quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dia Mundial da Esclerose Múltipla


Oi amigos, tudo bem com vocês?
Fiquei sabendo recentemente que no dia 27 de maio se "comemorará" o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.
Comemorar não seria a palavra correta, afinal, quem seria o bocó a comemorar a existência duma doença né? Mas, assim como no Brasil existe o Dia Nacional de Conscientização da EM (30 de agosto), a Federação Internacional de Esclerose Múltipla (sim, isso existe) criou o Dia Mundial da EM (World MS Day). Esse dia será comemorado todos os anos, na última quarta-feira de maio.
Eu fiquei sabendo do dia meio que por acaso, porque, infelizmente, no Brasil não está sendo muito divulgado.
Entrei no site do "evento" e vi que na verdade no mundo todo está sendo pouco divulgado. É uma pena, porque eu acredito que a única cura para a ignorância é o conhecimento, e acho que é obrigação nossa, dos portadores de EM e de quem conhece a EM, divulgar que diabos é essa doença.
Pensem bem. Quase todo mundo sabe o que é diabetes. Porque? Porque as pessoas não tem vergonha de dizer que tem diabetes, não tem vergonha de tomar a medicação na frente dos outros, não se importam (a maioria) de falar da sua doença. Como é que a gente vai querer que os outros entendam o que é Esclerose Múltipla se nós não explicamos para os outros o que é, se a maioria dos portadores "escondem" até mesmo da própria família que tem a doença?
Gente, vamos virar sem vergonhas (no bom sentido claro)! Hehehe.
Bom, voltando ao dia 27 de maio, alguns famosos estão aderindo a campanha, divulgando e fazendo doações em dinheiro para pesquisas. Aqui da América do Sul, só vi o Messi, aquele jogador de futebol argentino que costuma acabar com a minha felicidade como gremista na Libertadores.
Vocês acreditam que no Brasil não tem nenhum famosos apoiando a campanha? Nem mesmo as famosas esclerosadas tipo a Cláudia Rodrigues (A Diarista, lembra?). Se bem que pode ser que eles nem saibam da existência da campanha.
O mais legal é que pode-se aderir a campanha individualmente sem pagar nada por isso. Basta entrar no site http://www.worldmsday.org/ Daí você vai em Register, coloca seus dados, sua foto (opcional) e pronto, aparece você lá no mapinha. Por enquanto tem apenas 5.482 pessoas/instituições registradas.
Eu já coloquei meu lindo rostinho lá. Acho que demora um pouco para aparecer o cadastro, mas já recebi e-mail de confirmação de registro.
Vamos lá gente, registre-se e faça parte desse movimento pela busca da cura da EM e pela desmistificação da doença. Se você tiver a oportunidade de divulgar sobre essa campanha, divulgue, para que no dia 27 de maio, nós, aqui desse blog, possamos comemorar a conscientização desse povo de meu deus.
Até amanhã!
Bjs

5 comentários:

  1. Oi Bruna! Também não sabia do dia EM não. Sabia só do nacional. Também acho que não há que se comemorar, mas sim conscientizar. Comemoração será o dia em que descobrirem a cura.
    Acho mesmo que devemos seguir sempre de cabeça erguida, enfrentando os problemas que aparecerem e assumindo a EM, pois só assim ela será mais difundida e conhecida por grande parte da população, que até então é bastante ignorante a esse respeito.
    Também já me registrei e estou fazendo parte da campanha. Meu rostinho, não tão lindo quanto o seu, também já está lá.
    Agora já são 5.626 pessoas/instituições registradas.
    Mais uma vez, parabéns pela sua iniciativa e principalmente pela sua coragem.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. *Ps.: não sabia do Dia Mundial da EM....rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Aew Bruna, parabééns pela iniciativa!! bjsss

    ResponderExcluir
  4. Bruna...a partir do próximo ano a comemoração
    será sempre na última quarta-feira do mês de
    maio.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, eu tbém tenho EM. Com 18 anos descobri a doença. Adotei meu filho quando tinha 24 anos. Estou com 37 anos e a EM evolui um pouco, sem surtos estou muito feliz. Bjos e continue levando vibrações positivas para outras pessoas. Isso é muito importante para que a EM não continue evoluir. Quando temos fé e acreditamos que somos mais fortes que a EM, entendemos que temos muito para viver. E esse nosso aliado se chama AMOR!!!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.