quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ler a verdade


Oi amigos, blz?
Férias é tempo de ficar de pernas pro ar e colocar as leituras em dia. Passei o ano passado inteiro lendo livros técnicos e acadêmicos. Agora, finalmente estou conseguindo ler os livros que comprei lá na Jornada de Literatura, em outubro.
Nessa jornada fui cautelosa e comprei apenas 2 livros. 2 livros que valeram por muitos.
O que li primeiro foi "Aonde a Gente vai Papai?", de Jean-Louis Fournier. O autor, escritor e comediante francês, teve 2 filhos com deficiência mental e física. Como ele diz no livros, quando se tem um filho deficiente, o mundo acaba. O mundo dele acabou duas vezes. O livro conta pequenas histórias da vida desse homem com seus filhos, com muito bom humor e sinceridade.
O outro livro é O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, autor brasileiro super premiado. Nunca havia lido nada dele e fiquei feliz em ler um livro com tamanha qualidade textual. Fora isso, ele conta no livro sua vida com o filho que tem Síndrome de Down. História contada com emoção e sinceridade.
Os dois livros são de pais de filhos deficientes. Os dois autores fazem o que a maioria das pessoas não tem coragem: são sinceros quanto a seus sentimentos.
Sim, porque falar sobre os aspectos bons da vida é fácil. Mas falar dos nossos sentimentos mais profundos, talvez mais sórdidos, é mais difícil. Confessar nossos momentos de fraqueza, revolta, ódio, vergonha... isso sim é coragem.
Talvez, muita gente que leia esses livros vá achar que esses homens são homens horrorosos. Mas só vai achar isso quem não vive ou convive com deficiências. Principalmente a deficiência mental, que tornam nossos entes queridos filhos eternos, crianças eternas.
Aprendi que sinceridade não é uma coisa muito bem aceita por todos. Sinceridade incomoda. Mas, pra mim, sinceridade é essencial. A verdade nua e crua ensina muito.
No livro de Tezza, há uma citação que diz tudo:
"Queremos dizer a verdade e, no entanto, não dizemos a verdade. Descrevemos algo buscando fidelidade à verdade e, no entanto, o descrito é outra coisa que não a verdade" - Thomas Bernhard
Esses dois homens são sinceros, falam a verdade. E por isso os admiro e recomendo a leitura de seus livros.
Os livros são tão bons que terminei os dois em dois dias. Vale a pena.
Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Valeu a indicação Bruninha!
    Pelo que contou e pela rapidez em que leu, os livros devem ser ótimos.
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Legal a indicação dos livros. Embora eu não tenha paciência de ler sobre fracasso, vergonha, dificuldade, magoa blablabla...
    Sei como é isso na prática e sei tb que dá pra encarar de outra maneira. Não é questão de ser desonesto ou covarde, mas de não baixar a cabeça e ir com a corrente.
    Bem aquele pensamento: Não importa o que fazem com você. Mas o que você faz com o que fazem com vc!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a frase Lak. Essa vai pra pastinha de frases interessantes pra ler quando faço pulsoterapia e fico malzona...hehehehe
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.