quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cansaço mental

Oi gentes, blz?
Nada como a casinha da gente né?
Esqueçam o que eu disse sobre a rampa da UFRGS não ser íngreme. Infelizmente ela não permite que um cadeirante, por exemplo, ande por ela sem ninguém empurrando. Chato né?
Depois de tantas provas em tão pouco tempo, estou com o cérebro cansado. Tá, eu sei que cérebro não é músculo pra ter fadiga. Mas juro gente, meu cérebro entrou em fadiga. Parece que estou em câmera lenta e não consigo raciocinar muito bem sobre a vida.
O pior de tudo de um cérebro cansado, é que a gente fica esquecido. Hoje, depois de lavar a louça do almoço, levantei 2 vezes do sofá pensando em ir lavar a louça. Escovei os dentes 2 vezes (mal não deve fazer) e já fui 3 vezes no meu quarto pegar alguma coisa e quando chego lá, não lembro que coisa era. Aliás, não lembro nem agora. Espero não lembrar 4 vezes de fazer o lanche da tarde.
Consultando o Dr. Google sobre cansaço mental, achei essa declaração no G1:
"Tarefas repetitivas, quando exigem concentração, acabam desgastando o cérebro. Segundo a neurocientista Suzana Herculano Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ninguém precisa se sentir menos por se sentir esgotado por fazer contas, escrever, ler ou realizar qualquer outra atividade mental por muito tempo.
“Pensar cansa”, ela diz. “Mas o aspecto curioso do cansaço do cérebro é que ele é específico para aquelas partes que estavam trabalhando intensamente de fato. Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, você esgota a sua capacidade de lidar com números, mas você é totalmente capaz de sair dali e ir tocar piano, ou ir ler um livro, ou fazer alguma atividade que exija de outros sistemas do seu cérebro.”
Qual o melhor remédio?
Dormir!
Sim, dormir um pouco mais, ter qualidade no sono. A única forma do cérebro descansar é dormindo.
Portanto, vou tirar um cochilo agora de tarde. Sem sentir culpa por isso ou me achar preguiçosa. Também, uma preguicinha de vez em quando não faz mal a ninguém.
Melhor: começou a chover agora... dia perfeito para se atirar no sofá.
Quem tiver dicas de como descansar o cérebro, favor escrever nos comentários...hehehe
Amanhã vou estar mais descansada pra escrever algo que preste aqui pra vocês.

Até amanhã!
Bjs
Em tempo: Hoje minha amigona Raquel Simor, que eu amo e sinto saudadiii faz niver. Parabéns Raque!!! Muitas felicidades!

3 comentários:

  1. Oi Bruna, também gostaria de dicas para descansar o cérebro. E eu tenho fadiga mental mesmo sem usá-lo!!! É verdade, qdo a fadiga ataca meu corpo, meu cérebro parece que para de funcionar, só mesmo um bom soninho pra me recuperar. Aff!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom descanso Bruna. Tbm estou cm esse cansaço de tanto estudar "pras" provas. Semana q vem poderei descansar a cachola e aí vou escrever sobre aquele assunto pra vc.

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.