quarta-feira, 3 de julho de 2013

Amor e ódio pelo banho

Oi queridos, tudo bem com vocês?
Por aqui tudo bem e tudo frio (um pouco menos que nos últimos dias). Apesar do frio, tô bem disposta pra viver, trabalhar, sorrir... tô feliz!
Bom, mas isso não tira o fato de que tomar banho pode ser um parto, principalmente no inverno. Não, eu não sou parente do Cascão, pelo contrário, sempre adorei banho, mas a água quente é pracabá com a pessoa.
No inverno é pior porque não dá pra tomar aquele banho com água mais fria e também não dá pra tirar a roupa sem aquecer o banheiro. Aí, nessa função de aquecedor, bafo do chuveiro e água quente, eu viro um pudim, a fadiga ganha níveis astronômicos e eu saio exausta do banho.
É por conta dessa coisa de ficar muito mole na água quente que eu não faço mais hidroginástica nem natação. Porque sair duma piscina de água quente, só com guindaste.
Mas uma coisa engraçada e paradoxal é que, quando eu tô muito cansada, a única coisa que melhora é o banho. Dá pra entender?
A água corrente me renova as energias e acho que clareia as ideias também. Mas o calor do banho deixa meu corpo muito molenga. Pra mim não existe aquela coisa de "vou tomar uma banho rápido antes de sair". Porque ou eu tomo banho ou eu saio rápido de casa. No inverno, depois do banho, eu acabo precisando duns 15 minutos de descanso. O que não é de todo mal não.
É por isso que tenho uma relação de amor e ódio com o banho. Porque eu amo banho, me tira o peso do dia, me renova as energias, é uma maravilha, me sinto uma nova pessoa. Ao mesmo tempo, eu odeio me sentir com bracinho de macarrão e corpo de pudim, toda molenga, mesmo que seja por alguns minutos. Ah, e claro, eu tenho barra de segurança e um banquinho no box do chuveiro. Nunca se sabe quando será necessário.
Bom, e não vou nem comentar sobre lavar os cabelos e se depilar no banho né... atividades que exigem concentração ninja pra serem bem desempenhadas.
Mais uma coisa: frio não é desculpa pra não tomar banho não viu... até porque, o banho esquenta o corpo né gente.
Talvez a solução seja morar num lugar em que não é necessário fazer o banheiro virar uma sauna com água pelando de quente pra tomar banho. Agora vou lá, cantar embaixo do chuveiro...
Até mais!
Bjs

21 comentários:

  1. haha....eu não me atrevo a banh quente , depois de um dia q tomei quente e depois não conseguia sair da cadeira de nbanho e qdo consegui sair dela, levei um baita de um tombo kkkk pode ta nevando q o meu banho é morno,msm assim saio desesperada do banheiro, querendo um ar fresco rsrsrsrsrs ooo vida de esclerosada e miastenica....ta loko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, banho muito quente é um crime contra nosso corpinho mesmo...só morno.
      Bjs

      Excluir
  2. O meu problema com banhos quentes, é que depois fico meia hora com o corpo formigando. Tenho esses formigamentos desde meu primeiro surto, e eles nunca mais foram embora. Mesmo assim, continuo feliz com meus banhos "pelando".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo morno, mas o aquecedor do banheiro acaba comigo... fico formigando depois do banho, todos os dias...

      Excluir
  3. Adorei o assunto, eu aprendi a lavar o cabelo de olho aberto coisa que nunca fiz antes de ter a falta de equilíbrio. Eu nunca suportei água quente no lombo , então não sofro com isso pois tomo banho morno inverno e verão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lavo o cabelo de olho aberto sempre. E quando preciso fechar, sento no banquinho e me seguro no "puta-merda" do banheiro...a barra de segurança, no caso...ehehhehe
      Bjs

      Excluir
    2. Adorei o "puta merda" kkkkkkk...

      Excluir
  4. Eu enrolo o máximo pra tomar banho, kkk!! Só de pensar na moleza q vem depois desanimo...mas tomo, tbm não levo jeito p/ cascão rs.
    Tenho problemas é p/ sair da cama pela manhã, acordo 06h30min. e fico sem forças p/ levantar, as vezes a luta dura uns 20mins. Meu marido diz: "é só pular da cama"...não, não é só isso.
    O frio está acabando comigo neste ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pular da cama? Nem pensar! Também tenho dificuldade pra levantar...vou levantando aos pouquinhos.
      Bjs

