sábado, 21 de novembro de 2009

Contra o Ato Médico!

Oi amigos, blz?
Hoje tenho duas "utilidades públicas", a primeira é referente a uma pesquisa que o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre está fazendo:
"O Hospital Moinhos de Vento seleciona pacientes com suspeita de esclerose múltipla para participar de estudo para avaliar o tempo entre o início dos sintomas e a confirmação ou não da doença. Os participantes devem ter tido o primeiro sintoma neurológico nos últimos 60 dias, com duração superior a 24 horas, sem ter diagnóstico da enfermidade. Informações e inscrições: (51) 3314-3296 ou juliana.zeni@hmv.org.br"

Dado o recado, gostaria de colocar aqui, publicamente, que sou CONTRA O ATO MÉDICO!
Acho absurdo uma classe de profissionais da saúde acharem-se donos da saúde. Acho absurdo tirar a autonomia de profissionais que estudam tanto quanto, quando não mais, para cuidar da nossa saúde, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, etc.
Acho ridículo os médicos dizerem que a acupuntura tem que ser uma especialidade médica, uma vez que, há apenas 15 anos eles riam e diziam que esse tratamento milenar era uma bobagem e que não servia pra nada (ninguém me contou não, eu vi isso).
Acho ridículo eles falarem que tratamentos "invasivos" tem de ser feito apenas por médico. Conheço muito médico que não sabe aplicar uma injeção direito. Ah, mas eles dizem que injeção enfermeiros e farmacêuticos poderão dar. Então me pergunto: acupuntura, que é uma agulha minúscula que entra milimetros na pele é invasivo, mas uma injeção intramuscular não é?
Meio estranho isso, parece coisa de quem quer fazer apenas o que dá mais dinheiro.
Já vi muito erro médico ser consertado por fisioterapeutas e enfermeiros. E ninguém me contou não, eu vi com esses olhos que a terra não há de comer porque vou cremar.
Então, esses médicos que não estudaram fisioterapia é que vão mandar no tratamento do fisioterapeuta? Que não estudaram fonoaudiologia é que vão mandar no tratamento do fonoaudiólogo? E quem vai fazer os remédios se os farmacêuticos não puderem exercer seu ofício porque um médico que não estudou bioquímica a fundo é quem manda nele?
Na minha opinião, se o Ato Médico passar, limpar a bunda de paciente internado no hospital também deve ser considerado tratamento invasivo. Quero ver eles fazerem o trabalho dos nobres enfermeiros e auxiliares de enfermagem que fazem isso todos os dias. Ou vocês não acham que limpar a bunda de outra pessoa é invasivo?
Bom, eu sou apenas uma pessoa doente, filha de fisioterapeutas e que já passou por trocentos médicos que tem essa opinião. Mas, descobri que o Dr. Aloysio Campos da Paz Júnior, cirurgião-chefe da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação (maior rede de reabilitação do país) concorda comigo. Então, como ele tem mais propriedade pra falar do assunto do que eu, segue abaixo as palavras dele:

