terça-feira, 27 de outubro de 2009

Muitas histórias

Oi gentes, blz?
Não posso deixar de contar tudo de lindo e emocionante que vi ontem na abertura da Jornada de Literatura.
Primeiro tenho que explicar que as Jornadas acontecem dentro de um circo. Eles montam dentro da universidade uma lona de circo gigante para o grande espetáculo das letras. E claro, para fazer a abertura, sempre tem um show de circo.
Esse ano quem fez o show foi o grupo Tholl, uma espécie de Cirque du Soleil aqui do sul. É simplesmente lindo, lindo, lindo! Se um dia você ver que o Tholl está na sua cidade, não perca. É lindo, como o Cirque du Soleil, e com um preço beeeeem mais camarada.
Foi de se arrepiar!
Mas de arrepiar mesmo, foi a história de dois jovens escritores, que não puderam estar no circo da cultura ontem, mas foram homenageados e lembrados com muito carinho.
Um deles, o menino Roberto Zanatta, que com apenas 9 anos escreveu três livros: O Caça Monstros, Mr. Xadrez e Explorador e suas Aventuras. Mas porque esse menino não estava lá ontem? Porque nem sempre a vida é como a gente quer ou gostaria que fosse, e um tumor levou esse menino, com um talento brilhante, para junto dos anjos.
Ontem, foi lançado seu livro Mr. Xadrez, sem sua presença, mas com uma bela homenagem à família. Esse livro e o Caça Montros foram escritos após ele saber de sua doença, o que não o impediu de ler, escrever, sonhar e viver, ainda que por pouco tempo.
Já Pietro Albuquerque, escreveu aos 16 anos o livro Dias Contados, e, por ironia do destino talvez, faleceu de leucemia pouco antes de completar 20 anos. Filho do deputado federal Beto Albuquerque, escreveu no seu último ano de vida o livro Quem tem Coragem, lançado ontem na Jornada. São mais de 400 páginas de história, mas não só disso, são 400 páginas que mostram a coragem, a perseverança e a esperança de alguém que, com apenas 20 anos, mesmo sabendo de seu triste destino, não desistiu de viver.
Trago aqui esses dois exemplos por serem realmente exemplos de vida. Porque me emocionei ontem ao ver suas famílias lançando os livros de seus filhos que não estão mais aqui, mas que ficarão conosco para sempre, de alguma forma.
Trago aqui essa história para tomarmos vergonha na cara. Se dois meninos, com tão pouca idade e experiência de vida conseguiram viver e produzir no seu último ano de vida, nós também somos capazes de viver e produzir sempre, com EM ou sem EM, com deficiências ou sem elas.
Até amanhã!
Bjs

4 comentários:

  1. Esse assunto me lembrou na hora de 2 pessoas.
    O professor João que me deu aula na eletrônica do Cecy e era um exelente professor, um dos melhores que tive e faleceu a 3 anos atras aos 31 anos se não me engano, ja lutava contra o Câncer a um bom tempo.
    O outro infelizmente não sei o nome, na verdade nem o conheço, joguei por muito tempo com ele a uns 7 anos atras , no jogo ele era conhecido como Jokka, faleceu aos 19 anos tb por um tumor cerebral, foi um choque pra mim pois ele tinha a minha idade e era um rapaz muito legal e inteligênte.

    É o câncer é cruel e não escolhe vítimas...

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Bruna! Quando a depre quiser tomar conta de nós, é bom tentarmos criar vergonha na cara, prá gente não ficar com a cara cheia de vergonha depois, por ter deixado que a tristeza nos abatesse. Devemos lutar sempre! Conseguindo ou não, o importante é lutar. Abraço materno. Você é especial de verdade. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, realmente histórias como essas me faz ter vergonha de ñ fazer NADA, acho k me acomodei com a EM e tô vendo a vida passar sem fazer absolutamente nada. Uma cça de apenas 9 anos foi embora e no tempo k teve ñ ficou quieto.
    É, como dizem, "um tapa na cara".
    Sou nova aqui e estou amando ler seu blog!!!
    Un beso

    ResponderExcluir
  4. Vivinha, não se preocupe q vc não é a única, mas reconhecer que precisa se mexer já é uma grande coisa. E seja bem vinda!
    Realmente as doenças não escolhem quem vão atacar, mas a gente pode escolher como enfrentá-las.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.