terça-feira, 3 de novembro de 2009

Prevenindo

Oi gentes, blz?
Hoje continua muito quente por aqui. Resolvi me mudar, da sala da televisão para a sala do computador, onde tem ar condicionado. Muito melhor.
Já falei por aqui sobre pegar sol, que pode fazer bem, por causa da vitamina D (não leu? clique aqui ). Pegar sol pode fazer bem, se for nos horários certos, com filtro solar e pouco tempo de exposição.
Nunca entendi muito bem porque tanta gente fica debaixo do sol pra "pegar uma cor". A única cor que a maioria das pessoas pega é a vermelho camarão. Bom, eu não preciso de dois dias na praia com protetor solar 30 pra ficar negona. Essa minha pele de índio guarani escurece em dois tempos (às vezes em um tempo só).
Mas gente, não vamos esquecer também do câncer de pele né. Já que a EM a gente não pode evitar, que tal evitar câncer de pele se protegendo do sol hein?
Tá, entendo que quem é muuuuuito branquelo queira ficar mais moreninho no verão. Mas, sinceramente, eu não acho feio pele branquela. Aliás, acho muito bonito aquelas pessoas de pele branca parelhinha, que nem boneca. Você tem pele assim e não gosta? Tudo bem, pode se bronzear, mas com alguns cuidados básicos. Se você tem pele branquela e EM, mais cuidados ainda.
A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela regulação da temperatura do corpo, pela reserva de água, vitamina D e gordura. O câncer de pele, é o câncer mais frequente e corresponde a 25% de todos os tumores malignos do Brasil. E qual é o maior causador do câncer de pele? A radiação ultra-violeta, que vem do sol.
Como a pele do meu rosto é meio carepenta (com acne e essas perebinhas), uso creminhos desde muito cedo, e junto com eles, criei o hábito de passar filtro solar no rosto todos os dias, várias vezes ao dia, mesmo quando fico só em casa.
Quase não fico no sol. Só pego sol mesmo quando vou à praia, mas também não me estiro na areia pra isso. Pelo contrário, passo filtro solar 30 e repasso ele várias vezes, pra garantir que não saiu com o suor ou água do mar.
Lendo sobre modos de prevenção, descobri que estou fazendo tudo direitinho. Deve-se usar um filtro solar (fator 15 no mínimo) que proteja contra os raios UVB e UVA (isso vem escrito na embalagem do produto), óculos de sol, guarda-sol, chapéu e não ficar exposto ao sol das 10h às 16h. Só peco por não usar chapéu. Me esquenta muito a cabeça. E com toda essa cabeleira preta (meu cabelo é "preto pocahontas", hehehe), meu couro cabeludo está bem protegido.
O verão ta aí, o sol vem nos cumprimentar quase todos os dias e nós podemos ficar um pouco com ele, mas tomando cuidados como proteger a pele e tomar bastante líquido pra não desidratar.
Já disse por aqui, mas não custa repetir, quem tem EM tem que tomar sol da mesma forma que bebê pequeno: no início da manhã e final da tarde, e com muita proteção. Eu diria que também com alguém de companhia. Vai saber quando que a fadiga vai chegar, ou a pressão vai baixar né?! Prevenir é melhor que remediar.
Até amanhã!
Bjs

Em tempo 1: as câmaras de bronzeamento artificial emitem raios UVA (e algumas também emitem UVB) de forma concentrada, por isso, deve-se ter muito cuidado também com esse tipo de procedimento. O ideal é, antes de fazer bronzeamento artificial, consultar um dermatologista, que poderá avaliar melhor a sua pele e poderá te explicar detalhadamente os riscos desse procedimento e cuidados a serem tomados.

Em tempo 2: Mais sobre câncer de pele, prevenção e detecção: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=333

2 comentários:

  1. Nossa Bruna, você acertou em cheio os dois últimos posts!!! Eu sempre sofri com o calor, mas acho que nunca sofri como já estou sofrendo este ano!! Já tive de tudo um pouco,fadiga e um cansaço que às vezes eu penso que não vai terminar nunca.... Ontem achei que fosse desmaiar, acredito que foi a pressão!! rsrsrs
    Como sou "nova de doença" adorei todas as suas dicas!!
    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
  2. Calor ruim né Regiane. Se cuida pra não desmaiar.
    Sempre que minha pressão baixa muito, como uma ou duas azeitonas. É batata! Funciona bem.
    Se cuida!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.