"Burrice em verde-e-amarelo
No Senado está em discussão um projeto de lei denominado "Lei do Ato Médico", que subordinaria todos os profissionais que atuam na área de saúde à autoridade de um médico, independentemente de sua qualificação. É diferente uma subordinação desse tipo àquela de um trabalho em equipe, que respeita o conhecimento e a experiência individual e resulta em um compartilhar de responsabilidades por todos aqueles que tratam alguém.
A chamada interdisciplinaridade (trabalho em equipe e não trabalho isolado) é uma atitude que surge principalmente no século XX. Estamos, portanto, falando de uma tradição recente que coincide com o surgimento de várias atividades, como terapia, psicologia, biomedicina, fonoaudiologia, bioquímica, microscopia eletrônica, e inúmeras outras que se desenvolveram enorrmemente com o progresso da informática - como, por exemplo, a operação de equipamentos de alta tecnologia.
Se voltássemos cem anos, veríamos o médico trabalhando praticamente isolado. Com os conhecimentos que dispunha, surgiam as decisões que, freqüentemente, ele mesmo implementava no sentido de diminuir o sofrimento daquele a quem se dedicava.
Com o progresso da ciência e a sua influência na prática médica, um grande número de profissionais de várias especialidades, também formados por universidades, passaram a participar nas várias etapas de avaliação que, em última análise, iriam determinar a ação que procurava a cura.
É fato que, muitas vezes, por interesses escusos, grupos de profissionais da mesma área, isolados e marcados pelo corporativismo, passam a disputar o doente como se este fosse uma mercadoria. Em alguns países e hoje, até no Brasil, por uma atitude imitativa tupiniquim, adotou-se a expressão "consumidor" , para definir aquele que por um infortúnio procura atenção para a sua saúde.
A Rede Sarah, como outras instituições de renome internacional, projetou-se implantando desde os seus primórdios uma atuação multidisciplinar. Nesta, profissionais de várias áreas do conhecimento e da ação cotidiana se dedicam à reabilitação. Todos aqueles que participam do tratamento de cada um e não apenas o médico têm seu lugar e valor reconhecidos pelo mérito que surge da competência. Ou por acaso quem humilde, mas conscientemente, mantém o hospital impecavelmente limpo também não está contribuindo para a saúde? Interdisciplinaridade, portanto, implica co-responsabilidade e não em uma visão vertical e canhestra da ação em saúde. Se aprovado o projeto da "Lei do Ato Médico", o Brasil mais uma vez fica na contramão de tudo o que está sendo feito no mundo. Tendo sido descoberto na Renascença ingressa para gáudio da corporação médica, na Idade Média...
Mergulha de vez no corporativismo que tudo emperra!
A "Lei do Ato Médico" subordina tudo que é necessário para restabelecimento da saúde a uma só profissão - a médica. Já existem tentativas de "remendos" no projeto de lei para atender a esta ou àquela corporação. Remendos o Brasil já tem demais! É ruim? Joga no lixo! Senão, arriscamo-nos destinar ao lixo o que, pela pesquisa, pelo estudo árduo e conseqüente progresso, juntos conquistamos."

Bom, você amigo esclerosado, estropiado e afim, que tem (ou pelo menos deveria ter)acompanhamento médico e fisioterapêutico, que quando fica internado depende dos queridos enfermeiros que acompanham nosso dia a dia mais de perto que os médicos, sabe o quanto esses profissionais são importantes nas nossas vidas. Se você concorda comigo e quer continuar tendo um atendimento bom em saúde e que esse atendimento melhore a cada dia e não fique cada vez mais medíocre (principalmente a saúde pública), ajude a divulgar esse site aqui: http://www.atomediconao.com.br/
E dê uma passada por lá para ajudar a dizer NÃO!
Sabe né, ano eleitoral, quanto maior o coro, mais os políticos pensam na hora de aprovar ou não uma lei dessas.
Ótimo findi pra nós todos!
Até segunda-feira!
Bjs

Em tempo: eu citei apenas 3 profissões prejudicadas com o Ato Médico, mas é importante lembrar que essa lei absurda vai prejudicar a atuação de TODOS os profissionais da área de saúde.

13 comentários:

  1. bá, ta bom,
    1: pra ENTRAR na faculdade de medicina tem que estudar MUITO, ás vezes por 3 anos, ou ainda mais.
    2: pra fazer a faculdade, tem que ESTUDAR constantemente, SEM ter como TRABALHAR
    3: a faculdade dura 6 ANOS
    4: tem que fazer residencia ainda por 3 ANOS
    5: isso é só o básico, ainda mais os estudos durante a vida, a pós graduaçao, os PLANTOES

    o ato médico NÃO SIGNIFICA que os médicos desprezam os outros profissionais de saúde, significa sim que querem MAIS RESPEITO por sua profissao, pois seus salarios nao sao como todos pensam, muitas vezes, por volta de UM MIL, eu sei disso pq tenho uma mae medica, que tem 3 TRABALHOS. Minha mae fez plantoes até os meus 7 anos de idade, mal conseguia ver ela, e quando via estava muito cansada e principalmente estressada, com umas enfermeiras que, COM INVEJA por nao ser MEDICA, a destratavam.


    É ridícula essa desvalorizacao que o brasileiro tem pelo médico, é o unico lugar no mundo em que O MÉDICO É POSTO COMO VILÃO.

    Eu quero ver quem vai cuidar quando sua mae, avo, tio, ficar com cancer, o cha e a injeçao da enfermeira nao adiantarao, o alivio nas costas do acumpuntor tambem nao, muito menos uma maior elasticidade pela fisioterapeuta, e muito menos o farmaceutico que dá um coquetel pra gripe. Quando tratamentos "alternativos" nao bastarem, voces irao recorrer aos medicos, QUE ESTUDARAM NO MÍNIMO POR 10 ANOS, E SEMPRE CONTINUAM A ESTUDAR TODOS OS DIAS.

