segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bichinhos terapeutas

Oi gentes, blz?
Ontem um amigo adotou um gato. Mas o gato só foi gato na hora da adoção, porque quando eu fui conhecê-lo, vi que era uma linda princesinha de pêlos arrepiados.
Hoje fiquei de babá da Nina e na volta pra casa chamei a veterinária para dar vacina nos meus gatinhos queridos.
Sim, não adianta ter um bichinho e não cuidar da saúde dele também. Afinal, eles fazem um bem danado à nossa saúde.
Ter um animal de estimação às vezes custa caro: veterinária, vacina, comida, etc. Mas acho que eles me ajudam muito a gastar menos com remédios e terapias.
Ter um animal de estimação, seja ele gato, cachorro, galinha ou papagaio, faz bem pra saúde mental de qualquer pessoa. Pra gente "doente", faz melhor ainda. Porque assim, ao invés da gente se ocupar só com a dor, se ocupa com a dor e com as graças que os bichinhos fazem. E, de tão fofos e queridos que eles são, a dor parece que vai diminuindo.
Eu converso com meus gatos, e, pasmem, eles me respondem. Loucura? Talvez. Mas funciona muito bem essa terapia para mim. Pesquisas científicas já comprovaram que a interação homem-animal faz bem à nossa saúde. Nunca fiz um tratamento com animais, mas achei bem interessante a TAA: Terapia Assistida com Animais.
Olha só o que achei na internet sobre essa forma de terapia:
Funciona da seguinte maneira: profissionais ligados à saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos utilizam cães ou gatos para incrementar o tratamento de seus pacientes. Por exemplo: um garoto sofre de dificuldades motoras devido a um acidente de carro. O fisioterapeuta adepto da TAA pode adotar a ajuda de um cão nos exercícios de recuperação de movimentos. O que poderia ser sacrificante para o menino torna-se prazerozo e divertido.
O benefício vai além do simples exercício. Estudos comprovam que o contato com animais em casos como este fazem a auto-estima do paciente aumentar. Essa técnica acelera a recuperação com resultados satisfatórios.
Além de ajudar na cura de doenças e problemas físicos os animais podem ser úteis na educação das crianças. A visita de um cão numa escola, por exemplo, pode dar aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o bicho e de aprender a lidar e respeitar o animal. Isto é a Atividade Assistida por Animais - AAA. Pode-se também realizar visitas monitoradas com animais a asilos ou centros de recuperação de menores.
Para que todos esses benefícios ocorram, é importante não esquecer da relevância da posse responsável. Tratar o animal com respeito e com carinho é fundamental para o sucesso da interação. (fonte: http://www.arcabrasil.org.br/animais/interacao/terapia2.htm)
O bichinho não é "a" cura para todos os problemas, mas eles certamente tem um papel significativo em nossas vidas. Experimente você também ter um bichinho pra te divertir, te ocupar e te amar.
Até amanhã!
Bjs
Em tempo: a gatinha lindinha da foto é a Nina.
Dica de livro e filme: Marley e Eu

2 comentários:

  1. ihihihihih q amoor, ontem minha irmã encontrou uma gatinha na rua, filhote, muito parecida com a Nina,e...com um buraco imenso na cabeça :( sim, alguém sem coração tentou matar a gatinha....hj ela está em uma clínica veterinária lá em Erechim e já está bem melhor. Já arrumamos uma família pra ela, graças a Deus. Parabéns pela adoção.

    ResponderExcluir
  2. Tadinha dessa gatinha...inda bem que conseguiram uma casa pra ela. Não entendo essas pessoas que machucam bichinhos. Não quer gostar, não goste, mas não precisa machucar né?
    Bjsss

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.