sábado, 21 de março de 2009

Respeito é bom, e todo mundo gosta!

Oi amigos, blz?
Há poucos dias escrevi sobre ser diferente. (http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/
2009/03/ser-diferente-e-normal.html) Estava estranhando essa "curiosidade" repentina da imprenssa sobre diferenças e pessoas com síndrome de down. Hoje descobri que tudo isso foi feito porque hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Quero ver quantas matérias sobre pessoas especiais vai sair na mídia até março do ano que vem (provavelmente muito poucas).Fui pesquisar sobre a campanha Ser Diferente é Normal, do Instituto Meta Social. Uma iniciativa bem interessante (http://www.serdiferenteenormal.org.br/), como diz no próprio site, "para quem acredita que diversidade não é problema, é solução"!
Infelizmente nem todo mundo acha a diversidade boa, tanto que, aqui na minha cidade, só existe uma instituição que "abriga" crianças e adultos especiais, a APAE.
Não sei como é ser tão diferente fisicamente, mas acho que pior que ser diferente, é ter uma diferença que não aparece. Já passei por diversas situações constrangedoras por ter uma "deficiência" que não aparece, e por isso, muitas pessoas acham que é brincadeira, mentira ou sei lá o que.
Vou contar-lhes rapidamente a minha saga para conseguir pegar ônibus:
Preciso entrar pela frente, para ter acesso aos bancos de deficiente, uma vez que não consigo ficar de pé no ônibus. Ao ir na empresa de ônibus da minha cidade (a COLEURB), não bastou provar que eu tinha EM por um atestado médico. Segundo a senhora da empresa, eu não parecia ter nada, então ela não ia me dar uma carteira pra isso. Pense bem, eu não estava pedindo para andar de graça, mas fui desrespeitada por não parecer doente. Eu luto tanto para parecer o mais normal possível e descubro que tenho que parecer estar morrendo. Até parece que eu vou inventar um troço desses. (Não preciso dizer que só ando de COLEURB porque não tem outro jeito né?). Mas não para por aí, uma vez, deixei uma senhora de idade me xingar por uns 5 minutos no ônibus porque eu estava no banco reservado para idosos, gestantes e deficientes. Quando ela finalmente parou com sua ladainha, eu lhe expliquei o porque de estar sentada ali, deixando-a muito envergonhada. Depois dessa ocasião, sempre que entra alguém de idade no ônibus já fico com medo de tomar uma bolsada de alguma velhinha mal educada.
O mais engraçado dessa história não é a cara que a velhinha fez, nem a ignorância e burrice da funcionária da empresa de ônibus mas sim as situações: as pessoas de idade vivem falando que jovem não respeita velho. Mas e eles não tem que respeitar a gente não? E pior, para provar que tenho uma doença eu tenho que aparentar ser doente, ser feia e caindo aos pedaços?
Bom, tudo isso para dizer o que?
Muito simples: respeite o outro, não importa quem seja! Jovem, idoso, criança, diferente, "normal", branco, negro, amarelo...não importa, todo mundo deve ser respeitado! (Ah, e gentileza também não faz mal a ninguém)!
Esse é meu "recado" de hoje.

Hoje também é o dia Nacional do Sono, mas esse assunto eu deixo para amanhã.
Beijinhos!

3 comentários:

  1. Oi Bruna!
    Ótimo blog e iniciativa :)
    Já vou colocar um link para cá no meu blog, ganhou mais uma leitora o/
    Tudo de muito bom para ti e o Tiago!
    Beijos da Aline

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    É verdade. As vezes temos que estar feios, caindo aos pedaços, parecendo um morto-vivo para acreditarem que temos algo.
    Não aguento mais ouvir pessoas dizendo: "Nossa, mais parece que você não tem nada. Que está muito bem." affff, isso é o fim.
    Pior foi a primeira vez que fiquei internada para fazer pulsoterapia. Fui reclamar que não colocaram o remédio e uma médica chegou e falou que eu era uma patricinha mimada, que eu estava bem, estava era fazendo manha. Vê se a gente pode com uma coisa dessas?
    Enfim, como você mesma disse, todo mundo deve ser respeitado.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, a gente passa por cada uma né Regina?
    Mas que nada, a vida é cheia de "gentes bobas" mesmo. Hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.