quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Auto-apliquei Avonex

Oi gentes, blz?
Vocês não vão acreditar na façanha que eu fiz ontem: me auto-apliquei o Avonex.
Sério! Muito legal conseguir fazer isso. Tô me sentindo muito foda! Muito mesmo!
Vou conta minha saga até o dia de ontem.
As primeiras injeções foram mais tensas. Só de olhar pra agulha me dava arrepios. E eu não conseguia olhar a agulha entrando na minha pele.
Depois, com o tempo, comecei a olhar a agulha entrando. Mesmo assim, não tinha a mínima vontade ou coragem de me auto-aplicar. Pensava que jamais conseguiria.
E nos três primeiros meses eu passei muito mal com os efeitos colaterais. Pensava que se continuasse daquele jeito ia acabar desistindo da medicação. Mas as últimas que tomei não senti nada de diferente. Só uma dorzinha de cabeça na manhã seguinte, que passa com um Tylenol. Então, passou a ser menos desagradável tomar a dita cuja. E sendo menos desagradável, a ideia de me auto-aplicar foi ficando mais simpática.
Ah, e uma observação importante: a injeção não dói. Nunca doeu. É só o psicológico mesmo de saber que tá entrando uma agulha que apavora. E aquela agulha é assustadora de grande.
Mas, semana passada, quando peguei o diário de injeção (sim, tem um diário onde se anota o dia, a hora, os sintomas, o lote da bichinha, quem aplicou e onde aplicou) e vi que era a vigésima injeção, pensei: tenho que dar um jeito de conseguir até completar o primeiro ano de aplicação.
Bom, aí eu viajei, voltei e pensei: Bruna, e o dia que tu viajar por mais tempo e não tiver quem te aplique? Ok, dá pra ir numa farmácia, posto de saúde e talz. Mas é algo que parece tão simples, que não deveria dar tanto trabalho no meio de uma viajem, por exemplo.
Normalmente, começo a pensar na injeção uma hora antes de tomá-la. Mas ontem, comecei a pensar nela no início da tarde. Comecei a pensar que eu faço coisas em mim que doem mais do que uma injeção, como tirar a sobrancelha ou uma unha encravada. Como é que eu não conseguiria me injetar um negócio que não dói?
Quando a Raquel, que é quem me aplica a injeção, chegou mais cedo aqui em casa, falei pra ela: Quel, tava aqui pensando em me dar a injeção hoje. Não ia contar pra ninguém. Fazer arte como quando eu era pequena: ficava quietinha, fazia a arte e quando descobriam, já tava feito.
A Raquel foi minha cúmplice. E me ajudou pra eu me dar bem direitinho. Ficou ali na minha frente pra garantir que ia dar tudo certo (vai que eu passasse mal, desmaia-se, sei lá).
Deu tudo certo. Achei bom me aplicar a injeção. Parece coisa de doido, mas é verdade...hehehehe.
Agora já posso dar cursinho de auto-aplicação de injeção. Quem precisar de companhia pra tomar coragem, eu tô aqui! Ou se precisarem duma intramuscular, podem me chamar que eu aplico ;-)
Parece bobagem, mas foi um passo bem importante pra mim. Jamais esquecerei esse dia.
Até mais!
Bjs

Em tempo: olhar outras pessoas tomando injeção ainda me arrepia...hehehe

30 comentários:

  1. Oi Bruna,

    Fiquei muito feliz com o teu relato, e com a tua coragem!!!

    É realmente muito libertador a gente mesmo se auto-aplicar.

    Já faz quase um ano que eu mesma me aplico, tem alguns dias que eu até tenho vontade de não fazer, mas aí lembro do benefício todo pra mim, e faço. E realmente, se você não pega nenhum nervo, não dói nada!

    Continue assim!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bruna que bom que você conseguiu! Eu tb me aplico, e o fator determinante foi isso que vc falou, e o dia que não tiver ninguém? E se eu não estiver no Brasil? Uma farmácia não é assim tão fácil ... e por mais que pareça meio estranho esse pensamento, a única pessoa que tenho certeza que sempre vai estar comigo sou eu mesma, qq outra pessoa, não importa o qnt me ame, um dia poderá estar impossibilitada de me aplicar.

