quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dia de salão

Oi amigos, tudo bem?
Já estou em casa novamente. Como os dias passam rápido quando a gente tá na vida mansa né? Hehehe
Deu pra descansar bastante. Comer bastante e dormir bastante. Agora, de volta ao trabalho.
Voltando à EM, fazia tempo que não aconteciam fatos mais ou menos constrangedores em relação à EM na minha vida. Pois não é que tenho 2 histórias pra contar? Hoje vai a do cabeleireiro.
Fui eu, feliz da vida cortar as madeixas que já estavam incomodando. Detesto cabelo na nuca, pra mim isso já é comprido. Não entendo como fiquei com os cabelos compridos por tantos anos.
O cabeleireiro lavou os cabelos, cortou, ficou lindo (me achei né? hehehe) e eu fiquei ali sentada, falando de amenidades com as outras frequentadoras do salão. Não gosto muito de ir ao salão, mas até que estava divertido.
Uma das senhoras que estava cortando os cabelos levou a irmã junto, pra dar opinião. As duas estavam discutindo porque a irmã queria um corte mais glamouroso, já a senhora que estava cortando, pediu um corte mais prático, porque ela não gosta de ficar arrumando.
Nisso ela pediu minha opinião. Eu disse que também não gosto de cabelo que exige zilhões de cuidados, prefiro um que eu lave e esteja pronto. E a irmã dela: ah, mas tem que fazer uma escova, secar com secador. Você não faz isso?
E eu: eu não, quem faz pra mim é a minha mãe.
Pronto! Caiu a casa!Aí seguiu o diálogo:
Dona Coisa: Mas quantos anos você tem?
Eu: 24.
Dona Coisa: O queeeeeeee? E ainda é a mãe que seca teu cabelo? Mas que moça preguiçosa... não tem vergonha não?
Eu: é que o secador de cabelos é muito pesado e me dói os braços. Tenho muito cabelo, cabelo muito grosso...custa a secar...
Dona Coisa: Mas eu não acredito. Que feio... e blablabla
Eu tava com o sangue fervendo. A mãe só olhava de canto pra mim.
Mas já to escolada com julgamentos precipitados dos outros. Já sei a hora de "reagir". Normalmente, a primeira "defesa" é dizer: tenho esclerose múltipla dona.
Mas agora eu sei que a gente tem que deixar a pessoa aumentar a própria corda do enforcamento. Tem que deixar falar, falar, até que todos no lugar estejam prestando atenção à falta de educação da criatura. Aí, chega a hora de falar.
Foi o que eu fiz. Ela falou, falou, falou... quando parou, tava uma silêncio num salão cheio de mulheres (uma raridade). Aí eu disse: é que eu tenho esclerose múltipla, e não consigo segurar peso e fazer força por muito tempo.
Tchantchan.... momento de silêncio maior. A mulher olhou pra mim rindo: tu tá brincando né?
Eu (absurdamente séria): Claro que não! Não brincaria com uma coisa dessas!
Silêncio!
A sorte dela foi uma outra senhora falar: ih minina, mas e eu que tinha um marido que não tinha doença nenhuma e não carregava a sacola do supermercado?
Aí o clima ficou mais descontraído e a velha ficou calada.
Tá, eu sei que as pessoas não tem obrigação de saber que eu tenho EM. Mas acho que sim, as pessoas tem obrigação de não julgar sem conhecer. E principalmente, deveriam ter obrigação de ficar caladas antes de "xingar" um desconhecido em público.
Sim, fui eu a ofendida. Mas ficou feio pra quem? Quem é que vai sofrer por falar mais que a boca? Com certeza não sou eu.
As pessoas falam porque tem boca, e não cérebro, né?
Amanhã conto a história do ônibus.
Até mais!
Bjs

9 comentários:

  1. Brunaaaa
    Que falta de esportividade a sua hein... parece esclerosada (!)
    Brincaderinha vc sabe né...
    As pessoas não tem realmente a menor idéia do que dizem, a sua colocação :as pessoas falam porque tem boca e não cérebro foi perfeita
    beijo pra ti,
    JF

    ResponderExcluir
  2. adorei tua atitude, a velha deve tá até agora com peso na conciencia, se é que ela tem conciencia... hehehe.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  3. há! outra coisa q me dei conta, eu não tenho EM e adoroooo q me penteiem, sequem meus cabelos, é tri bom ser cuidada por quem gosta da gente... o q a mulher tem a ver com a tua vida... sem noção total! eu tenho 29 anos e até hoje gosto de colo do eu pai... cuidar de quem a gente ama e ser cuidada não tem idade...

    ResponderExcluir
  4. Sou esclerosada e uso uma bengala canadense. Ahhh! Sou obesa. Já cansei de ouvir: "Tu quase não sobes no ônibus tem que emagrecer"; "Ficarias boa da coluna se fizesse uma diéta"; "Tu és muito jovem (adorei, tenho 49) para caminhar tão mal, precisando de bengala, tem que emagrecer"; E assim vai...
    Sei que é muito importante emagrecer, pois todo este peso somado à EM dificulta, mas que bom se fosse só o peso...
    Não falo nada. As vezes tenho vontade de escrever na testa: tenho EM (vide na internet)hi,hi,hi...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ora mas vc nem mostrou como ficou seu cabelo rs!!!! Oi Bruna tenho acompanhado seu blog e gosto muito. Não sou esclerosado, só das idéias rs. Mas gosto muito de como vc escreve e da maneira que enxerga as coisas. Soube do seu blog pelo Jairo, ajudamos ele a empurrar a Kombi desde o começo, ai peguei carona nas suas histórias. Grande abraço.
    Te desejo força e coragem
    Elias

    ResponderExcluir
  6. Sensacional, Bruninha! Você matou a pau, e teve paciência para encontrar o momento certo. Eu pagaria caro para assistir à cena.
    Concordo que ninguém é obrigado a saber ou identificar as dificuldades alheias, mas também concordo que a ninguém é dado criticar atitudes sem conhecimento das circunstâncias. É o típico 'dar bom dia a cavalo', como se diz aqui pelas bandas de Goiás.
    Um grande beijo, querida, e fique em paz.

    ResponderExcluir
  7. Isaac, obrigado pela audiência. Também adoro o Jairo.
    Gostei dessa expressão Rogério.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu alto astral, continue assim...Eu sou EM ainda não estou esclerosada, rsrsrs.Tenho 55 anos e à 10 passo pela falta de educação da maioria das pessoas.Hum dia no banco fui para atendimento preferencial, um senhor bem mais velho disse:-esta na fila errada!!!EU:- quer trocar sua idade com minha ESCLEROSE MÚLTIPLA?Ele pediu desculpas...hahahaha...e vou vivendo.

    ResponderExcluir
  9. Bruna agora lembrei outra de banco!!!Na fila dita na minha vez o caixa perguntou :- porque esta nesta ? Eu:- porque sou loura, é a tinta que me deixa com EM.Ouvi as desculpas blablabla.Acho que vou fazer uma identificação(cracha)como nos escritórios.Bom encontrar esse Blog.Tomei meu REBIF44, fico completamente sem sono.Abraços.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.