segunda-feira, 30 de março de 2009

Tristeza tem fim... felicidade também...

E aí gente, mais uma semana começando. Tudo bem com vocês?
Ontem escrevi sobre meu "ataque" de choro. Logo após postar recebi um comentário particular dizendo que era muita coragem minha escrever que chorei, e ainda, que se eu estou escrevendo para "ajudar" os outros a entenderem a EM, eu não deveria mostrar fraqueza.
Bom, eu escrevo esse blog justamente para que vocês entendam como eu me sinto, e se eu escrevesse que sou uma fortaleza, seria uma ficção e não vida real. E mais, só decidi escrever o blog agora, porque só agora consigo falar todos os dias da minha doença sem me sentir doente. Só agora consigo lembrar todos os dias da doença sem sentir raiva.
Gente, chorar não é fraqueza, é uma resposta do corpo ao sentimento. Eu choro de tristeza, de felicidade, de rir, de raiva. Sim, sou uma chorona.
Sentir tristeza é humano, assim como sentir felicidade. Aliás, felicidade parece-me ser o sentido para se viver. A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América considera a busca da felicidade um direito inalienável. E é atrás desse direito que a gente vive.
Trabalhamos para ganhar dinheiro para ter lazer para sermos felizes. Vivemos em busca de um grande amor para sermos felizes. Agradamos àqueles que nos rodeiam para sermos felizes.
Infelizmente às vezes a gente erra nessa busca da felicidade. Às vezes a vida nos apresenta obstáculos para a felicidade. Às vezes uma doença tenta fazer com que acreditamos que não podemos ser felizes.
Mas mesmo nos dias mais ruins, mais depressivos e tristes, eu acredito que posso ser feliz. Isso não impede que eu me sinta triste, ou queira fugir do mundo, ou ache tudo um saco. Mas me lembra que tristeza tem fim sim e felicidade também.
Depende de escolhas minhas ir atrás da felicidade e deixar a tristeza de lado. Quem só pensa em tristeza dificilmente conseguirá ser feliz. E quem pensa que o mundo é só felicidade ou tem algum problema mental e é cego que não vê o que acontece no mundo, ou é escritor de livro de auto-ajuda.
Aliás, que diabos é felicidade?
Por enquanto é tema para outro texto em outro dia.
Até amanhã!
Beijinhos!
"Quem não chorou
Quem não se lastimou
Não pode nunca mais dizer
Pra que chorar
Pra que sofrer
Se há sempre um novo amor
Em cada novo amanhecer" - Vinícius de Moraes

3 comentários:

  1. Bruna, parabens pelo blog. To acompanhando suas publicacoes. Comparto com voce a EM e meu blog. Forca e determinacao pra carregar esta cruz. Cordialmente. LE
    http://arqluisestrada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola Bruna...sempre to acompanhando seu blog e to adorando ler suas experiencias, ah é instigador mesmo pois as pessoas pensam que temos que estar com um sorriso na cara 24 horaa.
    Ha horas em que temos um momento de "sos"(heheh),de querer chorar enfim,mas que logo passa e logo vemos que é apenas uma fase!
    Tenha um otimo dia...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela lucidez de suas declarações e coragem nelas contidas.

    É preciso ser muito consciente para ver a si mesmo(a).

    Tb compartilho da EM.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.