domingo, 22 de março de 2009

Porque dormir bem

Oi amigos, como foi o findi? Dormiram bem?
Como prometido, vamos falar sobre o sono.
Como é bom ter uma boa noite de sono não é? Dormir que nem pedra depois de um dia cansativo. Dormir com os anjos.
Sabemos que não é bem assim dormir todos os dias. Hoje em dia, com essa vida corrida que todos levamos, não é todo mundo que dorme quando sente sono o sente sono na "hora" certa.
Existem mais de 70 distúrbios do sono catalogados pela medicina. Também já existem diversos centros de tratamento para esses distúrbios. No entanto, são poucas as pessoas que procuram ajuda médica para uma insônia ou sono excessivo durante o dia.
Dormir mal, além de trazer mais cansaço durante o dia, diminui a produtividade, causa problemas de digestão (sim, engorda!), traz mal humor e mais um monte de perebas para o dia-a-dia. Segundo os especialistas, o ideal é dormir 8 horas diárias.
Estudos de neurologistas comprovam a associação entre a Esclerose Múltipla, a fadiga e os distúrbios do sono (http://archneur.ama-assn.org/cgi/content/%20% 20abstract%20/ 61/4/525). Por isso, é importante conversar com seu médico neurologista sobre qualquer alteração no sono do portador de EM.
Existem remédios que "ajudam" a dormir. Mas essas pílulas da felicidade e bem estar também trazem efeitos indesejáveis como dependência, etc.
Por isso, vamos tentar desenvolver bom hábitos para dormir. Entre eles:
  • Crie uma rotina de transição: Identifique as coisas que você faz antes de dormir, e passe a fazê-las de forma ritual, até o ponto em que comece a executá-la sem pensar. Esta rotina tem potencial de, por associação, passar a induzir seu corpo e mente a preparar-se para o sono. Se ela puder incluir atividades relaxantes, tanto melhor.
  • Conheça o seu ciclo de sono, e adapte-se a ele
  • Nada de relógios luminosos: a não ser que você precise saber as horas durante a madrugada, não deixe visível um relógio luminoso. Se você já está com insônia, saber precisamente o horário a cada momento é um fator de aumento do stress.
  • Isole os ruídos externos. Mesmo se você consegue pegar no sono, os ruídos externos são um fator de redução da qualidade do sono. Se você não puder isolá-los, tente gerar ruído branco (existem até mesmo CDs de ruído branco contínuo, se você procurar bem), ou ligue um ventilador apontado para a parede.
  • Cuidado com o que você leva no estômago: antes de dormir você pode tomar um copo de leite, ou comer uma banana (fontes de melatonina ou de aminoácidos relacionados ao sono), ou água (para matar a sede), mas não é bom tomar suco. A esta altura não precisamos mencionar que bebidas com cafeína ou álcool estão fora da jogada também, certo?
  • Tome um banho quente 90 minutos antes de ir deitar: estudos indicam que o banho quente antes de ir deitar ajuda na qualidade do sono.
  • Faça a revisão do dia ANTES de ir deitar: Você fica remoendo os problemas do dia anterior e antecipando os do dia seguinte quando vai deitar? Se quiser manter o hábito, mas deixar de perder o sono por causa dele, antecipe-o! Se for o caso, tome notas das idéias e pendências, para ter certeza de que vai lembrar delas no dia seguinte. E o seu estado de espírito vai determinar se é melhor deixar estas anotações longe da cama, ou perto dela. fonte: (http://www.rd.com/living-healthy/achieve-a-deep-uninterrupted-sleep/article15950.html)
Eu consegui dormir melhor tomando Florais de Bach. Amanhã falarei sobre essa terapia alternativa.

Bons sonhos e até amanhã!
Beijinhos!

2 comentários:

  1. Adorei teu blog... Agora, vou esperar as dicas de Florais... Estou com uma insonia IMPOSSIVEL:)

    ResponderExcluir
  2. Oi Katy, que bom que você gostou do blog.
    O post sobre florais foi feito no dia 23 de março, com o título "Pra não dizer que não falei das flores."
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.