quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Válido até:

Oi amigos, td bem?
Passeando pelo mundo maravilhoso da internet, me deparei com essa figura aí de cima. Uma foto belíssima de uma campanha publicitária da MS Society (Sociedade de Esclerose Múltipla).
No corpo da moça está carimbado em diversos lugares a frase "use by:", que equivale ao nosso "válido até", que sempre tem em produtos. Bem embaixo a frase: "Quando você tem Esclerose Múltipla você nunca sabe o que será o próximo a expirar".
Gostei muito da idéia, como publicitária e como esclerosada.
A maioria das pessoas que não tem EM não consegue entender porque a gente fica meio paranóico com qualquer coisa que sentimos no nosso corpo.
Agora eu já sei a diferença do formigamento de surto e do formigamento normal porque a musculatura está cansada. Quando a dor é de surto ou é a tal da dor neuropática. Enfim, a gente vai aprendendo com o tempo a saber interpretar os sinais que o corpo dá.
Ainda assim, o medo do surto está sempre dentro de nós.
E como a gente nunca sabe em que área vai aparecer a próxima lesão, a gente também não sabe que parte do corpo vai "perder a validade", pelo menos por um tempo. E é exatamente por isso que a maioria dos esclerosados fica sempre alerta para todo e qualquer sinal que o corpo emite.
Quando olhei a foto, a primeira coisa que me veio a mente foi a vez que o surto me deixou "sem" pernas e braços. Entrei em pânico e morri de medo de não conseguir mais movimentar os membros, ou movimentar mas ser dependente da mesma forma por conta de uma fraqueza causada pela lesão.
Ainda bem que o prazo de validade dos meus membros é mais longo. Ainda assim, sei que um dia pode acontecer isso de novo, sei que o prazo de validade do meu corpo é mais curto que o nomal. Não, esclerosado não morre mais cedo. É que alguns órgãos tem menor validade que os outros. Aí a gente vai capengando.
Mas, enquanto tudo funcionar, ainda que capenga, vou continuar aprontando por aí e fazendo tudo que posso para aproveitar de forma saudável e consciente, esse corpitcho que papai do céu me deu, que mamãe "fez do nada", e que tenho cuidado nesses meus 23 aninhos.
Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Gostaria de postar uma informação que pesquisei na internet e que pode ser um pequeno alento para nós que convivemos com a EM (tenho uma filha diagnosticada com EM) Ontem descobri que o Dr Paolo Zamboni (neuro italiano) esta pesquisando uma possivel causa para a EM e que não está associado ao sistema imunologico. Ele defende a tese de que a diemielinizacao esta associada a uma má formação das veias do pescoço que impedem a drenagem adequada do sangue produzindo os efeitos da EM sendo possivel conter a sua progressão com uma cirurgia. Simplesmente revolucionaria sua teoria e é um alento para quem tem EM na familia. Estou na luta também...
    ney_pinto@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. OI BRUNA! MEU NOME É VERIDIANA, SOU PEDIATRA E TENHO UMA FILHA DE 14 ANOS COM DIAGNOSTICO RECENTE DE ESCLEROSE MULTIPLA. ELA ESTÁ TRISTE, DEPRIMIDA. GOSTARIA QUE VC FIZESSE CONTATO COM ELA RELATANDO SUA VIVÊNCIA COM A DOENÇA. NO ORKUT O ENDEREÇO É MARIIA.DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  3. Oi Veridiana, não consegui achar ela no orkut, tem muitas meninas com o mesmo nome. Mas pode passar meu e-mail pra ela: bruna.rochasilveira@gmail.com
    E meu orkut é: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=781842273896664492
    Será um prazer "conhece-las".
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.