segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dia Mundial da EM - Santa Maria

Oi queridos, tudo bem com todos?
Por aqui tudo frio...quer dizer, tudo bem. O cabo do meu note faleceu ontem (#momentodedesespero), mas já consegui um cabo emprestado até o novo chegar (valeu Lúcia!). E graças ao cabo emprestado, posto hoje um texto gostoso de ler que a Márcia Denardin, parceira do blog e da luta pela conscientização da EM, sobre o evento que a APEMSMAR (Associação de Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria) fez no Dia Mundial da EM.
Curtam e inspirem-se para fazer nas suas cidades também!

APEMSMAR e AMEM no Dia Mundial de conscientização sobre esclerose múltipla (EM).
O Evento promovido pela APEMSMAR e AMEM em Santa Maria- RS, para informação e conscientização sobre a esclerose múltipla no Dia Mundial da doença foi um sucesso. Realizado no Monet Plaza Shopping na tarde de 29 de maio, o evento teve sua programação um pouco alterada, devido ao temporal que atingiu a região central do estado. Das três Micro Palestras programadas, duas foram realizadas.
Iniciamos o evento com a tradicional apresentação, conhecemos novas pessoas, novos pacientes e curiosos que, para nossa alegria, comparecem por não saberem do que se trata e saem conhecedores da EM e nossos amigos.
A abertura das atividades feita pela nossa Presidenta Dominguita Lühers Graça, que falou sobre a importância da data e de estarmos sempre envolvidos nas atividades da associação, nestas datas especiais e nos encontros semanais de terapia ocupacional na Unifra. Ressaltou que a troca de experiências entre os pacientes e familiares é necessária e terapêutica.
A primeira Micro Palestra, que acabou sendo um bom bate-papo, foi coordenada pela Psicóloga da AMEM, Cristiane Gai, que falou sobre o Ganho secundário das doenças. Explicou que por sermos pacientes de uma doença crônica e sem cura, embora com tratamento, temos alguns direitos concedidos por lei, o chamado ganho primário. E que inconscientemente, por estarmos muitas vezes carentes de alguma coisa, tendemos a solicitar mais do que precisamos aos nossos familiares e amigos. Até mesmo em relação aqueles direitos legais que temos, como por exemplo, utilizar a fila preferencial no mercado, quando não estamos precisando, e tem alguém que naquele momento está necessitando mais. Olhar um pouco para o lado, e ver além do nosso umbigo. Em algum momento houve um silencio geral... Assunto para refletirmos.
A Terapeuta Ocupacional Silvani Vieira, integrante da Diretoria da APEMSMAR, trouxe um assunto de extrema importância, a superação dos desafios do cotidiano. Lembrou que o simples fato de podermos fazer a nossa higiene pessoal sem a ajuda de ninguém é uma superação. Falou sobre a real necessidade da aposentadoria, regra geral ou caso a caso? Quantas vezes pensamos que precisamos ser responsáveis por realizar algo, superando a cada dia limites que antes nem sabíamos que poderiam ser vencidos. Quantas vezes pensamos que talvez fosse melhor estar trabalhando, produzindo, claro, quando isso é possível. Os avanços na fisioterapia, largar a bengala, levantar da cadeira... Cuidar da nossa casa, dos nossos filhos, de nós mesmos. Coisas simples que, para nós tem um peso diferente, pois nossa realidade é diferente, a cada novo desafio superado é uma vitória que alcançamos e isso tem que ser valorizado, sempre.
Depois da Silvani, a Presidenta da APEMSMAR falou um pouco sobre a EM, pois recebemos no nosso encontro pessoas que não tinham conhecimento da doença, novos pacientes e novos amigos que se juntaram a nós nesta causa de informar e conscientizar sobre a EM.
E como já é de praxe nos eventos realizados pela APEMSMAR e AMEM, no encerramento sempre temos algo relacionado à cultura, tivemos a bela música de Patrick Cortez, que desde o início da nossa caminhada tem sido um incansável colaborador. Precisamos lembrar também a presença de Neiva Picole Cadó, que veio de Alegrete para o evento, um sinal de superação e engajamento nesta causa, pois sabemos que uma viajem longa como essa é para pessoas fortes, e nós somos fortes. Até o próximo encontro!
E olhem só, a Márcia também enviou algumas fotos do evento pra gente poder comprovar (mais uma vez), que EM é doença de gente linda:





Parabéns a todos os envolvidos!
Logo logo vou num evento aí no coração do Estado!
Amanhã conto pra vocês outras coisas legais que aconteceram no Dia Mundial da EM.
Até mais!
Bjs

4 comentários:

  1. Como consigo falar contigo por e-mail? Me mande um nicole@maquillagesimple.com

    Obrigada! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,é engraçado eu quase não vou em banco mas as poucas vezes que vou é terrível ficar em pé na fila porque nós não demonstramos a doença que temos quem olha pra gente não vai adivinhar nunca que temos EM e é como vc disse,infelizmente tem pessoas que estão pior que a gente e eu sempre dei preferencia a idosos e pessoas com deficiência aparente.Então é isso o mundo seria melhor se nós seres humanos olhássemos para o próximo com mais respeito,porque hoje em dia não se respeita ninguém.Bjos,Zildelena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil né? A EM me ensinou a perguntar antes de julgar qualquer ato de qualquer pessoa. Respeito é palavra chave! Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.