quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Meu pequeno delay

Oi queridos, tudo bem?
No último post falei do meu agora pequeníssimo déficit motor e gerou algumas mensagens de como é que "funciona" isso.
Na verdade, não é como funciona, é como não funciona né.
Ter EM e não ter sintoma nenhum ou sequela zero é raríssimo. Os sintomas mais comuns são a fadiga muscular, desequilíbrio e problemas na visão. Fadiga muscular é o que dá em 90% dos casos.
E aí eu explico porque eu usava minha querida bengala, a dona rosinha. Além da fadiga muscular (que já foi muito forte) causando desequilíbrio, não podemos esquecer que nossas lesões atingem a mielina. Isso quer dizer que pode (e normalmente acontece isso) destruir algumas conexões entre o que o cérebro manda e o que o corpo obedece.
Pois então, o que acontece no meu caso é que eu mando a perna caminhar direitinho, direita esquerda, direita esquerda, a direita vai e a esquerda trava. Ou seja, tem um delay entre uma perna e outra. 
Delay é o nome que se usa para retardos de sinais em circuitos eletrônicos. Já viram TV com a imagem mostrando uma coisa e o som chegando atrasado? É mais ou menos isso. Ou melhor exemplo: sabe quando tu tá vendo jogo de futebol na NET e o vizinho que tem tv aberta grita gol antes? Pois então. É isso!
Vou te contar. É uma meRRRda! E dá uma raiva desgraçada no início.
E é por isso que eu andava com a bengala. Pra ajudar no delay da perna esquerda. 
Mas como eu fiz pra andar sem a bengalinha? Enganei o delay.
Como vocês devem saber, nosso cérebro é burro. Sério. A gente pode enganar ele, assim como ele "engana" a gente. E é o que eu faço com o meu. 
No início era difícil. Porque andar, habitualmente, é uma coisa natural. Ninguém para e pensa: agora vai a perna direita. Agora vai a perna esquerda. Agora vai a direita de novo. 
Não! A maioria das pessoas simplesmente sai andando. Mas aí, a tia Bruna começou a caminhar pensando em cada passo. Com o tempo fui ficando mais rapidinha. Mas sempre com a ajuda da bengala, de alguém, de um corrimão. 
Subir e descer escada então, era o inferno na terra. 
Mas aí, a Bruna começou a caminhar com mais frequência porque ganhou mais força muscular. E aí condicionei meu cérebro: direita, esquerda, direita / direita, esquerda, direita / direita, esquerda, direita. 
A barra ali em cima quer dizer que tem uma pausa. Pausa mesmo. No início eu andava parando mesmo. Cada sequencia, uma paradinha. E aí, com o treino, fui ficando rapidinha. 
Agora, duvideodó que alguém que não conhece toda essa história diga que eu tenho esse delay. 
Eu engano super bem! E subo e desço escadas! 
Agora, só quando eu canso muito é que o delay aparece. Ou seja, nada de passar dos limites.
Pronto, apresentado meu déficit motor queridos!
Até mais!
Bjs

6 comentários:

  1. Bruna,tô por ai rsrs Acontece que a bengala me dá coisas... Sinto vontade de joga-la longe,p eu n cair. :oD Tô fraca até para andar com a bengala, mas tento. Rsrs meu médico (careca que tu conheC),Falou p eu fazer fisio p usar a bengala,e n cair hehehe Sabes que estnu anêmica. Fraca d+,talvez seja por isso.
    Tá tá tá inocentând a EM. Hehehehe aham
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruninha!!!
    Adorei teu post anterior! É importante concientizar a todos da importância da acessibilidade para os portadores de deficiências, sejam elas quais forem.
    Eu tenho deficência física... sequéla da EM.

    Que bom que conseguistes educar teu cérebro. PARABÉNS!!! Eta orgão que se acha... kkkkk...
    O meu além de burro é teimoso.
    Minha falta de equilibrio é tanta, assim como as tonturas, a falta de força nas pernas e outras cositas mas, que na rua ando sempre com a Cacá (minha amiga canadense kkk...) meu tripé, sem ela, com certeza vou ao chão. E não adianta argumentar com aquele monte de miolo doido.
    Em casa me nego a usar a bengala, mas como o ap. é bem pequeno, me apoio nos móveis, nas paredes e assim vou. "Caminhando" pareço o Robocop Gay. kkkk...

    Um ótimo fim de semana!!!
    Beijos com carinho,
    Neyra.

    ResponderExcluir
  3. Pior é quando acham q a gente tá bêbada né? Hehehehe
    Por isso que eu bebo, porque se perguntam eu digo que bebo mesmo...hahahaa
    Neyra querida, porque tu não instala uns corrimãos no apartamento?
    Eu instalei dois no box do chuveiro. Não tomo banho sem me segurar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Como não tenho sequelas aparentes, as pessoas pensam que este lance de tonturas, cansaço e fraqueza é frescura. Lendo seu blog parece que estou ouvindo eu mesmo falar sobre as coisas que sinto. Felizmente você tem o dom da palavra para se expressar por nós todos.
    Também tenho estes delay na perna esquerda, só que no meu caso, ao invés de não dar o passo , ela pensa que eu quero me sentar e dobra sozinha.
    Dou muita risada lendo seus posts, porque me vejo nas mesmas situações.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Tens toda a razão amiga. Além de mim com EM tem minha mãe que é idosa. Só não instalei as barras de apoio ainda, porque falta dindin. Mas assim que eu puder será a primeira coisa que farei.
    Beijos,
    Neyra.

    ResponderExcluir
  6. Te entendo perfeitamente Wolf... estava pensando num post sobre isso... aguarde! hehehehe
    Olha Neyra, essas barras são a minha independência para lavar os cabelos...hehehe
    Viajei mês passado e senti muita falta da barra no banheiro do hotel :-P
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.