      Excluir
  5. Nossa Bruna o assunto é perfeito eu vi um artigo que vou colocar lá no blog e te aviso!!! Mas eu adoooro banho, penso mil vezes em dar perdido mas nunca consigo, é isso que sinto revigora as energias. Tenho uma tática pra me sentir melhor no banho, é deixar o vapor do chuveiro sair, não inalar aquele calor que é uma perfeita inalação para os brônquios e uma fogueira pra nós. Deixo uma fresta do vitrô aberta, ou da porta do banheiro assim não fico com frio por causa da água quente e sinto menos os sintomas da EM porque o ambiente fica mais fresco um pouco. Sei lá, mas funciona...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia Fabi! O problema é fazer isso no inverno gaúcho... qualquer frestinha que entre vento gela até a alma :P
      Bjs

      Excluir
  6. Eu não tenho problema com banho quente: claro, não tomo mais banho de banheira, hidromassagem só se for com água mais pra fria que pra quente. Mas o banho continua na mesma temperatura de antes da esclerose. O calor da água é uma das razões pelas quais eu tenho, no entanto, adiado procurar uma piscina aquecida para fazer natação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ficar de molho na água quente é sempre algo arriscado!
      Bjs

      Excluir
  7. É engraçado como um momento tão prazeroso quanto o banho pra nós se torna um tormento.Saio toda bamba e vou quase que me arrastando até o quarto,lavar cabelo então pra mim é quase um martírio,é engraçado que vou tomar banho pra relaxar e saio do banheiro cheirosa e limpinha mas até com falta de ar de tão cansada e vamos combinar tomar banho é tudo de bom mas no nosso caso cansaaaaaaaaaa,bjos querida.Zildelena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavar o cabelo é pior que musculação... por isso usei o cabelo bem curtinho durante muitos anos.
      Mas adoro a sensação de limpinha e cheirosa depois do banho...
      Bjs

      Excluir
  8. Oi gente!
    O banho? Ahhhh o banho... é uma aventura diária!
    Tomo 80% do banho sentada, se não é tombo na certa e saio exausta, com a dormência e a falta de sensibilidade aumentadas e uma baita dor nas costas.
    Meu irmão me dá a mão, me ajudando assim a sair do box, pois o equilíbrio e as forças ficam ainda mais prejudicados. Levo mais ou menos 1 hora para voltar ao meu "normal".
    No verão desligo o chuveiro. Adoro um banho gelado e ainda ajudo a economizar luz. kkkkk... No inverno banho morno, porque não gosto de água muito quente. E com a porta do banheiro aberta!
    Não tenho nenhum tipo de aquecedor em casa e nem barras de segurança (faltou dindim rsrsrsr).
    Apesar de sair malzona do banho, adoro a sensação de estar limpinha e cheirosa!
    É só mais uma das batalhas diárias que travamos em nome de uma boa convivência com a EM.
    A gente tira de letra, mas concordo com a Zildelena: cansaaaaaaaaa.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter EM é um esporte de aventura né...hehehehe
      Neyra, tem que colocar um banquinho no box já que não tens as barras.
      Uma alternativa é ir em ferro-velho e negociar um guidão de moto e instalar no box...não fica muito bonito, mas funciona.
      Bjs

      Excluir
    2. Boa ideia amiga, mas ainda tem que pagar a mão de obra e eu, só pra variar, estou a zero.
      Mas no que der vou instalar as barras no box e ao lado do vaso sanitário. São prioridades, já que aqui em casa eu tenho EM e minha mãe é idosa.
      Eu uso uma cadeira, já que tomo 80% do banho sentada. É uma mão de obra, mas vale à pena, porque não tem nada melhor que estar limpinha e cheirosa.
      Mas essa ideia do guidão... é sinistra, gostei!!!
      Beijos ♥

      Excluir
  9. Bruna obrigada! não só pelo artigo mas também por proporcionar todos esses comentários, que se tornam um bate papo entre esclerosados!
    eu digo idem ao banho também fico molenga graças a esse vento frio, em pleno ceará pode isso?, e demooooro, quando vou tomar banho já anuncio pra todos na casa: " gente vou tomar banho ninguém me espere, nem queira o banheiro!" :) bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro ler os comentários Tallyta! Me sinto tão bem em ver que não tô sozinha nessa!
      Obrigada pela cia virtual!
      Eu também faço isso aqui em casa, aviso que vou pro banho e ainda aviso que, se demorar, é pra alguém ir lá ver se não preciso de ajuda...ehehehhe
      Bjs

      Excluir
  10. Nesse calor de primavera nem consigo tomar e ainda lavar o cabelo. Agora estou vendo que quem tem EM precisa descansar depois dessa aventura, ainda bem que o vaso sanitário é perto do chuveiro. Depois descanso na frente do ventilador.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.