    Ah, e para eclarecer, QUEM QUER SER RICO, DEFINITIVAMENTE NAO VIRA MÉDICO, quem vira médico é quem GOSTA DE ESTUDAR. se é tao facil, por que ao invés de reclamar nao fazem medicina??? ah, se passarem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, bom dia. É uma pena ver que uma acadêmica de medicina (afinal, parece-me ser o que você faz), pense dessa forma. Por vários motivos. A) Você está em contato constante com o paciente, que tipo de informação você vai passar para o mesmo? Onde está sua ética ao falar de outros profissionais? Será mesmo que todas as pessoas, veja bem, TODAS as pessoas que não fazem medicina são pessoas incapazes de passar no vestibular como você se referiu? Não pode existir nem uma pontinha de prepotência em você para não pensar que tem gente que simplesmente não quer? Seu ego não te permite olhar ao redor e ver que os outros precisam de ajuda (e você deveria perceber isso). Tenho amigos acadêmicos de medicina, muito inteligentes por sinal, que são contra o ato médico, que são contra, e reconhecem que o ato médico é vendido como "agora o médico saberá o que poderá fazer". É verdade, vai saber sim, mas da forma como está, definitivamente não. Pare de achar que isso é um movimento contra médicos e que médicos são odiados e seja lá o que for. Por um instante abandone seu ego, e veja se de fato o ato médico é essa maravilha toda que os médicos sustentam, e digo mais, estude o PL, visto que você no seu comentário não teve em nenuhm momento o cuidado de se referir a ele, o que me sugere que você está simplesmente reproduzindo uma coisa que foi falada e você nem pensou sobre, só pelo fato de que isso acaricia seu ego. Em suma: você demonstrou ser uma pessoa arrogante, prepotente e sem nenhum conhecimento de causa. Bons estudos e seja humilde. Abraços, Luiz Gontijo (Acadêmico de Biomedicina, sim, biomeidicna. Nunca quis ter contato direto com paciente, não tenho tato para lidar com isso) Abraços

      Excluir
    2. Tem pessoas que conseguem dizer tanta bobagem... que as vezes é melhor deixa-las sem resposta! No entanto, até entendo que os médicos lutem por reconhecimento... mas, não aceito diminuição de nenhuma profissão, PRINCIPALMENTE A ENFERMAGEM! Por isso, Nobre colega, antes de chamar uma Enfermeira de Invejosa CUIDADO! VC pode responder juridicamente por isso. Ah, engano seu, dizer que Enfermeira é invejosa porque não conseguiu ser Médica... sou ENFERMEIRA e tenho muito orgulho de minha profissão e só para deixa-la bem situada, nunca quis ser MÉDICA!!
      Ah, não foi só sua mãe que estudou, ENFERMEIRA também estuda e se garante viu!!
      SOU CONTRA O ATO MÉDICO!

      Excluir
    3. bem, a colega está redondamente enganada quando fala que passando por cima de outros profissionais, os médicos estarão sendo valorizados... Infelizmente, os médicos nada são sem a equipe multidisciplinar. Seria até bom que existisse uma faculdade que incluísse um conhecimento pleno da saúde, mas esta não existe... e antes de pensar em pegar as atribuições de outros profissionais para si, primeiro pense nas atribuições médicas, que nem conseguem executar ficando tudo a cargo da equipe multidisciplinar... tanto é o teu desconhecimento que não permite que você saiba o papel do fisioterapeuta, que não é somente manter ou melhorar a flexibilidade, mas sim atribuições importantíssimas na melhora de quadros neuromusculares, lesões articulares(ex Ronaldo fenômeno, Gustavo Kuerten), reabilitação de doentes pulmonares, desmame da ventilação mecânica, o médico mal sabe mexer no ventilador... sabe quantos anos estuda um profissional da saúde não médico? Bem, 5 anos de faculdade, mais a pós graduação, cursos de aperfiçoamento, mestrado, doutorado... bem, ufa estudei em média 10 anos, nossa!!! Não é a mesma quantidade de anos que vc tinha abordado antes?? Ah desculpa aê!!! Detalhe: amo minha profissão, teria total condição de mudá-la, mas simplesmente não quero; portanto, vá estudar um pouquinho mais e amadurecer seus pensamentos. Respeito é bom e todos nós gostamos!!!