    Qnt aos seus sintomas do avonex, vc está tomando alguma medicação antes ou depois da injeção para aliviar os sintomas? Após um ano de aplicação, eu até hoje tenho febre alta :/

    Parabéns pelo blog, ótimo como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!! Mazahhh guria já domando a "bichinha"..é isso aí..
    E isso não é besteira não,é bom agente ser cada vez mais independente,as vezes depender dos outros é tão ruim, quanto mais agente poder ser autosuficiente melhor..
    Parabéns!!!Beijos bom findi

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna!

    Também faço isso, e olha que uso copaxone e a aplicação é diárias. Não sei vcs mas para mim a dor é menor na autoaplicação.

    bjs, Gil

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a agulha do copaxone mais simpática por ser menor, mas é pior por ser todos os dias.
    Sobre a dor, não acho menor simplesmente porque não senti dor em nenhuma aplicação. Ainda bem né...hehehe
    Aline, eu tomo 2 paracetamol 750 uma hora antes da aplicação e mais 1 paracetamol 750 uma hora depois. Quando acordo no dia seguinte com dor de cabeça eu ainda tomo um dorflex. E aí, fica td bem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, fiquei feliz ao ler seu relato e sua coragem pois, tomo o avonex h´pa 3 anos e meio e ainda não criei coragem para tal façanha. Quanto aos sintomas continuo com os mesmos desde quando comecei, dores no corpo todo, fadiga, ás vezes enjôo e dores de cabeça até 24h depois. Mas não desanimo, eu só queria ter coragem de me auto aplicar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É Bruna, minha filha, sempre aplicou minhas injeções, agora ela esta no último ano de farmácia e bioquimica, e fará TCC sobre EM inspirada em mim, nunca me autoapliquei avonex, mas agora o Rebif é mais fácil por ser subcutâneo mas não utilizo aquele aplicador horroso, pois só o disparo daquilo já apavora,vou sem ele, a agulha é mais fininha e os hematomas ficam bem menores, os sintomas são ruins, mas tomo tantas medicações para neuralgia do trigêmeo e enxaqueca que acho que acaba resolvendo para os efeitos colaterais. Parabéns pela sua iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna! estou indo para a centésima aplicação do Betaferon, ela vem com um auto- aplicador bem prático que a gente não vê nem a agulha. Bem dessa forma fica simples e só a primeira precisei de ajuda. Com dois meses de aplicação parei de tomar dipirona pois tinha sintomas gripais terríveis; agora nada, nem dor na aplicação,que nunca tive já que é subcutanea, nem efeitos colaterais. Persista e também já , já chegará nesse ponto,
    abraços,
    Paulo .

    ResponderExcluir
  9. Pois é Paulo, isso é muito relativo. Se fosse por tempo de aplicação, não teria um monte de gente com efeitos colaterais mesmo depois de 3, 4 anos de uso. O que acho mais importante é o resultado que dá pra EM, porque os efeitos são diferentes e individuais pra cada um.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Bruna, é ótimo quando sentimos que crescemos em algo.
    Fiquei com uma curiosidade, tu falaste em tomar a injeçao na viagem, isso é realmente possível na prática com avonex?
    Imagino que um remédio possa ir na viagem dentro do isopor, mas nao imagino um remedio do valor do avonex sendo arriscado dentro de um isopor.
    Minha pergunta é: quando viajas tu podes retirar o teu avonex em outra farmácia mais próxima de ti? Há essa flexibilidade na entrega do medicamento ou a secretaria de saúde entrega fixo somente em um ponto onde o paciente se cadastra?
    Parabéns e beijo

    ResponderExcluir
  11. Sobre viajar com o Avonex, é tranquilo. Vem um kit com mochila térmica e o escambal pra fazer o transporte. E, quando se chega no destino, colocar na geladeira. Já viajei com o Rebif, 8h num carro, e não tive problemas. Até onde eu sei, ninguém teve problema com o Avonex tb. É só colocar direitinho numa bolsa refrigerada e aproveitar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Você é corajosa, tenho pânico de autoaplicar..pavor...e já faço uso da medicação desde dezembro/2006...uso o avonex também...mas sempre tive medo de injeção...quando pequena e precisava fazer por uma coisa ou outra tinha que ser praticamente AMARRADA para fazer uma injeção! Mas PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,gostaria que me ajudassem a saber onde comprar a medicacao anovex na minha cidade :porto alegre,aqui ninguém sequer conhece a medicação.conto com a ajuda de todos..sei que tenho a doença mas,nao me trato com a medicação;tive um surto em março/2010.fico imóvel,só mexo os olhos.me ajudem por favor..quero ter uma vida normal..se é que é possível..bjus à todos

