sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Prevenir é melhor...

Oi amigos, blz?
Não deu pra escrever ontem. Não se preocupem, está tudo bem. É que eu fui na oftalmologista fazer revisão e dilatei a pupila. Com a pupila gigante fica quase impossível ler e pior ainda, ficar olhando pra luz, como o monitor do pc.
Pior, fomos eu, a mãe e a mana juntas, e as 3 dilataram a pupila. Resultado: as três andando na rua sem enxergar grande coisa.
Depois, mais tarde, fui na endocrinologista, pra pegar requisição dos exames da tireóide, por conta do hipotireoidismo.
Início do ano é época de ir nos médicos fazer revisões. Todo ano fazemos isso. Agora só falta dentista, ginecologista, neurologista e cardiologista. Ufa! Sendo que esses últimos 3 vou ir direto em Porto Alegre, minha nova cidade.
Tem gente que acha bobagem todas essas idas ao médico. Mas, sou a favor da medicina preventiva. É um saco fazer a via crucis dos consultórios? É! Mas eu prefiro ir lá e saber que está tudo bem, ou, se tiver algo de errado, saber no início enquanto há tratamento.
Claro, vou nessa montueira de médicos por conta do plano de saúde (menos a endocrino...ai que dor no bolso). Sei que é difícil pra quem não tem plano de saúde, que é caro, que o sistema de saúde brasileiro é uma porquera. Mas, se você, assim como eu, tem esse privilégio (sim, ter condições de ter plano de saúde hoje em dia é um privilégio), aproveite.
Com a medicina preventiva, além de cuidar melhor da saúde, fazemos economia de dinheiro. É mais barato pagar uma consulta do que um tratamento pra uma doença. A educação para a prevenção é a melhor forma de manter uma vida saudável.
Claro, prevenção não é apenas ir ao médico, mas esse já é um começo.
E não é porque a minha máquina não funciona direito que eu vou fazer revisão. As máquinas "perfeitas" também precisam de revisão e manutenção.
Prevenir é melhor que remediar, não esqueçam.
Sobre os resultados das minhas consultas, a endocrino só vou saber quando receber os exames de sangue. Já na oftalmo, descobri que continuo sendo míope dos dois olhos. Mas pelo menos não preciso trocar de lente. Um gasto a menos nesse início de ano cheio de contas a pagar.
Até amanhã!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.