      Excluir
    4. Ola Marina. Gostaria de esclarecer uma coisa. O médico é tão importante quanto qualquer outro profissional. Ser médico é uma profissão e NÃO UM STATUS SOCIAL, logo o ato médico não tem nada a ver com DINHEIRO, ok? Outra coisa, para passar em fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição, também temos que estudar, logo não somos simplesmente a classe que não passou em medicina e sim alguém que NÃO QUER ser médico. Quanto ao Tempo de estudos, acho irrelevante sua citação, discriminatória e totalmente leiga. O tempo de cursinho é conhecimento geral logo não conte como algo especifico da medicina. Vou falar por mim: graduação: 4 anos, especialização em pediatria:1 ano e meio, Mestrado em pediatria: 2 anos, futuramente doutorado em pediatria: 4 anos = 11 anos e meio fora cursos que duram um ano ou dois. Simplesmente não enxergo diferença entre a medicina e outros profissionais. SOMOS EQUIPE, cada um no seu papel. Agora vc acha que um médico vai prescrever fisioterapia pediatrica com o conhecimento de alguem que estudou mais de 11 anos ??? Ele estudou 11 anos para MEDICINA e não para Fisio, TO, FONO, ED FISICA.... Saber o nosso limite faz de nós mais profissionais. Não sou completa o suficiente, não sou superior a ninguém, mas darei darei o melhor do que sei e do que faço. Seja uma médica assim HUMANA e serás bem sucedida ! Quanto aos plantões fica tranquila que o médico não esta sozinho neles, e os filhos dos outros profissionais tb não viam seus pais. !!! Reflete e não precisa responder Bjokas...

      Excluir
  2. Marina, você provavelmente é estudante de medicina. E, por estudar tanto, deveria ter entendido que não sou contra os médicos, pelo contrário, admiro a profissão e já os elogiei muito por aqui. Mas sou sim contra o Ato Médico, um projeto de lei excludente, feito por médicos que tem medo de "perder o campinho".
    E pelo visto, você não conhece muito bem a prática de saúde de outros países, afinal, só no Brasil é que os médicos querem ser os donos da saúde ao invés de compartilhar o conhecimento com colegas de outras profissões.
    Na minha opinião, união é que faz a força, não a separação.
    Ah, e bons estudos...estude muito, para que no futuro, os comentários sobre médicos sejam melhores do que nos dias de hoje...
    E respondendo a sua pergunta, de porque não fazer medicina... simplesmente porque não gosto. Se gostasse, faria, e acho que seria uma ótima profissional também. Porque quem gosta de estudar, simplesmente estuda, não importa em que profissão esteja.

    ResponderExcluir
  3. Olá:

    Bom, acho que o blog aqui é meio que CONTROVERSO!
    Medicina: uma das carreiras mais INTERESSANTES (e por que não dizer PERIGOSA?) - quem nunca precisou de médicos na vida?
    Até estive assistindo, há algumas semanas, em um programa chamado SABER DIREITO, sobre os ERROS MÉDICOS que ocorrem...infelizmente, tais existem e muito!
    E, vendo atualmente: como existem 'falsos médicos' que tentam atuar - e só são descobertos após haver alguma coisa errada/ruim: sequelas, mortes; um absurdo isso!
    Ah, e vi que há um comentário de uma pessoa chamada Juliana Zeni aqui...é irmã de um colega meu da faculdade.
    Como foi mencionado aqui: para se dar bem em QUALQUER profissão (MEDICINA principalmente), é necessário AMOR/INTERESSE À TAL, DEDICAÇÃO, e uma característica que se encontra escassa hoje em dia: ÉTICA!

    Abraços,
    Rdrigo Rosa

    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. UM RECADO PARA MARINA.
    Marina, estou estarrecida com o tamanho da sua arrogancia quer debater um assunto, faça com maturidade, você diz no seu depoimento que as outras classes de profissionais da saúde não fazem medicina porque não passam, como assim?
    já passou pela sua cabeça que simplismente eles não fazem medicina porque não querem fazer,não tem vocação,pois, simplesmente amam outro tipo de profissão,Há dentre tantas 2 graduações que eu jamais faria,(direito e medicina) não porque nao passaria, minha capacidade é imensa, mas porque nao tenho vocacão. vc sabe o que é? engraçado não vi esta palavra no seu texto.
    Ahh os Médicos estudam muito e admiro esta profissão assim como admiro outras profissões, vc usou sua mãe como exemplo eu uso meu professor estudou em escola publica sua mãe catava lixo, fez vestibular passou em 1 lugar em biologia perguntaram p ele pq ele não fez medicina já que ele passou em 1 lugar e ele disse que gostaria de ser biologo e nao médico,
    ele fez mestrado,doutorado e está a caminho do seu pós doutorado é o melhor na area que escolheu e nem por isso deixou de ser humilde para com os demais independente da profissão, dá aulas para estudantes de medicina, e sempre transmite a mensagem de união entre profissões.
    Recado dado.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não entendi o que o Rodrigo acha de controverso, afinal, está concordo com o que dissemos.
    Deise, concordo e assino embaixo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. O que eu entendi do blog é que.
    o que está em debate não é o direito dos médicos porque eu sou muito a favor já falei antes que admiro muito a classe, e ele tem o direito assim como as outras classes de profissionais de exercer sua profissão da melhor forma possível. Está errada a forma como estão fazendo isto, A classe médica está retirando o direito conquistado por outros profissionais, e agregando estes direitos somente a sua competência. Isto é um absurdo, está errado, temos que trabalhar unidos, não em guerra. Não tem motivo p brigar por competências como esta fazendo a classe médica mendigando áreas que dizem ter, por direito, quando na verdade estão inseridos e muito bem regulamentados em outras classes profissionais e como se não bastassem ainda querem impedir os outros profissionais de desempenharem seu papel.
    O bom profissional tem sempre seu lugar garantido, sem precisar passar por cima de ninguém.

