segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Por um mundo melhor

Oi queridos, tudo bem?
A passeata ontem foi óóótima! Fez um lindo dia de sol, só tinha gente bonita, animada e com vontade de mudar de o mundo! Fantástico! Parabéns Ju! Parabéns a todos que fizeram isso tudo acontecer!
Quem não foi, perdeu! E não adianta vir com desculpa de que não foi porque tava frio (porque tinha sol e tava uma delícia), nem com a desculpa de que não anda direito, porque vamo combinar, estávamos todos capengas lá :-P
Achei engraçado um email que recebi após fazer o convite para a passeata. Dizia o seguinte: não vou porque não sou deficiente, só tenho esclerose múltipla.
Bom, até onde eu sei, não preciso ser negra pra apoiar o movimento negro, nem lésbica pra apoiar o movimento gay. Querer um mundo onde todos sejam tratados como seres humanos iguais independe de qualquer coisa.
Mas não adianta, ainda tem gente que se acha melhor que os outros por um motivo ou outro. Pobres coitados, na minha opinião. Não sabem o quanto perdem pensando dessa forma.
Mas sobre EM e deficiência, não, EM não é uma deficiência. É uma doença do sistema nervoso central. Quando dizemos sistema nervoso central, é o mesmo que dizer o que comanda todo o resto do corpitcho. Ou seja, se esse sistema tá falhado, a chance de falhar o resto é grande. E aí, a EM (que não é uma deficiência), pode causar deficiências como motora, visual, auditiva, de comunicação, etc.
E é aí que eu me "enquadro". Na verdade, bem na verdade, estou saindo desse quadro de pessoa com deficiência motora, porque com muuuito treino, esforço, medicação e um pouco de sorte, estou conseguindo andar totalmente independente. Confesso que em alguns momentos sinto falta de um corrimão no meio da rua. Mas consigo ir me virando.
Mas não é só por eu ter EM e minha irmã ter deficiência intelectual que eu apóio e participo do Movimento SuperAção. É porque eu acredito que a gente ainda vai conseguir mudar o mundo.
Utopia? Pode ser.
Mas já vi grandes mudanças acontecerem nos últimos 10 anos. E quero acreditar que daqui há 10 anos eu possa dizer isso novamente.
Participar de eventos como esse, levar as crianças para participarem, faz parte da construção de um mundo mais igualitário, de mais respeito e menos preconceito. Ainda não tenho filhos, mas acredito que mais do que deixar um mundo bom para nossas crianças, devemos pensar em deixar boas crianças para o mundo. É através da educação que aprendemos a conviver com nossas diferenças. É através do exemplo que os comportamentos mudam e melhoram (ou pioram, é verdade).
Quero continuar acreditando nisso tudo. Quero acreditar que em 2012 teremos mais pessoas na rua pelo Movimento SuperAção.
E praqueles que acham que não devem participar porque não tem nenhuma deficiência, lembrem-se que ninguém tem garantia do dia de amanhã, que empurrar um carrinho de bebê nas ruas de nossa cidade é tarefa quase impossível, que acidentes acontecem, que a velhice chega, etc...
Até mais!
Bjs

5 comentários:

  1. Tá com toda a razão Bruna! E pensar que ontem escrevi que pensava, até o diagnóstico de EM, que eu era inatingível. Ledo engano... Um dia, vem um médico e te diz que tu tens EM, do nada, e tu nem sabe o que é na hora, a ficha não cai imediatamente e eu continuava achando que era o intocável. hehehe. É uma pena aprender dessa forma, mas comecei a notar que cadeirante não pode ir pra Passo Fundo de ônibus sem ter alguém lhe passando a mão para o colocar na poltrona, um total desrespeito ao direito de autonomia ao cadeirante, vez que não são ônibus adaptados, e isso em todas as companhias... O problema é que a gente só pensa nisso quando a água tá se aproximando do traseiro... Tiago Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc. Temos que lutar por um mundo melhor, e é com bons exemplos que também faremos isso, as crianças aprendem mais pelo que vê e presencia do que pelo que ouvem. Gostaria de ter participado do evento aí da sua cidade, sempre que tem aqui onde moro participo, e, como sempre vc arrasou com suas palavras. Parabéns e felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras! Vc está certissíma. Acredito tb que um dia, não muito distante, iremos ter um mundo mais justo. Ah, lendo suas outras mensagens, li que vc auto aplicou a medicação, parabéns pelo ato de coragem. Onde se aplicou?Carla

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,
    Concordo plenamente com vc e acredito que temos que fazer a nossa parte para construir um mundo melhor. Tem gente que só sabe reclamar dos outros, mas nunca faz o seu "serviço" de casa.
    Na verdade, com ou sem EM TODOS um dia posem se tornar deficientes físicos e precisar de uma qualidade de vida melhor e mais acessibilidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. "mas acredito que mais do que deixar um mundo bom para nossas crianças, devemos pensar em deixar boas crianças para o mundo"

    Gostei especialmente desta frase :)
    Eu como educador vou tentando fazer a minha parte, mas não nos podemos esquecer que somos todos educadores e quando menos esperamos temos um jovem a olhar para nós como um ídolo querendo imitar todos os nossos comportamentos.

    Beijão e abração para ti Bruna e para todos os outros :D

    João Jesus (joje)

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.