quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cigarro e EM não combinam

Oi gentes, blz?
Há alguns meses, escrevi aqui sobre o cigarro, porque era o Dia Mundial sem Tabaco. Até esse dia, sabia-se que fumar aumentava o risco de ter Esclerose Múltipla.
Pois nessa semana eu soube duma publicação médica que comprova que fumar acelera a piora de quem já tem Esclerose Múltipla.
Achava isso meio óbvio, mas já que foi comprovado cientificamente, resolvi colocar aqui a matéria sobre esse estudo:
"O tabagismo pode acelerar a progressão da esclerose múltipla, uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central em adultos jovens. Um recente estudo de pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, da Harvard Medical School e do Massachusetts General Hospital, em Boston (EUA), publicado no Archives of Neurology, acompanhou 1.465 pacientes com esclerose múltipla por cerca de três anos. Em média, os participantes tinham 42 anos e apresentavam a doença havia 9,4 anos.
Pouco mais da metade (53,2%) nunca havia fumado, 29,2% haviam sido fumantes no passado e 17,5% eram fumantes ativos. A progressão da esclerose múltipla foi avaliada por meio de características clínicas e de exames de ressonância magnética. Os resultados mostram que os fumantes sofriam de uma forma significativamente mais severa da doença no início do estudo e apresentavam mais a forma caracterizada por um declínio progressivo das capacidades neurológicas."
Se você é fumante e lhe faltava algum motivo pra parar de fumar, aí está ele.
Eu conheço pessoalmente apenas uma pessoa que tem EM e fuma, e posso dizer que ela é a pessoa com EM que eu conheço que está em pior estado, com mais sequelas e dificuldades. Provavelmente ela estaria bem ruim, mesmo sem fumar, mas as toxinas do cigarro devem ter ajudado um pouco (ou um monte, vai saber...).
Ela alega que continua fumando porque é um prazer que tem. Se você também fuma porque é um prazer seu, troque esse prazer por outro mais saudável. Se não for por você, pare um pouco e pense nas pessoas que te amam, que cuidam de você. É um pouco de egoísmo continuar fumando quando outras pessoas torcem por você, não acha? Pensa nisso!
Até amanhã!
Bjs

6 comentários:

  1. Muito bom esse post Bruna.
    É muito importante a conscientização de todos, pois os fumantes passivos sofrem tanto ou mais que os fumantes ativos.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria e vou repassar para alguém muito especial que eu gostaria que parasse de fumar.

    ResponderExcluir
  3. Mto bom este post, eu não fumo, mas moro com minha mãe e ela fuma bastante em casa. Ser fumante passivo TB comprobui negativamente pra EM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá na hora de fazer a campanha pra tua mãe parar de fumar...hehehehe. Pelo menos não perto de você porque é sim bastante prejudicial. O fumo passivo intoxica também e, como nosso organismo já não é muito bom, é melhor evitar. Fora que, se ela parar, vai ser bom pra vocês duas!
      Bjs

      Excluir
    2. Olá Bruna, tudo bem ? Nós conhecemos no ambulatório no dia da minha consulta, não me recordo se vc tinha consulta ou seu namorado !!! Vc está bem ? Beijo grande

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.