    ResponderExcluir
  8. Sou estudante de fisioterapia e não fiz medicina porque não desejava no momento. Fiz por causa dos meus avós que estão bem debilitados, músculos atrofiados e precisam de alongamento diário para uma melhor qualidade de vida. Poderia cursar Medicina por causa da minha mãe que descobriu ter HIV e simplesmente no momento não quis. Na verdade posso cursar Medicina, Direito, Nutrição... Só estou na minha primeira faculdade e nem por isso critico os profissionais das outras áreas.---SOU CONTRA O ATO MÉDICO--- Porque de acordo com o projeto, somente o médico vai poder prescrever órteses e próteses, por exemplo.Parem e pensem : " O povo brasileiro não tem condições para isso". Dizer que cada indivíduo vai ter que procurar um atendimento médico antes de procurar um especialista É FÁCIL! Difícil é perguntar se ele pode deixar de comprar o alimento do dia para ir em dois locais, quando se ele poderia ir somente em um.
    CONCLUINDO, Vamos somar: MEDICINA(6anos)+Fisioterapia(4anos e 5ms)= 10,5 !! Pois é, vamos estudar isso tudo e ter o direito de fazer o que outro profissional faz!

    ResponderExcluir
  9. Prezada Bruna:

    Parabéns pela coragem e pelo Blog. Parabéns por defender a sua opinão contra o ato médico. É estremamente válida. O que estão criando é um terrorismo escondido, dizendo que os que são contra o ato médico são invejosos e frustrados, que somos incapazes de atender um paciente bem e indicar as nossas prerrogativas profissionais. Querem influenciar políticos e a opinião pública contra nós.
    Nos taxam de "anti-médicos", responsáveis pelo caos da saúde no Brasil, de estelionatários da saúde, e outros impropérios. Acham que devemos ficar sob o jugo das decições médicas, apenas. Olha o facebook a favor do ato médico, e veja como nos tratam, as piadinhas infames, as ofensas em geral. É esse tipo de mente que quer que o ato passe.
    O paciente não poderá ir livremente a qualquer profissional de saúde, a não ser que o médico ache que este deva ir. Será que esse médico sabe a indicação precisa de todas as outras profissões, para indicá-las corretamente? Será que vai indicar o que o paciente realmente precisa? Ou vamos voltar a ter o modelo hospitalocêntrico e médicocêntrico do extinto INAMPS? Eles nos prejulgam, achando que todos somos imbecis e incapazes de saber delimitar nossa área, e ver quano o paciente precisa sim, ir ao médico. Eles erram as próprias indicações!
    Gosto do seu post, e gostaria de pedir autorização para publicarem no grupo do facebook - não ao ato médico, e difundí-lo. É a experiência de quem passa pela equipe multidisciplinar que aqui está relatada... concorda?
    Se possível, visite a página citada, e veja nossa luta hercúlea contra essa injustiça. Os que são a favor são retrógrados de pensamento, fundamentalistas, classistas, e censuram qualquer atividade contra o ato médico!O seu blog tem um comentário desses cheio de rancor... nós recebemos muito desses também. É esse perfil de profissional que é a favor da classe, ao invés de ser a favor do paciente.
    Se não for pedir demais, se filie à essa página do facebook, e deixe seu testemunho pessoal sobre o ato médico e sobre o tratamento da equipe multidisciplinar. Tenho dificuldade de acreditar que bons médicos concordam com esse projeto de lei.
    Saudações, e obrigado pelo apoio e inspiração.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.