segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Luta contra o preconceito

Oi amigos, blz?
Tirei o findi pra molenguiar em casa. Sábado foi ainda um dia difícil. Ontem foi melhor e hoje estou melhor ainda. Ou seja, gradativamente vou voltando ao normal. Hoje consegui acordar cedo, estudar e fazer almoço. Aos poucos a vida se encaixa.
Hoje é um dia muito importante para todos nós, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. E digo para nós porque a luta para que as pessoas com deficiências (na verdade todos temos alguma né) deve ser uma luta de todos, não só de quem tem uma deficiência e seus familiares.
Todos temos algumas deficiências. Uns são mais capengas, outros menos, mas ninguém é 100% eficiente em tudo. Hoje é o dia para lembrar que somos todos iguais e ao mesmo tempo diferentes. Dia de lutar contra o preconceito.
Aí um monte de gente diz: ah, nem existe mais preconceito com todas as políticas de inclusão social e blablabla.
Pasmem, mas li uma notícia sobre uma pesquisa feita pelo MEC que diz o seguinte: Os resultados revelaram a forte presença de preconceito e discriminação entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários das escolas brasileiras, principalmente em relação às pessoas com deficiência, com destaque para a deficiência intelectual. Dados específicos demonstraram que 99,3% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80% gostariam de manter algum nível de distanciamento social das pessoas com necessidades especiais, homossexuais, pobres e negros. (fonte:apaebrasil)
Jeeeeeesus! Quase 100% das pessoas tem preconceito e admitem isso. Como que as crianças com alguma deficiência vão ter as mesmas oportunidades que as demais, se até os professores querem distanciamento delas?
Isso me deixa puta da vida!
Se pais e professores incentivam um comportamento preconceituoso, será mais difícil existir uma inclusão verdadeira.
Nesse Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, vamos pensar no que queremos pro futuro. Vamos tentar mudar esses números?
Até amanhã!
Bjs

Em tempo: deficiência é um tema recorrente aqui no blog, leia mais textos sobre o tema clicando aqui , aqui , e aqui .

8 comentários:

