terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fadiga visual

Oi amigos, blz?
Provavelmente, o sintoma que mais me incomoda na EM é a fadiga. Ela que me impede de fazer diversas coisas. E eu tenho uma má notícia, além da fadiga muscular, podemos ter fadiga visual.
Ontem, enquanto eu fazia minhas unhas lembrei de falar sobre isso. Lembrei porque depois de fazer uma mão, tenho que esperar uma meia hora pros meu olhos voltarem a enxergar direito, e aí sim, fazer a outra mão. Tenho que dar um descanso pros olhos.
Eu só sinto isso quando fico muito tempo no computador ou muito tempo concentrada numa atividade que exige fixação em detalhes, como tirar as cutículas, pintar as unhas, fazer sobrancelha.
A fadiga visual acontece porque os músculos ligados ao globo ocular, que são responsáveis pelos movimentos e pelo foco ficam cansados, como qualquer outra musculatura do corpo. 90% das pessoas com mais de 40 anos tem fadiga visual, porque com o tempo os músculos ficam mais fracos. Mas, nós, esclerosados desse mundo, já temos a musculatura estropiada. Então, com 20 e poucos anos, já temos essa tal fadiga visual.
Minha oftalmologista disse que é bom piscar bastante quando se está na frente do pc, e ter sempre aquelas lágrimas artificiais pra quando o olho fica muito seco. Se não tiver as lágrimas, pode ser uma água geladinha que também ajuda. Segundo ela olho é que nem sapo, tem que estar sempre úmido.
Outra coisa importante é arrumar o tamanho das fontes do computador, a luz e o contraste de forma que fique mais confortável pra você.
Quando faço as unhas ou a sobrancelha (tem que ficar bonitinha né), ligo todas as luzes possíveis. Mas não adianta, meus olhos são cansadinhos mesmo. O jeito é esperar pra continuar depois.
Cuide bem dos seus olhinhos.
Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Oi Bruna!!
    Nossa nunca havia pensado nisto, eu fico c a vista muito cansada mesmo depois de ficar muito tempo fixada em alguma coisa, mesmo filme na tv se tiver tudo escuro, no final fica tudo embassado, achei q fosse por causa da neurite( alguma outra lesão q ela tinha deixado) nem liguei a fadiga muscular tbm a esta região..aff mais uma coisita né!! Beijão procê Rô

    ResponderExcluir
  2. Também sofro de fadiga ocular, porque dependo demais da visão. Quando isso acontece, o jeito é ir dormir, pq eu fico sem ter o que fazer... Pensa que você ainda pode descansar ouvindo musica! hehehe
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Rosi, a neurite pode até piorar, mas esse cansaço do dia a dia costuma ser a fadiga. O ideal é consultar um oftalmologista, pra ter certeza.
    É Lak, a gente tem q ver o lado bom das coisas. Já que não dá pra ver, fico ouvindo música. Não sei qt tempo vai demorar, mas acredito que vc tb vai poder fazer isso um dia. Fico na torcida.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.