 22 de maio de 2009

A novela do banho

Oi amigos, blz?
Depois de falar sobre o xixi (e cocô) no banho há alguns dias (leia aqui), recebi alguns e-mails pedindo para falar sobre adaptação do banheiro para o portador de EM. Vamos lá então.
Eu não tenho muita dificuldade para levantar do vaso sanitário, mas, como o balcão da pia fica próxima ao vaso, quando necessário, me seguro no balcão.
Já, para o banho a coisa é mais complicada. Porque?
Primeiro porque é um tempinho considerável em pé, e às vezes eu não tenho perna suficiente pra permanecer ali. Mas a coisa fica complicada mesmo quando vou lavar os cabelos.
Quando eu era pequena tinha horror a lavar os cabelos. Chegava a usar uma toalhinha nos olhos, pro xampu não ir nos olhos. Segundo minha mãe, eu fazia um escândalo para lavar os cabelos. Agora acho que desde aquela época eu ficava era tonta de pé com os olhos fechados, só não sabia como falar isso.
De qualquer forma, pra não entrar xampuzinhu nos olhos do nenê aqui, tenho que fechar os olhos. E quem disse que eu consigo ficar de pé, com os olhos fechados e ainda esfregando a cabeça com as mãos pra tirar a craca dos cabelos?
Fica feia a situação. Me sinto como se estivesse prestes a desmaiar. É como se eu estivesse de olhos fechados no "vazio", porque eu perco completamente a noção de onde eu estou, da distância das paredes, dos objetos à minha volta.
Quando eu tinha cabelo comprido e me sentia muuuuito cansada, mamãe lavava os cabelos pra mim (sim, porque lavar os cabelos dá dor nos braços, mesmo agora, com os cabelos curtinhos). Mas mesmo assim, não dava para ficar de pé. Qual foi a solução? Banquinho de plástico e barra de segurança no box do chuveiro.
Compramos um banquinho de plástico pequeno e ele fica lá, quietinho no canto do box. E instalamos uma barra de segurança também, porque qualquer coisa eu me seguro ali. E também para me segurar ao levantar do banquinho. Fora isso, tem o tapetinho básico para não escorregar no box molhado e outro tapetinho básico do lado de fora do box, para não escorregar.
Não sei se é porque já tomei um monte de tombos, ou porque me cuido tanto, mas tenho um "pesadelo acordada" diversas vezes quando vou tomar banho. Parece que quando coloco o pé no box eu vou escorregar e cair de bunda no chão. E aquele tombo fica passando na minha cabeça. Também é por isso que prefiro tomar banho só depois que já tem alguém em casa. Se não tem ninguém, os telefones vão comigo pro banheiro.
Pode parecer neurose, mas prefiro prevenir do que remediar. Como dizem por aí, é melhor pecar pelo excesso que pela falta (nesse caso é mesmo).

Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Eu tb tenho um banquinho no box, mas era só pra apoiar as pernas qdo me depilo.. rsrs.. minha mãe insitia pra tirar o banco de lá.. mas isso antes de saber da EM... não tomei nenhum tombo nem nada, mas senti o mundo girar algumas vezes, por isso deixo a porta do banheiro apenas encostada.. pq se eu gritar todo mundo escuta.. é neurose sim, admito.. rsrsr...

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, esqeci desse detalhe, o banquinho é um ótimo apoio para depilação. eheheh
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho problemas para tomar banho não, graças a Deus. Já para secar os cabelos...tem dia que dá uma dor nos braços, affffff
    Por esse e outros motivos que cortei meus cabelos, acho que é uma boa saída...rsrsrsrsrsrs
    Vcs são ótimas meninas... Colocam uma pitada de humor nas várias situações difíceis que um portador de EM enfrenta. Acho que esse é um ótimo remédio, incarar as dificuldades com bom humor e coragem.
    É isso ai, estão de parabéns!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.