sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dar nos nervos

Oi amigos, blz?
Como prometido, hoje vou falar um pouco sobre uma dor que atinge 10% dos portadores de EM no mundo, a Neuralgia (ou Nevralgia) do Trigêmeo.
Não, você não precisa ter um irmão gêmeo pra ter a dor. Trigêmeo é o nome de um nervo da face. Como não entendo muito sobre o assunto, só conheço pessoas que sofrem disso e me parece ser algo terrível, peguei algumas partes de uma entrevista do Dr. Dráuzio Varella com o Dr. Cláudio Fernandes Corrêa, que explica pra gente de forma bem simples o que é essa dita cuja neuralgia:
"Neuralgia do trigêmeo, ou nevralgia do trigêmeo, provoca uma dor absolutamente inesquecível. É uma dor muito, muito forte que pega um lado da face, dura segundos e desaparece. O problema é que ela geralmente volta com grande intensidade, em intervalos de tempo variáveis.A neuralgia do trigêmeo se distribui segundo três territórios especiais: a região frontal que toma a órbita ocular e parte do nariz, a região malar que se estende até a asa do nariz e parte do lábio superior e a região temporal que passa pelo lado do ouvido e acompanha a mandíbula ou maxilar inferior. O nervo do trigêmeo, um par de nervos cranianos, recebe esse nome porque tem três ramos: o ramo oftálmico, o ramo maxilar (acompanha o maxilar superior) e o ramo mandibular (acompanha a mandíbula ou maxilar inferior). Como vários outros nervos da face, é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pelo rosto. Por isso, a dor se distribui de acordo com o ramo acometido."
Mas porque tanto portador de EM sofre com essa dor?
Bom, como a gente sabe, a Esclerose Múltipla é uma doença que ataca a bainha de mielina (leia mais sobre a mielina aqui ). O nervo Trigêmeo é revestido por uma bainha de mielina. Então, a EM pode atacar o nervo e causar um quadro neurálgico, ou seja, dor no nervo.
É bom a gente prestar atenção às nossas dores e saber que não é só situações desagradáveis que "dão nos nervos", dor também dá.
Espero não ter esse tipo de dor nunquinha. Como boa ansiosa, impaciente e etc. que sou, sempre vai ter alguma coisa que me "dê nos nervos", mas espero que não seja dor.

Até amanhã!
Bjs

Para saber mais sobre a Neuralgia, passa no site do Dr. Dráuzio: http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/neuralgia.asp

Um comentário:

  1. Eu tinha, comecei um tratamento com altas doses de Vitamina D e ela simplesmente desapareceu,não consigo acreditar que esta tormenta não faz mais parte da minha vida, e a EM nem se fala,cada dia melhor,tratava a tantos anos com Professores maravilhosos,ainda me acompanham mas só as melhoras.graças a Deus!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.