  1. Oi Amiga! Ainda existe preconceito, séculoxxI. E não será diferente. A vida passa, até parece que os meios de comunicação estão a mercê dos fanáticos pelo andar rápido do dia e não do momento. Somos robôs da nossa história. Somos seres diferenciados? Vamos amar mais, respeitar mais,entender mais , escutar mais. Vamos fazer a nossa parte, mesmo que seja pouca, mas aos que ao nosso redor estiverem terão o nosso amor. Bjosssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruninha!!!
    Estou super feliz de saber que está melhor!!! Voltei hoje de férias... a vida continua né amiga?! Acho que deveríamos ter 11 meses de férias por ano e trabalhar um, o que acha??? rsrsrsrsrs
    Brincadeiras a parte, hoje é um dia super importante em nosso país. Um país tão lindo, mas que infelizmente ainda vive a sombra desse mal pavoroso que é o preconceito.
    Como vc mesma disse minha querida, quem é 100% efeciente nessa vida? Realmente ninguém.
    Devemos fazer a nossa parte nessa luta contra o preconceito, seja ele de que espécie for.
    Vivamos com mais amor, carinho, compaixão. Podemos não resolver todos os problemas da humanidade, mas o pouco que fizermos já fará diferença.
    Fique com Deus minha querida e melhore mais e mais a cada dia!!!
    Bjão!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Brunaaa!
    Bom q esteja melhor, sempre melhor a cada dia..
    E qto a este tema, deixa eu t falar uma coisa, na minha cabeça "oca" eu achava não existia + o preconceito c negros, + ouve só:
    Eu e um colega de trabalho negro depois de um plantão noturno numa UTI( sou fisioterapeuta e ele enfermeiro), resolvemos ir tomar café da manha numa padaria "chic" aki em Jundiai, e para minha surpresa não foram poucos os frequentadores q olhavam p ele quase q de cara feia e espantados, genteee q absuuurdo,fiquei pasma e conversando ele me disse q isso é fator comum na vida dele.
    Jesuuus qta ignorancia. O pior q num é um preconceito explicito q vc pode ir lá e denunciar blablabla, é aquela coisa oculta, fria, doída d+, muito triste isso.
    Vamos ter muita fé para q todos se conscientizem q somos diferentes em algumas coisas mas iguais perante Deus.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  4. É, o segredo de tudo está no amor Giza.
    Amei a idéia de 11 meses de férias Regina... heheheh
    Sabe Rosi, já namorei um rapaz negro, e não teve um dia em que não sentisse esses olhares maldosos quando saímos juntos. É muito triste mesmo.
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  5. Olha Bruna, esta história de preconceito, realmente é um Pré-Conceito, da pré-história,estou falando isto porque os que na maioria trouxeram estes preconceitos, não vivem mais a muito tempo só restou os nossos avós, bisavós,tataravós...enfim este povo que veio aqui neste pais, fez o estrago que fez, muitos se mandaram, uma boa parte ficou, com a velha mentalidade de uma europa que não existe mais, Ritler,Mussulini estes já se foram só os brasileiros que se consideram alemães, italianos, poloneses...pois cá entre nós existe povo mais racista que o sul do Brasil, eu não conheço, morei de norte a sul do Brasil, mas nunca vi tanto preconceito como no sul mas vi um povo lindo e maravilhoso de norte a nordeste com uma cultura invejável, quando falo em cultura, falo de alma e coração, como seria bom se este povinho mediocre que se acha europeu tivesse acesso a europa de hoje eles iriam se sentir um lixo,com suas idéias muito delas pós- guerra, ultrapassdas, Brasil! acorde Sul, levante a bandeira contra o racismo, preconceito, inclusão social, vamos romper as barreiras, ensinem seus filhos,que a diferença está dentro de cada um de nós, nossas atitudes, nossos gestos, e aí Bruninha sem preconceito em relação aos muambeiros de Passo Fundo, e eu com a sua pulsoterapia, pena que no final como vê tudo acaba em pizza.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, pelo visto você detesta o RS. Não conheço tanto o Brasil, por isso não posso dizer quem é mais ou menos preconceituoso. E como não tenha descendência européia e sim indígena, não sigo nenhuma tradição de cultura européia.
    Mas gosto de viver aqui e encontro muito apoio e amor aqui no Sul. Lamento que você tenha conhecido pessoas ruins quando veio para cá. Reconheço que boa parte do povo gaúcho é bairrista, mas não generalize, isso é preconceituoso. Como vc disse, a diferença está em nossas atitudes, e não no lugar em que nascemos ou vivemos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Me desculpe mas alguém que crítica o povo de um estado o chamado de preconceituoso só esta demonstrando claramente que o preconceito esta em sua própria cabeça.
    Também não se pode confundir orgulho com preconceito, eu tenho orgulho de ser Gaúcho, assim como tenho orgulho de ser Brasileiro, não é por isso que vou achar que Brasileiros são melhores que os outros póvos.

    P.S.: Ritler? Quem é Ritler? Você deve estar se referindo a Adolf Hitler.

    ResponderExcluir
  8. Sabe que quando meus filhos eram crianças, há 25 anos atrás mais ou menos, eu tinha medo e era preconceituosa, tipo assim: será que se meus filhos conviverem com eficientes mentais não farão o mesmo que eles? Olha quanta ignorância, gente. Mas eu pensava assim, admito. Minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Mas hoje vejo as duas Jus, minhas vizinhas, que têm síndrome de down, que graças de meninas. Os pais cuidam delas deixando de lado o rótulo e as amam como jovens que são, com suas eficiências e tudo. Amam e dão tudo de si para elas, e elas se alguém não nos falar, são iguaizinhas a todos nós os ditos "normais". O preconceito é ruim e só afasta as pessoas e impede a gente de amar mais e melhor a todos. Perdoe-me aqueles pelos quais tive alguma espécie de pré conceito. E nada de deficientes, mas cada vez mais eficientes. Abraço. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.