    ResponderExcluir
  14. Olha, os interferons são fornecidos pela farmácia do Estado. Não se compra em farmácia "comum". Nem adianta procurar.
    Você precisa conversar com seu médico para escolherem o melhor tratamento pra você, e aí, fazer a requisição da medicação na farmácia do Estado (aqui em Porto Alegre fica bem no centro, perto do Mercado Público)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Puxa... a sensação de auto aplicar... e incrível... quanta autonomia.... Eu depois de dois anos e meio... apliquei... foi a festa....
    Bjus....

    ResponderExcluir
  16. A autoaplicação é mesmo algo revolucionário!!! O meu pai me aplicou AVONEX por alguns meses, isso logo após o diagnóstico e chegada do medicamento, quando ainda existia aquele turbilhão de sentimentos. Passado um tempo decidi: "preciso de autonomia, vou autoaplicar" uma enfermeira me orientou na primeira vez e.... liberdade :)Uma das melhores sensações que pude ter com a EM. Hoje ficou fichinha, há 1 ano faço tratamento com REBIF, subcutânea, outra realidade!!! Aquele "agulhão" do AVONEX ficou no passado UUUUFAAA, rsrsrrs

    ResponderExcluir
  17. olá tomo copaxone todos os dias,e sinto dores horríveis quando a medicação entra...fico com umas pelotas e o q é ainda pior sinto uma coceira desgramenta...alguém tb sente esses sintomas? ah e vc acha q o avonex é pior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o avonex mais agradável que o copaxone. Mas tem que ver o que dá melhor resultado de tratamento pra ti.
      Bjs

      Excluir
  18. ola minha querida bruna como vc esta? tudo bem ? meu nome e glauco fui diagnosticado a poucos dias ,tenho sindrome do panico o meu medico e barbaro ele me receitou avonex de 33 mg ,ainda nao tomei a medicaçao mas estou com receio das reaçoes q eu possa vir a sentir nao o tratameno sim as reaçoes tenho lido coisas horrosas vou tomar avonex uma vez por semana vc tomou me diga ,vc leva uma vida normal? sou bailarino e trabalho na area da beleza e façao musculaçao vou poder continuar querida? ah! as dores o avonex tira ? obg querida pelo carinho e seu blog Deus a abençoe obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauco, seja bem vindo!
      Bom, realmente os efeitos colaterais iniciais do avonex não são nada agradáveis. Dizem que tem gente que nunca sente nada, mas eu nunca conheci essas pessoas...
      Os três primeiros meses são os mais difíceis. Mas, te adianto o que vais sentir: dor de cabeça, sensação de cansaço, dor no corpo e febre baixa. É como aquele iniciozinho de gripe, sabe? Com o tempo melhora. Mas é melhor não abusar muito no dia da medicação, senão, os efeitos pioram.
      Eu levo uma vida normal para os meus padrões de normalidade. Se você vai poder continuar ou não, isso vai depender da evolução da doença, das lesões que tu tens, de como teu corpo vai reagir ao tratamento.
      O avonex não tira as dores não. Mas, existem outros medicamentos para as dores.
      Minha médica sempre diz que, se há um sintoma que te incomoda no dia a dia, a gente tem que fazer de tudo pra que ele suma. Por isso, eu tomo, além do avonex, um remédio pra fadiga, outro pro tremor, outro pra ansiedade e outro pra regular o sono. Tenho ido muito bem assim, fazendo tudo que tenho vontade e um pouco mais.
      Na tua carreira, o que pode atrapalhar mais seja a fadiga, mas conversa com teu neuro e tenta fazer um ritmo de treinamento mais leve, que não leve teu corpo à estafa. No mais, vai testando teus limites, porque cada um tem o seu, e os limites variam de tempos em tempos também.
      Bjs

