sexta-feira, 27 de março de 2009

Respeitável Público: hoje tem marmelada?

Oi amigos, blz?
Hoje comemora-se o Dia Nacional do Circo. Eu sempre gostei muito de circo, fazia minha mãe me levar em todos os circos que vinham na cidade. Até o Bozo eu conheci. Sim, porque a alma do circo é o palhaço.
Apesar de utilizarem o termo palhaço como pejorativo, acredito que todos devíamos ser um pouco palhaços no dia a dia.
O palhaço, independente dos seus sentimentos e sofrimentos, tem a obrigação de sorrir e de fazer rir. É o embaixador da alegria. O saudoso palhaço Carequinha, na música Alma de Palhaço diz: "De um circo eu sou palhaço/No rosto levo este traço/para alegrar a multidão/Mas é tudo fantasia/É falsa a minha alegria/É tudo,tudo, ilusão".
Quantas vezes saímos de casa com o rosto fechado, um mau humor desgraçado e criamos uma "rede de antipatia" com as pessoas que passam por nós nesse dia? Quantas vezes achamos que o nosso problema é maior que o de todo mundo e por isso não damos atenção aos outros? Quantas vezes colocamos nos outros a culpa pela nossa infelicidade?
Estamos sempre esperando um palhaço para nos fazer sorrir sempre, a qualquer hora, sem pensar que o palhaço também sente, também chora, também sofre.
Eu decidi ser também um pouco palhaça no meu dia a dia. Por exemplo: sinto dores muito fortes todos os dias, mas nem por isso acho que a dor no dedo mindinho do meu amigo é menor que a minha. É a dor dele, e merece atenção. Ele merece um sorriso meu.
Me "permito" ficar triste alguns minutos por semana. E quando tenho vontade de chorar, choro bastante por um determinado tempo (uns 10min no máximo), lavo o rosto e sigo em frente. Porque? Porque sei que tem muita gente pior que eu. Gente que não tem doença física nenhuma, mas é infeliz, é mau humorado, é sozinho no mundo.
Nosso cotidiano é um grande circo: nos equilibramos na tênue linha da vida, fazemos malabarismos para cumprir nossos deveres, nos atrapalhamos como os palhaços,engolimos facas, cuspimos fogo e tentamos fugir do mundo como homens-bala.
Por isso, todos os dias "coloco meu nariz vermelho" e saio pro mundo (mesmo quando estou com o ânimo do Krusty, dos Simpsons). Às vezes é difícil, às vezes parece mesmo que é tudo ilusão. Mas aí, abro os olhos para a realidade e lembro que o show tem que continuar, e prefiro que ele continue comigo no palco.

Até amanhã!
Beijinhos!

Um comentário:

  1. Oie...Bru adorei mesmo e td é a pura realidade!Devemos nos permitir ser palhaços...heheh pois afinal todos nos temos esse lado.
    Tenha um otimo findi...se cuida viu

    Bjux!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.