      Excluir
  19. minha querida bruna obg pela resposta e atençao tenho acompanhado no seu blog a sua viagem achei barbaro, querida grçs a adeus o q sinto e como se fosse um sinto me apertando oabdome e repuxoes musculares como se estivesse esticando, no mais estou bem fiz pulso terapia e tenho um pouco de desquilibrio mas ja estou otimo ,pensei q o avonex me aliviaria esse cordao ele me incomoda muito nao tenho visao dupla ah! algumas partes do corpo parece q pssei xilocaina ,mas amiga abgradeço a Deus por ter so isso e se nao tivesse lido o seu blog estaria no fundo do do poço, bruna sou o prim bailarino de dança do ventre e o lugar q mais movimento afetou sensivelmente e como sou cabelereiro trabalho algumas x sentado .Que deus a abençoe pelo carinho atençao comigo se quiser me ver estou no google + como Glaucodecastro hariri veja a materia bjos amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola bruna querida estou me auto aplicando o avonex tomo um um ibuprofeno uma hr antes da medicaçao ,e uma hr apos a medicaçao me sinto bem ,melhor q o paracetamol ,como vai a sua familia tudo bem?,ah bruna tb tomo a vitamina D junto com o avonex e omega 3 amiga fique com Deus bjos em todos guria tcheeeeeeeee!!!!!!!

      Excluir
  20. Oi Bruna!
    Passo lendo o seu blog , meus parabéns!
    Ontem (03/12) foi meu primeiro dia de AVONEX, a enfermeira esteve em casa e eu consegui fazer a aplicação ... foi um sucesso ... gelo antes, avonex , gelo depois na região.
    Tomei as 18:30 hs, por volta das 22:30 comecei a sentir dor pelo corpo, calafrio,febre, uns sintomas bem desagradavéis, até as 3 da madrugada nada de sono e muita dor pelo corpo, acordei bem melhor e no decorrer do dia de hoje senti um pouco de dor de cabeça e uma moleza no corpo! Tomare que passe esses efeitos, pois não foi fácil não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati, que bom ter a tua "companhia" aqui.
      Bom, tentando ver uma coisa boa nas coisas ruins: pelo menos temos a certeza de que estás tomando a medicação certa! Heheheheheh
      Diminui sim com o tempo. Mas não dá pra exagerar nas atividades no dia da medicação, porque o corpo sente. O pior é o primeiro mês.
      Fica bem!
      Bjs

      Excluir
  21. Oi Bruna, eu to usando o avonex pen ele é de facil aplicação mas causa febre e dor muito mais do que o avonex em seringa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já comecei a receber as canetas de avonex. Mas não senti diferença nos efeitos colaterais. Acho que tá a mesma coisa.
      Bjs

      Excluir
  22. Olá !!! meu marido vai começar a usar o Avonex, está aguardando sua chegada, o remédio vem direitinho, o preço assusta ? Bjs

    ResponderExcluir
  23. Obrigada por compartilhar suas experiências, elas nos fortalecem !!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Bruna! Fui diagnosticada com EM há 2 meses, estou finalizando o primeiro mês de tratamento com Betainterferon1b, 3 vezes por semana, subcutâneo. Eu mesma aplico no abdomen e minha filha faz aplicaçao de vez em quando no antebraço, na famosa gordurinha do tchau. Tenho sentido reações mto desagradáveis e meu médico está pensando em mudar para avonex pq seria só uma vez por semana. Eu quero voltar a trabalhar e com as reaçoes do betaferon acho q não vou aguentar. Vc disse q autoaplica o avonex, mas ele é IM, como é possível? Em qual parte do corpo vc aplica? Sinto dor qdo aplico beta, e nunca tive medo de injeção, nem de agulha. Tenhoedo q o avonex possa doer muito, e q as reações sejam piores... Td tem sido como em um pesadelo...

    ResponderExcluir
  25. Oi bruna gosto de ler seus comentários, eu tomo copaxone a 2 meses eu não tenho nenhuma reação ruim a não ser a dor no local que durou alguns minutos bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.